Pular para o conteúdo principal

Doença Renal Crônica

criado em - atualizado em

A Doença Renal Crônica (DRC) é um termo geral para alterações que afetam tanto a estrutura, quanto a função dos rins, com múltiplas causas e múltiplos fatores de prognóstico. Trata-se de uma doença de curso prolongado, insidioso que, na maior parte do tempo de sua evolução, é assintomática.

A detecção precoce da doença renal e condutas terapêuticas apropriadas para o retardamento de sua progressão pode reduzir o sofrimento dos pacientes e os custos financeiros associados à DRC. Como as duas principais causas de insuficiência renal crônica são a hipertensão arterial e o diabetes mellitus, os cuidados primários à saúde são essenciais para o diagnóstico e encaminhamento precoce ao nefrologista e a instituição de diretrizes apropriadas para retardar a progressão da DRC, prevenir suas complicações, modificar comorbidades presentes e preparo adequado a uma terapia de substituição renal.

Em Belo Horizonte, são 09 os serviços credenciados pelo SUS para atendimento em diálise. Destes, duas são clínicas satélites: Instituto Mineiro de Nefrologia e Núcleo de Nefrologia. Os serviços de referência para atendimento à clientela infantil são a Santa Casa e o Hospital das Clínicas. Todos os serviços disponibilizam a modalidade de tratamento de diálise peritoneal, exceto Hospital São Francisco e Universitário São José.