Pular para o conteúdo principal

Febre Amarela

criado em - atualizado em

Ações de controle de zoonoses

 

Atuação no raio de ocorrência de macacos/micos mortos

  • Intensificação do Tratamento Focal para eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor (Aedes aegypti), em raio mínimo de 200 metros;
  • Vistoria e tratamento de pontos considerados estratégicos (PEs - borracharias, cemitérios, ferros velhos e outros locais com presença de grandes quantidades de recipientes para desova do mosquito);
  • Vistoria e tratamento de imóveis de risco sanitário (imóveis fechados para venda ou locação, lotes vagos e outros lugares sem manutenção regular);
  • Monitoramento e avaliação das armadilhas(ovitrampas) para postura de ovos pelas fêmeas do Aedes aegypti identificadas no raio de ação;
  • Avaliação quanto à proximidade a corredores ecológicos representativos;
  • Levantamento da existência de parques no raio da ocorrência para monitoramento de macacos/micos e do mosquito nestes locais;
  • Busca de relatos da população quanto à presença, ausência ou desaparecimento de macacos/micos na região;
  • Quando indicado, controle químico para bloqueio da transmissão por meio da aplicação de inseticida a ultra baixo volume (UBV); 
  • Execução de ações complementares de mobilização e educação em saúde.

 

 

Primatas não humanos (macacos/micos)

Os macacos/micos NÃO transmitem a febre amarela e não apresentam risco para a população. Agredi-los ou matá-los é crime ambiental. Casos de macacos/micos doentes ou mortos em uma região são sinais de que a doença pode estar presente. Consequentemente, também existe o risco de as pessoas adquirirem a febre amarela. Por isso, é muito importante que toda a população se vacine!

 

 

Recolhimento de macacos/micos mortos ou doentes

Encontrou animais vivos atropelados ou doentes? Não toque neles, evite que crianças e outros animais se aproximem e ligue imediatamente para o 153. O recolhimento dos animais nestas condições acontece em parceria com o Departamento Municipal de Meio Ambiente (DMA), ligado à Diretoria de Geral de Operações da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte.
 

Se estiverem mortos ou se encontrar ossadas e carcaças, proceda da mesma forma: não toque neles, não os enterre e mantenha crianças e outros animais distantes. Nesse caso, entre em contato com a Gerência de Zoonoses de sua regional e aguarde a chegada de um técnico responsável.
Atenção:
caso este tipo de ocorrência aconteça após as 17h dos dias de semana, ou em qualquer horário dos sábados, domingos e feriados, a solicitação de recolhimento do macaco/mico deve ser feita pelo 153.

 

 

GERÊNCIAS DE ZOONOSES
Funcionamento:
 de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h

Barreiro: (31) 3277-5917 / 3277-5920

Centro-Sul: (31) 3277-6357

Leste: (31) 3277-4313 / 3277-9732

Nordeste: (31) 3277-6234 / 3277-6226

Noroeste: (31) 3277-7648 / 3277-4583

Norte: (31) 3277-7382 / 3277-7967

Oeste: (31) 3277-7021 / 3277-6853

Pampulha: (31) 3277-7919

Venda Nova: (31) 3277-5446 / 3277-5538

 


Assistência Médica

Caso tenha sintomas como febre alta, dores de cabeça e no corpo, olhos amarelados, náusea ou vômito, procure a unidade de saúde mais próxima e informe o médico sobre qualquer viagem realizada para área rural, silvestre ou de mata nos últimos 15 dias. Não use medicamentos sem recomendação médica.


 

Confira aqui os endereços dos Centros de Saúde.
 

 

A vacina é a melhor forma de proteção contra esta doença, por isso mantenha sua caderneta sempre atualizada.

Saiba mais sobre a doença, a vacina e as ações de controle epidemiológico clicando AQUI.

 

 

Perguntas frequentes

O que é Febre Amarela?
É uma doença infecciosa grave, causada por um vírus e transmitida pela picada de mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes na área rural e Aedes aegypti na área urbana.

 

Qual a diferença entre a Febre Amarela SILVESTRE e Febre Amarela URBANA?
A diferença é o mosquito transmissor. Na área silvestre, os transmissores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Na cidade, a doença é transmitida pelo Aedes aegypti, que também transmite os vírus da dengue, zika e chikungunya.

 

Quais os principais sintomas da doença?
Febre alta, dores de cabeça e no corpo, olhos e pele amarelados, náuseas e vômitos.

 

Como se proteger?
Vacinando-se. A imunização é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). As crianças devem tomar a primeira dose aos 9 meses e a segunda aos 4 anos. Acima de quatro anos, a vacina é aplicada em dose única. Clique AQUI e saiba mais sobre a vacinação.

 

Os macacos/micos transmitem a Febre Amarela?
Os macacos/micos NÃO transmitem a febre amarela e não apresentam risco para a população. Agredi-los ou matá-los é crime ambiental. 

 

O que eu devo fazer se encontrar um macaco/mico doente ou morto?
Não toque no animal e solicite imediatamente o recolhimento do animal seguindo as recomendações desta página.