Pular para o conteúdo principal

Planejamento estratégico

criado em - atualizado em

A administração pública, para cumprir sua função, precisa dispor de recursos adequados e capital humano necessário de modo a atuar com eficiência, eficácia e efetividade em benefício da sociedade. Nesse sentido, um bom planejamento é primordial para a organização dos recursos e orientação da administração. No contexto da saúde essa organização se faz ainda mais importante diante da complexidade dos serviços ofertados e das necessidades da população.

Em consonância com as diretrizes e instrumentos do SUS e focada na construção de uma gestão voltada para resultados, a Secretaria Municipal de Saúde elaborou seu Planejamento Estratégico, instrumento que orienta a priorização de atuação e a definição de indicadores e projetos estratégicos. Para viabilizar sua construção, priorizou-se a utilização de uma metodologia pautada na gestão compartilhada e participativa. Buscou-se a representação de todas as áreas temáticas do órgão de forma a promover discussões e levantar informações relevantes para a execução e o gerenciamento dos serviços do SUS-BH.

Compõem o planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Saúde a missão, visão e valores, assim como seus objetivos segundo quatro perspectivas: sociedade, financeira, processos internos e aprendizagem e crescimento. Assim, as perspectivas são relacionadas de forma a ilustrar a inter-relação entre elas, demonstrando que o alcance de um objetivo impacta direta ou indiretamente nos demais.

 

MAPA ESTRATÉGICO

 

 

Balanço da Gestão

Como parte da agenda de Planejamento Estratégico, a SMSA promove balanços da gestão, voltado aos próprios colaboradores da Rede SUS-BH e à população. A apresentação reúne as principais entregas, ações e serviços em saúde realizados e ofertados à população, dando uma perspectiva geral da amplitude da Rede SUS-BH, passando tanto pelas redes de atenção quanto pelo investimento na infraestrutura física e tecnológica do município.

 

Balanço e perspectivas da área de saúde em Belo Horizonte | 2021

Balanço e perspectivas da área de saúde em Belo Horizonte | 2017-2020

Balanço da área de saúde em Belo Horizonte | 2017-2019