Pular para o conteúdo principal

Planejamento estratégico

atualizado em 25/09/2018 | 11:21

O Planejamento Estratégico possibilita a identificação, a descrição e a análise dos principais problemas de saúde da população, servindo de referência para a elaboração da análise situacional do Plano Municipal de Saúde e definição das estratégias de atuação pela SMSA.

Focada na construção de uma gestão voltada para resultados, no ano de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou o processo de construção do Planejamento Estratégico, priorizando uma metodologia pautada na gestão compartilhada e participativa. Buscou-se a representação de todas as áreas temáticas do órgão de forma a promover discussões e levantar informações relevantes para a execução e o gerenciamento dos serviços SUS-BH.

Utilizando da ferramenta do Balanced Scorecard (BSC), foram elaborados a Missão, Visão e Valores da secretaria, assim como os objetivos e o mapa estratégico, segundo quatro perspectivas: Sociedade, Financeira, Processos Internos e Aprendizagem e Crescimento. As perspectivas são relacionadas de forma a ilustrar a inter-relação entre elas, demonstrando que o alcance de um objetivo impacta direta ou indiretamente nos demais.



mapa_estrategico-SMSA-consolidado_miniatura.jpg

 

Após a definição desses produtos, todas as áreas realizaram um esforço conjunto para priorização e detalhamento de projetos e iniciativas, elencadas como estratégicas para o alcance dos objetivos e resultados almejados para a saúde do município. Após um processo de organização, análise e priorização, foram definidos 38 projetos estratégicos, a serem acompanhados mensalmente pela Assessoria de Planejamento e Ações Intersetoriais. Em decorrência do maior impacto para a os serviços prestados à sociedade, alguns desses projetos foram selecionados para compor a Carteira de Projetos Estratégicos da PBH e serão acompanhados, também, pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. Junto às demais áreas de resultado da PBH, os projetos selecionados da área da saúde podem ser consultados a partir do link: https://prefeitura.pbh.gov.br/projetosestrategicos.