O planejamento estratégico é um processo sistemático que define a direção futura das organizações, integrando estrutura, pessoas e processos para alcançar metas de curto, médio e longo prazo. Na Administração Pública, ele segue etapas que começam com uma análise situacional, imprescindível para alinhar recursos e ações às necessidades da população, promovendo eficiência e legitimidade por meio da participação de gestores, servidores e demais partes interessadas.
Na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA), o planejamento estratégico referente ao ciclo 2018-2021 resultou na criação do Mapa Estratégico (link). No entanto, o ciclo 2022-2025 foi interrompido devido aos desafios impostos pela pandemia de COVID-19. Em um movimento para resgatar e fortalecer a cultura de planejamento, a SMSA lança o Plano Estratégico 2026-2029, estruturado em cinco produtos fundamentais para otimizar a eficiência da Gestão Pública, descritos a seguir:
- Fundamentos do Planejamento Estratégico: estrutura inicial que abrange as Cadeias de Valor da Rede e o Diagnóstico Situacional, com a análise do Contextos Interno e Externo do SUS-BH para entender desafios, ameaças, oportunidades e forças.
- Mapa Estratégico: documento que define a Identidade Institucional, incluindo missão, valores e visão, além de estabelecer Objetivos Gerais e Específicos que guiam as ações estratégicas.
- Portfólio de Projetos: conjunto de projetos e iniciativas desenhados para concretizar os objetivos estratégicos, garantindo Ações práticas e coordenadas para alcançar resultados efetivos.
- Painel de Indicadores Estratégicos: ferramenta de monitoramento e avaliação que utiliza indicadores-chave para acompanhar o progresso e medir o impacto das ações realizadas.
- Registro de Lições Aprendidas: repositório que documenta todo o processo de implantação do planejamento estratégico, fornecendo as boas práticas aplicadas e os aprendizados e servem de base para planejamentos futuros.
O Planejamento Estratégico é o alicerce para construção e acompanhamento do Plano Municipal de Saúde (PMS) e do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG). Esse processo é essencial para avaliar a contribuição dos projetos e metas em curso, aprimorar as estratégias e concretizar a visão de futuro da organização.
Balanço da Gestão
Como parte da agenda de Planejamento Estratégico, a SMSA promove balanços da gestão, voltado aos próprios colaboradores da Rede SUS-BH e à população. A apresentação reúne as principais entregas, ações e serviços em saúde realizados e ofertados à população, dando uma perspectiva geral da amplitude da Rede SUS-BH, passando tanto pelas redes de atenção quanto pelo investimento na infraestrutura física e tecnológica do município.
Balanço e perspectivas da área de saúde em Belo Horizonte | 2021
Balanço e perspectivas da área de saúde em Belo Horizonte | 2017-2020