Pular para o conteúdo principal

CENTRO DE REFERÊNCIA DE IMUNOBIOLÓGICOS ESPECIAIS (CRIE)

atualizado em 29/11/2019 | 10:35
O Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) em Belo Horizonte é destinado ao atendimento de indivíduos portadores de quadros clínicos especiais, isto é, que por uma suscetibilidade aumentada às doenças ou risco de complicações para si ou para outros, decorrentes de motivos biológicos, estão impedidos de utilizarem os insumos disponíveis na rede básica ou necessitam de imunobiológicos (vacinas e/ou imunoglobulinas) não contemplados na mesma. A unidade conta com produtos de alta tecnologia e alto custo, tratando-se de uma estrutura direcionada ao atendimento especializado, com a finalidade de proporcionar melhor qualidade de vida à população.

O CRIE foi estruturado de modo a oferecer condições especiais de atendimento, oferecendo imunobiológicos não incluídos no calendário básico de vacinação. Os pacientes que frequentam a unidade, geralmente são mais suscetíveis, sendo imunodeprimidos, asplênicos, transplantados, por exposição inadvertida a agentes infecciosos por motivos profissionais ou pessoas que tenham sofrido violência sexual. Cada caso é avaliado e recebe os imunobiológicos indicados de acordo com o Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais, do Ministério da Saúde, que normatiza as indicações no SUS.

O CRIE atende estes pacientes mais suscetíveis às doenças, vindos de qualquer município, cidade ou estado. O atendimento pode ser realizado por meio de agendamento telefônico prévio ou por ordem chegada (demanda espontânea). As pessoas devem ser encaminhadas à unidade acompanhadas de relatório médico completo de seu médico, constando a justificativa clínica (diagnóstico), a indicação dos imunobiológicos solicitados (conforme Manual do CRIE / Ministério da Saúde), bem como exames laboratoriais/imagem que as justifiquem. Essas indicações serão avaliadas pelos médicos do CRIE, e caso estejam contempladas pelas normas em vigor, os imunobiológicos serão dispensados.

No caso de pacientes internados, o hospital entra em contato com o CRIE solicitando a liberação do imunobiológico para a unidade e envia relatório médico, cartão de vacinação, prescrição e exames laboratoriais, quando for o caso.

Nos finais de semana e feriados, o CRIE é referência para o atendimento e aplicação da vacina antirrábica humana. Já nos dias úteis, o atendimento médico ao paciente que sofreu agressão animal é realizado no Centro de Saúde da sua área de abrangência e, caso haja necessidade de vacinação antirrábica, o paciente é encaminhado para o Centro de Saúde de referência de sua regional para aplicação desta vacina. Em casos de indicação de soro antirrábico, o médico do Centro de Saúde realiza a prescrição (quantitativo de soro necessário) e encaminha o paciente para o Serviço de Toxicologia do Hospital João XXIII (somente após a administração da primeira dose da vacina antirrábica).

Endereço: Rua Paraíba, 890, Savassi – Belo Horizonte
Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta das 7h30 às 18h.
Sábados, domingos e feriados das 8h às 18h (a unidade fecha para almoço entre 12h e 14h, por uma hora).
Contatos: 3277-7726 / 3277-5301 - Email: crie@pbh.gov.br