Pular para o conteúdo principal

CENTRO DE REFERÊNCIA DE IMUNOBIOLÓGICOS ESPECIAIS (CRIE)

criado em - atualizado em

O Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) em Belo Horizonte é destinado ao atendimento de portadores de quadros clínicos especiais, ou seja, aqueles que possuem um risco aumentado às doenças ou complicações para si ou para outros, decorrentes de motivos biológicos, estão impedidos de utilizarem os insumos disponíveis na rede básica ou necessitam de imunobiológicos (vacinas e/ou imunoglobulinas). A unidade conta com produtos de alta tecnologia e custo, tratando-se de uma estrutura direcionada ao atendimento especializado, com a finalidade de proporcionar melhor qualidade de vida à população.
 

O CRIE foi estruturado de modo a oferecer condições especiais de atendimento, com imunobiológicos não incluídos no calendário básico de vacinação. Os pacientes que frequentam a unidade, geralmente, são imunodeprimidos, asplênicos, transplantados, por exposição inadvertida a agentes infecciosos por motivos profissionais ou pessoas que tenham sofrido violência sexual. Cada caso é avaliado e o paciente recebe os imunobiológicos indicados de acordo com o Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais, do Ministério da Saúde, que normatiza as indicações no SUS.
 

O CRIE atende os pacientes vindos de qualquer município. O atendimento é realizado por meio de demanda espontânea, ou seja, ordem de chegada. As pessoas encaminhadas à unidade devem levar relatório médico completo, constando a justificativa clínica (diagnóstico), a indicação dos imunobiológicos solicitados (conforme Manual do CRIE/ Ministério da Saúde), bem como exames laboratoriais/ imagem. Essas indicações serão avaliadas pelos médicos do CRIE, e caso estejam contempladas pelas normas em vigor, os imunobiológicos serão dispensados.
 

No caso de pacientes internados, o hospital entra em contato com o CRIE solicitando a liberação do imunobiológico para a unidade e envia relatório médico, cartão de vacinação, prescrição e exames laboratoriais, quando for o caso.
 

Nos finais de semana e feriados, o CRIE é referência para o atendimento e aplicação da vacina antirrábica humana. Já nos dias úteis, o atendimento médico ao paciente que sofreu agressão animal é realizado no Centro de Saúde da sua área de abrangência e, caso haja necessidade de vacinação antirrábica, o paciente é encaminhado para o centro de saúde de referência de sua regional para aplicação desta vacina. Em casos de indicação de soro antirrábico, o médico do centro de saúde realiza a prescrição (quantitativo de soro necessário) e encaminha o paciente para o Serviço de Toxicologia do Hospital João XXIII (somente após a administração da primeira dose da vacina antirrábica).

 

Endereço: R. Domingos Vieira, 488, 2º andar (dentro do CEM IPSEMG) - Santa Efigênia
Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta-feira: das 7h30 às 18h
Sábados, domingos e feriados: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Contatos: 3277-7726 / 3277-5301 - Email: crie@pbh.gov.br

 

Manuais dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais - Ministério da Saúde