Pular para o conteúdo principal
Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte

A Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), é uma sociedade de economia mista municipal responsável pela gestão da informática pública da capital mineira.

 

A Prodabel tem como missão promover, integrar e gerenciar soluções de TI e está presente nas mais diversas áreas de gestão da Prefeitura como a saúde, educação, turismo, finanças, transporte e inclusão digital.

 

Para implementar e operacionalizar a estrutura tecnológica da Prefeitura de Belo Horizonte, a Prodabel conta com cinco diretorias, além da Presidência: Infraestrutura, Sistemas e Informação, Inclusão Digital, Administração e Finanças e Atenção ao Usuário, sendo de sua responsabilidade:

 

  • Conduzir o processo de definição e implantação de políticas de TIC na PBH;
  • Coordenar a captação de recursos para financiamento de projetos;
  • Acompanhar projetos estratégicos e resultados;
  • Relacionamento institucional com órgãos da PBH.

 

O uso da tecnologia faz com que a atuação da Prefeitura seja cada vez mais ágil. Sem sair de casa, via internet, é possível ter acesso a vários serviços como: alvarás, plantas de parcelamento do solo, declaração eletrônica de serviços, IPTU, Nota Fiscal Eletrônica, entre outros serviços.

 

Para garantir o acesso do cidadão à internet estão instalados por toda cidade diversos telecentros e hotspots que fazem parte do programa BH Digital, gerenciado pela Prodabel. Esses espaços oferecem acesso gratuito à Internet. As ações do programa de inclusão digital disponíveis para a população também capacitam os cidadãos para atuar com a informática em diversos graus, desde a aprendizagem da informática básica até a reciclagem de computadores .

 

Ser agente da melhoria da qualidade na prestação de serviço público e de consolidação do município de Belo Horizonte como uma Cidade Digital, por meio da gestão avançada da tecnologia da informação e da inclusão digital, é a visão da Prodabel, que faz com que a Empresa, juntamente com toda a administração municipal, promova o desenvolvimento da capital, transformando-a, cada dia mais, em uma cidade melhor para se viver.

Notícias em Destaque