MISSÃO, VISÃO E VALORES
MISSÃO:
Prestar assistência de qualidade em saúde, com foco em urgência e emergência, associando ensino e cuidado, de forma humanizada, participativa e sustentável, integrada ao sistema de saúde
VISÃO:
Ser reconhecido como um complexo hospitalar de excelência na prestação de serviços e na formação profissional, essencial ao sistema de saúde, liderando projetos inovadores e proporcionando
satisfação aos seus trabalhadores e à população.
VALORES:
• Foco no paciente,
• Valorização do trabalhador
• Empatia
• Humanização
• Transparência
• Sustentabilidade
• Segurança na assistência
• Combate ao desperdício
• Responsabilização
• Gestão colegiada e participativa
• Respeito
• Melhoria contínua
História
O Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB) foi inaugurado em 30 de março de 1944, tendo sido construído na gestão do então prefeito de Belo Horizonte, Dr. Juscelino Kubistcheck, com projeto arquitetônico concebido pelo arquiteto Rafaello Berti no estilo Art Déco. O HOB nasceu como hospital municipal, inicialmente destinado exclusivamente ao atendimento aos funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte. Em 1989, passou a integrar o recém-criado Sistema Único de Saúde (SUS), assumindo a atenção universal aos usuários da rede.
Nesse mesmo ano passou a integrar a Rede de Urgência e Emergência do SUS-BH, na lógica da territorialização e responsabilização sanitária, exercendo papel fundamental na regulação, atendendo pacientes de Belo Horizonte e de cidades da Região Metropolitana de BH. Ao longo da história, o HOB sempre se manteve comprometido com a missão de atender, de forma humanizada e eficiente, a criança, o adolescente, o adulto, a mulher e o idoso que demandam cuidados em relação à saúde. Além de contribuir para o processo da formação acadêmica e de especialização de profissionais de saúde e de outras áreas, em consonância com as diretrizes da Política Municipal de Saúde.
Hospital de Ensino
Em 2004 o HOB foi credenciado pelo Ministério da Educação como Hospital de Ensino e, atualmente, possui 18 Programas de Residência Médica e seis Programas de Residência Multiprofissional, formando anualmente uma média de 110 especialistas por ano. A unidade recebe ainda estagiários e acadêmicos de diferentes cursos da área assistencial, por meio de parceria com escolas de enfermagem e faculdades, tendo um rico campo de estudos e formação profissional.
Complexo Hospitalar Odilon Behrens
Atualmente, a instituição é a sede de um complexo hospitalar que reúne outras cinco unidades que foram incorporadas gradativamente à gestão do HOB. Em 2010, a partir dos decretos municipais nº 14.033 e nº 14.128, passou a administrar o Hospital Dia Cirúrgico e o Hospital Nossa Senhora Aparecida.
Já em 2015 passou a administrar a Unidade de Pronto Atendimento Noroeste II (UPA Odilon Behrens) e anexou a Casa da Gestante à gestão. Em 2016, por meio do decreto municipal nº 16.336, teve a denominação alterada de Hospital Municipal para Hospital Metropolitano Odilon Behrens.
Legislação:
Lei n. 11.065, de 1º de agosto de 2017
Decreto nº 17.276, de 5 de fevereiro de 2020