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Perguntas Frequentes

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1 - Quais documentos são necessários para realizar atendimento no Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB)? 

Para ser atendido no hospital, o usuário deverá apresentar documento oficial com foto e comprovante de endereço. Se o paciente possuir exames e/ou relatórios médicos recentes, que tratem do seu problema de saúde, é recomendado trazer para apresentar ao médico.

  

2 -  Quais especialidades médicas o hospital atende?

O Hospital Metropolitano Odilon Behrens atende às seguintes especialidades: pediatria, ortopedia, cirurgia geral, neurologia, neurocirurgia, ginecologia e obstetrícia, cirurgia vascular e odontologia.

 

3 -     Qual é o telefone de contato do hospital?

O telefone de contato do Hospital Metropolitano Odilon Behrens é o (31) 3277-6198 ou (31) 3277-6205.

 

4 - Quais documentos são necessários para a internação no complexo hospitalar?

O paciente ou seu responsável deverá apresentar no setor de internação documento de identidade ou similar, com foto.

  

5 - Como obter informações sobre o estado de saúde de um paciente que está internado no hospital?

Cada setor do hospital tem uma rotina própria para fornecimento de informações clínicas do paciente internado. Por isso, o paciente e/ou responsável deve procurar saber dessa rotina específica assim que der entrada na  unidade de internação. O hospital não fornece informações pelo telefone.

    

6 -     Posso levar flores ou alimentos para pacientes internados?

Não. A alimentação do paciente é fornecida pelo próprio hospital, de acordo com suas necessidades e condições  clínicas. Quanto às flores, as mesmas trazem risco de contaminação ou alergias, por isso não são permitidas.

 

7 - Há alguma recomendação específica para visitantes?

A entrada de visitantes é pela portaria principal, situada à Av. José Bonifácio, 85, bairro São Cristóvão. Para a visita é obrigatório o cadastro na recepção, com apresentação de documento com foto. Será fornecido um crachá de identificação com o local e o leito onde o paciente está internado. Os visitantes deverão manter essa identificação em local visível. 

 

Visitantes com sintomas gripais não devem ir ao hospital. Todo visitante deve higienizar as mãos ao entrar e sair do quarto e não deve se sentar no leito do paciente. Não deverá tocar ou manusear equipamentos e materiais do paciente e deverá evitar circular pelo hospital, limitando-se a visitar ao seu familiar ou amigo. 

 

O visitante deve manter silêncio no recinto hospitalar. 

 

É proibido fumar nas dependências do HOB.

 

O visitante não deve entrar no hospital portando bolsas, sacolas, mochilas, capacetes e objetos de valor, pois o hospital não se responsabiliza por esses objetos.

 

8 - Crianças podem visitar pacientes?

A visita de crianças é permitida em casos especiais, com autorização e acompanhamento do Serviço Social e/ou Psicologia, mediante agendamento prévio. 

 

9 - Como faço para acessar meu prontuário ou de alguém que estou acompanhando?

Apesar do termo "prontuário médico", esse documento é de propriedade do paciente, que tem total direito de acesso a ele. Ao médico  e demais equipes assistenciais cabem a sua elaboração. Ao estabelecimento de saúde, cabe a sua guarda. 

 

Para garantir o sigilo profissional, esse documento só pode ser acessado (e copiado) pelo próprio paciente ou por alguém devidamente autorizado por ele, mediante procuração.

 

Após a internação, o prontuário pode ser solicitado no Serviço de Prontuários do Paciente – SPROP, localizado no primeiro andar no prédio principal do hospital. A solicitação deve ser realizada presencialmente e, em se tratando do próprio paciente, mediante apresentação de documento de identificação atualizado com foto e assinatura. 

 

Já a solicitação por terceiro que seja representante legal, tutor ou curador, mediante fornecimento de procuração ou termo de curatela com documento de identificação com foto do paciente e do solicitante. 

 

10 - Qual o melhor horário para ir ao Pronto-Socorro?

O Pronto-Socorro do Hospital Metropolitano Odilon Behrens permanece com menor número de atendimentos, em geral, no horário das 07h às 10h. Porém, o usuário deve procurar o Pronto-Socorro sempre que encontrar-se em situação de urgência e emergência, independentemente do horário. 

 

11 - Quais programas de residência o hospital oferece?

O Hospital Odilon Behrens está credenciado pelo Ministério da Educação para os seguintes programas de residência: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Clinica Médica, Emergência Pediátrica, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina de Emergência, Medicina Intensiva, Medicina Pediátrica Intensiva, Neonatologia, Neurocirurgia, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Psiquiatria, Ultrasson Ginecológico. Além da Residência Multiprofissional.

 

12 - Como faço para manifestar críticas, sugestões e/ou elogios?

Para registrar críticas, sugestões e/ou elogios, o usuário pode procurar a Assessoria de Comunicação Social e Ouvidoria (ACOM), localizada no primeiro andar do prédio principal do HOB, no horário de 09h às 13h e 14h às 17h; enviar por e-mail (ouvidoria.hob@pbh.gov.br); pelo telefone (31)  3277-6220; ou, ainda, pelos canais da Prefeitura de Belo Horizonte (telefone 156 ou site).

 

13 - Como faço para trabalhar no hospital?

Por se tratar de órgão público, o ingresso de trabalhadores no Hospital Metropolitano Odilon Behrens ocorre por meio de concurso público, para provimento de cargo efetivo. 

 

O HOB também disponibiliza vagas para estágio e vagas específicas por meio de processos seletivos simplificados, para contratação por tempo determinado e em atendimento à necessidade temporária de excepcional interesse público. Todos os editais para esses processos são publicados no Diário Oficial do Município (DOM). 

 

14 - Quantos atendimentos o hospital realiza por dia, em média?

O HOB atende a uma média de 353 pessoas por dia, em sua porta de urgência e emergência. Na UPA-HOB são registrados em torno de 295 atendimentos/dia.

 

15 - Qual a diferença de atendimento da UPA HOB e do Pronto-Socorro do hospital? Quando devo procurar cada um deles? 

A UPA HOB atende aos casos de Clínica Médica Adulto, especialidade que tem como foco diagnosticar e tratar doenças de forma clínica, ou seja, sem a necessidade de cirurgia. 

 

Assim, o médico da UPA HOB realiza a avaliação do paciente e possui conhecimento para resolver a maior parte das enfermidades. Se necessário, ele também pode indicar a consulta com um especialista, de acordo com as condições do paciente. 

 

No Pronto-Socorro do HOB (prédio principal) são atendidos casos nas especialidades de Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Neurologia Clínica e Cirúrgica, Cirurgia Vascular, Urologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Odontologia de urgência.