Pular para o conteúdo principal

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMMA tem como competência a elaboração e implementação da política ambiental em Belo Horizonte, visando promover a proteção, a conservação e a melhoria da qualidade de vida da população.

 

Nos seus 124 anos de existência, Belo Horizonte emancipou-se a passos largos, tornando-se uma das maiores capitais nacionais. A urbanização ocorreu em um processo acelerado, tornando as pautas ambientais ferramentas primordiais para um equilíbrio harmônico neste processo de desenvolvimento. Desta forma, a fim de assegurar um meio ambiente ecologicamente equilibrado, a sustentabilidade apresenta-se como uma proposta de desenvolvimento que busca instituir novos vetores de crescimento econômico, novas fontes de empregabilidade e soluções consistentes para a melhoria da qualidade ambiental, englobando ideias e práticas que assumam espaço em políticas nacionais e regionais de desenvolvimento.

 

De caráter multissetorial e multidisciplinar, a agenda da sustentabilidade inclui temas inovadores cujo processamento não pode prescindir de ampla cooperação entre atores de diferentes grupos. Nesse sentido, as soluções baseadas na natureza, as ações de articulação institucional, a promoção da biodiversidade e a implantação de projetos de redução da emissão de carbono, por exemplo, são fundamentais para a geração de serviços ecossistêmicos e a renovação da matriz energética, passando pela busca por alternativas sustentáveis para o setor econômico, com justiça social e aumento da qualidade de vida nas cidades.

 

Entende-se, portanto, que a questão ambiental traz consigo a percepção da transversalidade temática. Dentro deste conceito, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente atua na sensibilização e promoção do conhecimento ecológico, do consumo inteligente, da análise e enfrentamento às mudanças climáticas, da defesa dos animais, do uso das energias renováveis, da educação ambiental, dos projetos socioambientais voltados à sustentabilidade e da proteção de nascentes e áreas verdes, visando a preservação, recuperação e perenização do ambiente.

Notícias em Destaque