
O BH Itinerante nasceu de uma demanda popular para que fossem implantadas atividades que aprofundassem as discussões sobre a realidade socioambiental da capital. Para tanto, foi desenvolvido um curso de extensão, realizado semestralmente, para formar agentes ambientais. São ofertadas, de forma gratuita, 45 vagas para pessoas com idades acima de 16 anos. Outras quatro vagas são destinadas à monitoria voluntária.
O conteúdo aborda temas como ecologia integral, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Agenda 21, ambiente urbano, redes socioambientais e políticas urbanas. A formação é feita com relatos de experiência, palestras, atividades interativas e lúdicas. São certificados somente os participantes com frequência mínima de 75% da carga horária total do curso, que é de 111 horas.
O curso é oferecido pela Sala Verde da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, espaço educador reconhecido desde 2005 pelo Ministério do Meio Ambiente e reafirmado em anos posteriores. Trata-se de Curso de Extensão em Educação Ambiental em formato presencial, com atividades externas e internas. Com abordagem socioambiental, tem a cidade de Belo Horizonte como referência de espaço de ensino e aprendizagem.
- Informações gerais – 51° BH Itinerante
- Período: de 27/08/2026 a 03/12/2026, totalizando 14 encontros às quintas-feiras.
- Horário: das 13h30 às 17h30, exceto nos dias 27/08/2026 e 03/12/2026, com maior carga horária (abertura e encerramento).
- Carga Horária: 111h
- Vagas para cursistas: 45
- Vagas para monitores voluntários: 04
- Público: maiores de 16 anos
- Atividades Presenciais: Av. Afonso Pena, nº 342, Centro, Belo Horizonte/MG.
PROGRAMAÇÃO (em breve)
Conteúdo ProgramáticoObjetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) / Agenda 2030; Aspectos Físicos e Biológicos; Ambiente Urbano; Redes Socioambientais; Políticas Públicas.
MetodologiaAtividades interativas (lúdicas e em grupo), oficinas, travessias e relatos de experiência. As saídas a campo ocorrem com o Expresso Ambiental, ônibus da GPRED destinado às atividades de Educação Ambiental.
Trabalho Final (opcional)É proposta uma atividade prática, com planejamento e realização em grupo, na modalidade de Travessia ou Oficina de Educação Ambiental, e que interaja com um público que não se restrinja ao do próprio curso.
CertificaçãoPara receber o certificado como Agente Ambiental, o cursista deverá ter, no mínimo, 75% de frequência, o que corresponde a, no máximo, quatro faltas. O mesmo critério se aplica ao tempo de presença em cada dia do curso. Não será considerada ausência, a falta justificada por razão de ordem de tratamento de saúde, luto (pai, mãe, cônjuge, companheiro, padrasto, madrasta, filhos e irmãos) ou convocação judicial, devidamente documentada. O cursista que tiver mais de 04 faltas receberá DECLARAÇÃO de presença constando o número de horas cumpridas ao longo do curso. Qualquer situação que extrapole o previsto, a deliberação ficará a critério da Coordenação do Curso.
- INSCRIÇÃO
Serão oferecidas duas modalidades de inscrição: presencial ou virtual.
INSCRIÇÃO PRESENCIAL
- Período: dias 13/08/2026 e 14/08/2026.
- Horário: 13h30 às 17h30.
- Local: Avenida Afonso Pena, nº 342, 10º andar, Centro, Belo Horizonte/MG.
- Observações:
- Os inscritos presencialmente terão prioridade na seleção conforme o 2º critério de inscrição (ver abaixo CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DOS CURSISTAS).
- As inscrições deverão ser feitas pessoalmente ou por representante portando autorização assinada pel@ interessad@. A autorização deverá conter identificação básica d@ candidat@: número da carteira de identidade ou CPF. Se tiver participado de atividades oferecidas pela Diretoria de Educação Ambiental/ DEAM ou por grupo de Trabalho Final do BH Itinerante, @ candidat@ ou @ representante deverá apresentar, no ato da inscrição, os respectivos certificados.
- As inscrições começam às 13h30. Sendo assim, @s candidatos que chegarem antes deste horário deverão participar de sorteio para definir a ordem de inscrição.
INSCRIÇÃO VIRTUAL
- Período e horário: de 13h30 do dia 13/08/2026 às 8h de 20/08/2026.
QUERO ME INSCREVER (em breve)
- REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO
- Disponibilidade integral nas atividades do curso conforme programação geral (em breve);
- Dedicar aproximadamente 2 horas semanais para realizar atividades assíncronas (sem dias e horários definidos) como leitura de textos, relatórios, dentre outras;
- Ter 16 anos completos até o primeiro dia do curso;
- Capacidade de caminhar até 2 km.
- CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO D@S CURSISTAS
Terão prioridade:
1º) Candidat@s que apresentarem o maior número de certificados referentes às atividades educativas oferecidas pela Diretoria de Educação Ambiental - DEAM (anteriormente GEEDA-MA)/SMMA/PBH, de acordo com a seguinte ordem de importância:
a) Certificado de conclusão do Curso de Extensão em Educação Ambiental “Educação para o Risco”.
b) Certificado de participação em Oficinas de Educação Ambiental, Visitas Orientadas, Travessias / Circuitos Ambientais, Ambiente em Foco, Cine Ambiente em Foco, Agentes Ambientais em Ação e Ciclo de Estudos sobre Riscos Socioambientais.
c) Certificado de participação em atividades educativas promovidas pelos Centros Regionais de Educação Ambiental - CEA da SMMA/PBH.
d) Certificado de participação em atividades promovidas pel@s cursistas de edições anteriores do BH Itinerante como trabalho final.
Observações:
- Havendo certificados, apresentá-los no ato da inscrição.
- A classificação final levará em consideração as somatórias das atividades relacionadas nos itens b), c) e d).
2º) Candidat@s que não tiverem participado de nenhuma atividade educativa oferecida pela DEAM e que tenham realizado a inscrição presencial no curso.
3º) Candidat@s que não tiverem participado de nenhuma atividade educativa oferecida pela DEAM e que residam em Belo Horizonte.
4º) Candidat@s que não tiverem participado de nenhuma atividade educativa oferecida pela DEAM e que residam na Região Metropolitana de Belo Horizonte ou no Colar Metropolitano de Belo Horizonte.
5º) Candidat@s que não tiverem participado de nenhuma atividade educativa oferecida pela DEAM e que não residam na Região Metropolitana de Belo Horizonte ou Colar Metropolitano de Belo Horizonte.
6º) Candidat@s já selecionados para edições anteriores do curso BH Itinerante.
7º) Candidat@s que atuaram como monitores do curso BH Itinerante.
OBSERVAÇÃO GERAL (CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO D@S CURSISTAS):
- Em caso de empate em todos os itens, o desempate terá como critério a ordem de inscrição d@s candidat@s.
- A comprovação de endereço de residência mencionada nos itens 3º, 4º e 5º será por autodeclaração, no formulário de inscrição. Constatada a ausência de veracidade nesta informação, @ candidat@ ou cursista terá sua inscrição cancelada.
- INSCRIÇÕES PARA CANDIDAT@S À MONITORIA VOLUNTÁRIA
A monitoria voluntária visa a possibilitar ao Agente Ambiental formado no curso BH Itinerante ou Educação para o Risco, exercitar e se apropriar de habilidades didáticas, interagindo com a coordenação nas etapas de planejamento e realização do curso.
- Modalidade da inscrição: exclusivamente presencial.
- Período: dia 13/08/2026 e 14/08/2026.
- Horário: 13h30 às 17h30.
- Local: Avenida Afonso Pena, nº 342, 10º andar, Centro, Belo Horizonte/MG.
REQUISITOS PARA CONCORRER ÀS VAGAS DE MONITORIA VOLUNTÁRIA
1º) Ter concluído o curso BH Itinerante ou Educação para o Risco, comprovado por apresentação ou envio de arquivos digitais do(s) certificado(s) (formato JPG, PDF ou outros) para o email 51bhitinerante@gmail.com.
2º) Declarar ter disponibilidade semanal para participar da organização e do desenvolvimento do curso, de acordo com a seguinte agenda:
- segundas-feiras (das 9h às 11h), de 24/08/2026 a 14/12/2026, e
- quintas-feiras (das 13h às 18h, conforme programação geral – em breve).
3º) Possuir computador com câmera, som, microfone e acesso a internet, preferencialmente banda larga.
4º) Dispor de conta do Gmail para acesso à plataforma Google Meet.
5º) Capacidade de caminhar até 2 km.
OBSERVAÇÃO GERAL (INSCRIÇÕES PARA A MONITORIA VOLUNTÁRIA):
- A seleção para monitoria voluntária terá como referência a exposição escrita, feita no ato da inscrição, sobre as razões que @ motiva a se candidatar.
- Para receber o certificado como monitor@, é necessário o cumprimento de, no mínimo, 75% de frequência, o que corresponde a, no máximo, quatro faltas nos encontros das segundas-feiras e quatro faltas nos encontros das quintas-feiras. O mesmo critério se aplica ao tempo de presença em cada encontro. Não será considerada ausência, a falta justificada por razão de ordem de tratamento de saúde, luto (pai, mãe, cônjuge, companheiro, padrasto, madrasta, filh@s e irmãos) ou convocação judicial, devidamente documentada. @ monitor@ que tiver menos de 75% de frequência, receberá DECLARAÇÃO de presença com o número de horas cumpridas ao longo da monitoria. Em qualquer situação que extrapola o previsto, a deliberação fica a critério da Coordenação do Curso.
- COORDENAÇÃO GERAL E REALIZAÇÃO
Coordenação Geral
Aluísio Cardoso de Oliveira | biólogoDaniela Fonseca dos Santos | bióloga
Laiena Ribeiro Teixeira | bióloga e psicóloga
Eliana Apgaua | assistente social (coordenadora emérita)
Realização
Centro de Extensão em Educação Ambiental - Sala Verde - SMMA/PBH
Informações: (31) 3246-0600 (horário comercial) - bh.itinerante@pbh.gov.br