Pular para o conteúdo principal
Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer atua na elaboração e execução de programas e projetos dentro dos preceitos de estímulo à prática de atividades físicas e de convívio social. As ações, norteadas pelo principio de inclusão social, atendem a população de todas as faixas de idade e níveis socioeconômicos.


Cabe à SMEL planejar, dirigir, executar e avaliar as atividades de esporte e lazer do município, coordenando as ações para a população e planejando a implantação e o controle de equipamentos esportivos no Município, além de prestar suporte ao Conselho Municipal de Política de Esportes de Belo Horizonte – CMES-BH.


Em sete unidades do Superar são assistidas pessoas com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e autismo. O programa atende mil alunos em 15 modalidades esportivas.


Cerca de quatro mil crianças e adolescentes participam de várias modalidades desenvolvidas pelo programa Esporte Esperança e projetos Seleções do Futuro e Polos esportivos.


O programa Vida Ativa desenvolve ações esportivas e de lazer voltadas para o atendimento ao público com idade superior a 50 anos. As aulas de ginástica, Lian Gong, Dança Sênior, vôlei adaptado, boliche e caminhada orientada são ministradas em diversos núcleos instalados em todas as regionais, atendendo mais de 2.000 participantes.


Visando a requalificação dos campos de futebol, o programa Várzea Viva proporciona a reforma do equipamento esportivo, beneficiando toda a população, por meio da parceria público-privada.  


Estão instalados em espaços públicos nos bairros da capital, cerca de 450 conjuntos de equipamentos da Academia a Céu Aberto, locais de convivência e estímulo para uma rotina de prática de exercícios.


Os adultos de Belo Horizonte podem praticar atividades físicas e esportivas elaboradas especificamente para esta faixa etária pela equipe do TreinaBH. São oferecidas atividades coletivas de maior intensidade focadas na melhora do condicionamento, qualidade de vida e bem-estar.


Como estímulo à prática do esporte, de atividades físicas e de lazer ao ar livre, o programa A Rua é Nossa promove a ocupação das vias públicas, ressignificando o espaço urbano para a convivência social, por meio do fechamento do trânsito de veículos aos domingos - em vários pontos da cidade. As Ruas de Lazer também oportunizam a vivência de atividades recreativas e esportivas variadas, a partir da demanda das comunidades, priorizando as áreas de vulnerabilidade social.


Durante as férias escolares - anualmente, em Janeiro e Julho -  os eventos do BH em Férias intensificam a oferta de atividades gratuitas nas Ruas, Praças e Parques da cidade, proporcionando uma opção de lazer mais ativa para toda a família.


Os Jogos Escolares de Belo Horizonte são uma competição que reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 17 anos, com a participação de instituições de ensino das redes municipal, estadual e particular. Sendo uma etapa classificatória para os Jogos Escolares de Minas Gerais, ela engloba 24 modalidades, incluindo coletivas, individuais e paradesporto. Já os Jogos da Primavera são uma competição exclusiva para as escolas da rede municipal com dois formatos de realização: festival - para os alunos de 06 a 10 anos - e torneio, para os estudantes-atletas de 11 anos em diante.
 

Incentivando a prática do futebol de campo e valorização da cultura e tradição do futebol de várzea da cidade, a Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima, é uma das maiores competições de futebol amador do Brasil com mais de 240 equipes e 5.500  atletas participando em 11 módulos. 
 

Em 16 complexos esportivos e recreativos da iniciativa privada são realizadas atividades dos programas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O programa de fomento da Prefeitura de Belo Horizonte, Esporte Para Todos, possibilita a prática esportiva por meio de descontos referentes ao IPTU e créditos inscritos na dívida ativa de imóveis sedes de equipamentos esportivos e de lazer.

 

Legislação:

Lei n. 11.065, de 1º de agosto de 2017
Decreto nº 16.680, de 31 de agosto de 2017