Pular para o conteúdo principal

Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

 

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) se dedica a elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas da área com base no preceito de inclusão social.  Por meio de seus programas, a Smel atende a cada mês, direta e indiretamente, cerca de 30 mil  crianças e adolescentes, jovens e adultos, idosos e pessoas com deficiência em núcleos próprios, escolas, pistas de caminhada e praças, instituições de longa permanência e em ações de lazer, dentre outros.
 
Na área de lazer e qualidade de vida, a Smel executa programas como Caminhar e Vida Ativa.
 
Com o objetivo de estimular a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer ao ar livre, a Smel desenvolve desde março  de 2017 o programa “BH é da Gente”.

 

Já o programa Academia a Céu Aberto disponibiliza mais de 400 conjuntos de aparelhos de atividade física em áreas públicas de diversos locais da cidade. 
 

Em parceria com a comunidade, a Smel desenvolve o programa “No Domingo, a Rua é Nossa” em cinco vias da cidade, abrangendo três regionais.


Na área do esporte educacional são desenvolvidas  ações do programa Esporte Esperança em escolas municipais de educação infantil,  creches e  núcleos que funcionam em escolas, organizações civis e equipamentos esportivos da Prefeitura.
 
Outra ação são os Jogos Escolares de Belo Horizonte, que desde 2017 é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte e envolve estabelecimentos das redes municipal, estadual e particular de ensino.

Cerca de 4.500 inscritos nos programas da Smel participam de atividades em 18 clubes esportivos e recreativos da cidade. Isso se deve ao Esporte Para Todos, programa que concede isenção de tributos para os estabelecimentos abrirem suas portas para os participantes de ações da Prefeitura.
 
O programa Superar promove a inclusão social das pessoas com deficiências, por meio da prática de atividades físicas, esportivas e outras, oferecendo aulas de atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, patinação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, parataekwondo, funcional e percussão.   


Com o objetivo de fortalecer as associações esportivas amadoras na cidade e reafirmar o seu papel no processo de inclusão e ascensão social, a Secretaria promove anualmente a Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima.

 

Com o Várzea Viva, a Prefeitura viabiliza a requalificação de campos de futebol municipais, com a instalação de grama sintética e iluminação de LED, além de reforma de vestiário, alambrado e outras melhorias.
 
Também compete à secretaria a gestão e manutenção de quadras, ginásios poliesportivos e campos de futebol. 

Notícias em Destaque