Pular para o conteúdo principal

Superar

Superar
atualizado em 08/11/2019 | 15:21

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), o Superar promove a inclusão social das pessoas com deficiências por meio da prática de atividades físicas, culturais e do esporte educacional ou de rendimento.
 

O programa atende mais de 900 alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e autismo.  São oferecidas 16 modalidades: atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, patinação, percussão, funcional e parataekwondo.


Desde 2017, a PBH investe na expansão do programa Superar para alcançar novos territórios e atender a novas pessoas. Na área competitiva, há alunos medalhistas em competições locais, estaduais, nacionais e internacionais.

 

Vôlei Sem Limites


A única equipe de vôlei sentado de Minas Gerais tem o apoio da Prefeitura de  Belo Horizonte por meio do projeto Vôlei Sem Limites, que integra as ações do Superar desde 2017.
 

Em 2019, o projeto passou a ter o patrocínio da empresa Sada, obtido pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. O nome oficial de equipe é Sada/AM Paradesporto-PBH.
 

Os recursos do patrocínio viabilizaram custeio de viagens para competições de âmbito nacional, aquisição de uniformes esportivos e a contratação de treinador e fisioterapeuta para a evolução física e técnica dos atletas. 

 


Projeto Paradesporto Cidadão
 

Seja um patrocinador ou apoiador do Paradesporto Cidadão, um projeto que faz parte do programa Superar e tem o objetivo de democratizar o paradesporto como forma de inclusão social.  
 

PORTFÓLIO

COTAS DE PATROCÍNIO

PLANO DE PATROCÍNIO

CARTA DE INTENÇÃO DE PATROCÍNIO

 

Núcleos de Atendimento do Superar:

- Escolas Estaduais de Ensino Especial: Amaro Neves (Regional Barreiro) e João Moreira Salles (Norte)

- Colégio Marconi (Centro-Sul)

- Associação de Deficientes Visuais de Belo Horizonte (Oeste)

- Associação de Surdos (Noroeste)

- Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CREPPD), Noroeste

- Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo (Oeste)

- Clube Palmeiras (Leste)

- UFMG (Pampulha)


 

Formação e capacitação

Além das ações paradesportivas, musicais e de dança, o Superar atua na difusão de conhecimentos acadêmicos e técnicos referentes ao esporte e lazer para pessoas com deficiência, e também na sensibilização dos estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior sobre as potencialidades dessas pessoas.

 

Nesse contexto, constam, ainda, agendamento de visitas técnicas aos núcleos, realização de cursos internos e promoção de eventos de capacitação abertos ao público, bem como um projeto de inclusão em parceria com a Umei Carlos Prates – Daniela Mitterrand.

 


Eventos

No calendário de eventos do Superar estão Grito de Carnaval, Festival Superar (torneio que envolve quase todos os alunos matriculados nos núcleos), Festival de Dança, Corrida Rústica Para Pessoas com Deficiência e Festa Junina.

 


Ingresso no Programa

Requisitos para ingresso ao programa: idade superior a seis anos, laudo comprovando a deficiência e disponibilidade de vagas.

 

 

Contatos

Diretoria de Formação Esportiva

Coordenadoria do Programa Superar

Avenida Nossa Senhora de Fátima, 2.283 – Carlos Prates

CEP: 30710-650 – Belo Horizonte – MG

Telefones: 3277-4546 e 3277-7631

E-mail: superar@pbh.gov.br