Pular para o conteúdo principal

Jogos Escolares de Belo Horizonte

Imagem em vetor traz atleta de vôlei, atleta de handbol e de atletismo
Arte: PBH
criado em 24/07/2017 - atualizado em 21/09/2021 | 15:41

 

Os Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) de 2020  foram cancelados em função de medidas de contenção da Covid -19.

 

 

Os Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH)  são uma competição esportiva e educacional realizada pelo terceiro ano consecutivo pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Educação.
 

O JEBH é  direcionado para estudantes das redes de ensino pública e privada, bem como adolescentes atendidos nos centros socioeducativos e nas entidades que desenvolvem o paradesporto em BH.
 

A competição tem o objetivo de  fomentar a democratização e a diversificação da prática esportiva nas instituições de ensino; promover o intercâmbio socioesportivo e contribuir para o desenvolvimento integral do aluno. 
 

As provas e os jogos do JEBH são realizados no primeiro semestre em equipamentos e instalações esportivas de instituições escolares e esportivas de Belo Horizonte. Com 24 modalidades, a competição é disputada em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos.
 

As modalidades do JEBH são olímpicas e não olímpicas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
 

Há, ainda, as modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.
 

Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), o JEBH é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo, ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude. 
 



 

Os Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) deste ano foram cancelados em função de medidas de contenção da Covid -19. A decisão foi tomada por nota oficial, no dia 15 de junho, pela Coordenação do JEBH, em consonância com as Secretarias Municipais de Esportes e Lazer e Educação.

 


 

 

 

 

JEBH 2019

A edição 2019 dos jogos teve a inscrição de 120 instituições de ensino das redes particular, municipal e estadual, além de centros socioeducativos e escolas de práticas de paradesportos. As disputas ocorreram de 6 de maio a 18 de junho.


Lista de Classificados - JEBH 2019




 

 

 

 

Notícias
 



Diretoria de Eventos Esportivos e de Lazer 

 

Telefones: (31) 3246-5068 
E-mail: jebh@pbh.gov.br