Nos dias 29 e 30 de novembro de 2024 acontece a Conferência Municipal do Meio Ambiente. Essa é uma das etapas preparatórias mais importantes para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que será realizada em 2025.
A Prefeitura de Belo Horizonte foi chamada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para realizar sua Conferência, que tem como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão o município na etapa estadual, que também irá ocorrer em 2025.
A Conferência Municipal será uma grande oportunidade para reunir toda a sociedade belo-horizontina, juntamente ao Poder Público, para discutir e entender melhor o que é a emergência climática e o que deve ser feito para se adequar a esse cenário.
Durante a Conferência Municipal, os participantes poderão apresentar propostas para enfrentar o aumento global da temperatura e suas consequências dentro dos cinco eixos definidos pela 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente:
- mitigação;
- adaptação e preparação para desastres;
- justiça climática;
- transformação ecológica;
- governança e educação ambiental.
As propostas priorizadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e serão incluídas no Caderno de Propostas que será debatido nas Conferências Estaduais.
Há limite de vagas para cada eixo temático. Por isso, você poderá escolher até três opções de eixo de interesse.
Importante:
Eleição dos delegados para a Conferência Estadual
Na chegada do evento, haverá um guichê para quem tiver interesse em se candidatar a pessoa delegada para representar Belo Horizonte na Conferência Estadual do Meio Ambiente. Se você tiver interesse nesta vaga, deverá comprovar ser morador de Belo Horizonte há pelo menos 2 (dois) anos.
Obs.: As excepcionalidades surgidas no credenciamento serão tratadas pela Comissão Organizadora Municipal.