Pular para o conteúdo principal

Educação Ambiental

criado em 09/01/2018 - atualizado em 29/12/2021 | 13:54

A educação ambiental compreende os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (Lei n° 9.795/99 - institui a Política Nacional de Educação Ambiental).
 

À Prefeitura incumbe, nos termos dos arts. 205 e 225 da Constituição Federal, definir políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.
 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em conformidade com a Política Nacional de Educação Ambiental, foca sua atuação na Educação Ambiental não formal na qual as ações e práticas educativas são voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.

 

BH Itinerante

O BH Itinerante já virou tradição dentro da programação de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Curso de Extensão em Educação Ambiental tem abordagem socioambiental e a cidade de Belo Horizonte como referência espacial de ensino e aprendizagem. O objetivo é formar educadores ambientais para promover ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade.

 

Na modalidade presencial do curso, são desenvolvidas atividades diversificadas como travessias, aulas de campo, palestras, grupos de debate e relatos de experiências. Já na modalidade virtual atividades interativas, lúdicas e simultâneas em grupo, além de oficinas, travessias e relatos de experiência utilizando-se de ferramentas virtuais. 

 

No conteúdo programático são abordados temas como Ecologia Integral, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Agenda 21, Aspectos Físicos e Biológicos, Ambiente Urbano, Redes Socioambientais, Políticas Públicas, Conflitos Ambientais Urbanos, Percepção Ambiental e planejamento de atividades educativas como oficinas e travessias.

 

A programação do BH Itinerante é divulgada semestralmente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente sendo que de 2001 a 2019 foram realizadas 39 edições do curso na modalidade presencial, atualmente suspensa em decorrência das medidas para enfrentamento e prevenção à pandemia causada pela Covid-19. Já em 2021 a modalidade virtual esteve em sua segunda edição, com a terceira planejada para o primeiro semestre de 2022. 
 

Ambiente em Foco Virtual


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, desenvolve atividades educativas no Centro de Extensão em Educação Ambiental, tendo como fio condutor a Agenda 21 Global. Nesse contexto, são realizadas práticas que possibilitam conhecer, debater e buscar de forma coletiva encaminhamentos para as questões socioambientais. Esse trabalho, realizado desde 1994, foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, em 2005, com o título de Sala Verde - Espaço Interativo de Formação Socioambiental.

 

Atualmente a Gerência de Educação Ambiental, através do Centro de Extensão, está realizando o "Ambiente em Foco Virtual", atividade integrante do Projeto "Educação Ambiental On-line". A proposta, que surgiu das demandas de isolamento e distanciamento social, visou solucionar a suspensão de atividades educativas presenciais no período de pandemia. 

 

A metodologia adotada consiste na realização de palestras ao vivo e on-line, mediadas por uma plataforma virtual que ocorrem quinzenalmente. Os temas do Ambiente em Foco Virtual são pautados em consonância aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, da Agenda 2030 da ONU, dos quais Belo Horizonte é signatária.  Foram abordadas, nas palestras, temáticas como Biodiversidade, Mudanças climáticas, Meio ambiente e Saúde, Ecologia Urbana, Arborização urbana, Manutenção e plantio de árvores, Agroecologia, Consumo, Sustentabilidade, Ecossistema, Crise Hídrica, Ar, Água e Vegetação. O novo formato, além de possibilitar a ampliação do público, aumenta o alcance das atividades mensais de Educação Ambiental.

 

Para informações sobre o início das atividades em 2022, a programação mensal  e as inscrições para as palestras, basta entrar em contato pelo e-mail ambienteemfoco@pbh.gov.br. 


 

Centros de Educação Ambiental – CEAs

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente com o objetivo de ampliar a educação ambiental para todas as regionais da cidade tem Centros de Educação Ambiental que tem seu funcionamento baseado em um Programa Integrado de Educação Ambiental e na reprodução local das atividades oferecidas pela SMMA e/ou na incorporação de novas ações fundamentadas em peculiaridades e demandas específicas de cada região da cidade. São resultado de parceria estabelecida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fundação de Parques Municipais, Secretaria Municipal de Educação e Secretarias de Administração Regional Municipais. Existem atualmente 6 CEAs, são eles:

 

CEA

Endereço

CEA-BARREIRO

Pq. Ecol. Roberto Burle Marx – Barreiro

Av. Ximango, 809 – Bairro Flávio Marques Lisboa.

CEA-CENTRO SUL

Pq. Prof. Amilcar V. Martins – Cruzeiro

Rua Cobre, 114 – Bairro Cruzeiro

CEA-OESTE

Pq. Jacques Cousteau – Betânia

Rua Augusto José dos Santos, 366 – Bairro Betânia

CEA-NORTE
Pq. Nsa. Sra. da Piedade – Aarão Reis

Rua Rubens de Souza Pimentel, 750 – Bairro Aarão Reis

CEA-NORDESTE
Sede Adm. da SARMU-NE – São Paulo

Rua Queluzita, 45 – Bairro São Paulo

CEA-VENDA NOVA

Centro de Vivência Ecol. Serra Verde

Rua Sebastião Gomes Pereira, 140 – Bairro Serra Verde

CEA-PROPAM
Sede do Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha – São Luís

Rua Radialista Ubaldo Ferreira, 20 – Bairro Castelo