Pular para o conteúdo principal

Educação Ambiental

criado em - atualizado em

A educação ambiental compreende os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (Lei n° 9.795/99 - institui a Política Nacional de Educação Ambiental).
 

À Prefeitura incumbe, nos termos dos arts. 205 e 225 da Constituição Federal, definir políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.
 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em conformidade com a Política Nacional de Educação Ambiental, foca sua atuação na Educação Ambiental não formal na qual as ações e práticas educativas são voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.

 

 

BH Itinerante 

 

O BH Itinerante já virou tradição dentro da programação de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Curso de Extensão em Educação Ambiental tem abordagem socioambiental e a cidade de Belo Horizonte como referência espacial de ensino e aprendizagem. O objetivo é formar educadores ambientais para promover ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade.

 

Na modalidade presencial do curso, são desenvolvidas atividades diversificadas como travessias, aulas de campo, palestras, grupos de debate e relatos de experiências. Já na modalidade virtual atividades interativas, lúdicas e simultâneas em grupo, além de oficinas, travessias e relatos de experiência utilizando-se de ferramentas virtuais. 

 

No conteúdo programático são abordados temas como Ecologia Integral, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Agenda 21, Aspectos Físicos e Biológicos, Ambiente Urbano, Redes Socioambientais, Políticas Públicas, Conflitos Ambientais Urbanos, Percepção Ambiental e planejamento de atividades educativas como oficinas e travessias.

 

A programação do BH Itinerante é divulgada semestralmente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente sendo que de 2001 a 2023 foram realizadas 45 edições do curso nas modalidades presencial, virtual ou híbrida. No primeiro semestre de 2024, o programa chega à sua 46ª edição, que será realizada em formato presencial. 

 

 Ambiente em Foco Virtual

 

O Ambiente em Foco Virtual é um projeto de Educação Ambiental realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte - SMMA. Com uma proposta educativa formativa, tem como objetivo ser uma contribuição efetiva de educação ambiental que abranja e envolva a sociedade civil, com equidade de acesso e participação, e que possibilite a construção e difusão de novos conhecimentos.

 

A metodologia adotada consiste na realização de palestras ao vivo, sempre on-line, através de uma plataforma virtual. Os encontros ocorrem quinzenalmente, às terças-feiras, das 14h30 até às 16 horas.

 

Os temas do Ambiente em Foco Virtual são pautados em consonância aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, da Agenda 2030 da ONU, dos quais Belo Horizonte é signatária.

 

As palestras abordam temáticas como Biodiversidade, Mudanças climáticas, Meio ambiente e Saúde, Ecologia Urbana, Arborização urbana, Manutenção e plantio de árvores, Agroecologia, Consumo, Sustentabilidade, Ecossistema, Crise Hídrica, Ar, Água e Vegetação.

 

O formato on-line, implantado em 2020 devido à exigência de isolamento e distanciamento social durante a pandemia da Covid-19, possibilitou não apenas a manutenção das atividades educativas, mas também a ampliação do alcance geográfico das atividades mensais de Educação Ambiental.

 

Entre 2020 e 2023, o Ambiente em Foco Virtual realizou 58 palestras on-line, com presença, através na plataforma virtual, de 6.585 convidados.

 

Em 2022, aconteceram dois eventos extraordinários presenciais: a "Travessia ambiental pelas encostas da Serra da Moeda e Belo Vale, e visita ao Museu do Escravo" e a "Visita orientada ao Aquário da Bacia do Rio São Francisco, do Jardim Zoológico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica - FPMZB". Já em 2023, tivemos as atividades especiais durante a Semana do Meio Ambiente 2023, com participação de 104 pessoas. Esta última ação teve caráter intersetorial com o Centro de Educação Ambiental CEA-PROPAM e a Biofábrica de Joaninhas, da Diretoria de Gestão Ambiental da SMMA.

 

O público participante é eclético em termos de formação, faixa etária e gênero. Contamos com a participação de profissionais das esferas municipais, estaduais e federais, com formação em diversas áreas do conhecimento. Há predominância de profissionais da educação, exercendo atividades administrativas, pedagógicas e de docência em instituições de ensino públicas e privadas.

 

O Ambiente em Foco Virtual atua intersetorialmente com os Centros de Educação Ambiental (CEAs) da Gerência de Educação Ambiental - GEEDA, vinculada à Diretoria de Gestão Ambiental - DGEA, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMMA, e com o programa EcoEscola, da Secretaria Municipal de Educação - SME, realizando a formação de professores da Rede Municipal de Ensino e das creches conveniadas à Prefeitura de Belo Horizonte.

 

A programação do Ambiente em Foco Virtual é divulgada quinzenalmente, através de convite da Secretaria Municipal de Meio Ambiente postado no site da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

 

Contato pelo e-mail ambienteemfoco@pbh.gov.br para maiores informações sobre a programação quinzenal e as inscrições para as palestras. 

 

Centros de Educação Ambiental – CEAs

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente com o objetivo de ampliar a educação ambiental para todas as regionais da cidade tem Centros de Educação Ambiental que tem seu funcionamento baseado em um Programa Integrado de Educação Ambiental e na reprodução local das atividades oferecidas pela SMMA e/ou na incorporação de novas ações fundamentadas em peculiaridades e demandas específicas de cada região da cidade. São resultado de parceria estabelecida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fundação de Parques Municipais, Secretaria Municipal de Educação e Secretarias de Administração Regional Municipais. Existem atualmente 6 CEAs, são eles:

 

CEA

Endereço

CEA-BARREIRO

Pq. Ecol. Roberto Burle Marx – Barreiro

Av. Ximango, 809 – Bairro Flávio Marques Lisboa.

CEA-CENTRO SUL

Pq. Prof. Amilcar V. Martins – Cruzeiro

Rua Cobre, 114 – Bairro Cruzeiro

CEA-OESTE

Pq. Jacques Cousteau – Betânia

Rua Augusto José dos Santos, 366 – Bairro Betânia

CEA-NORTE
Pq. Nsa. Sra. da Piedade – Aarão Reis

Rua Rubens de Souza Pimentel, 750 – Bairro Aarão Reis

CEA-NORDESTE
Sede Adm. da SARMU-NE – São Paulo

Rua Queluzita, 45 – Bairro São Paulo

CEA-VENDA NOVA

Centro de Vivência Ecol. Serra Verde

Rua Sebastião Gomes Pereira, 140 – Bairro Serra Verde

CEA-PROPAM
Sede do Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha – São Luís

Rua Radialista Ubaldo Ferreira, 20 – Bairro Castelo