O Índice de Qualidade de Nascentes é uma métrica desenvolvida através do Cadastro Único de Nascentes — programa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que consiste no registro, em um banco de dados único, de todas as nascentes existentes em Belo Horizonte, e que serve como ponto de partida para definir ações de preservação e a execução de políticas públicas com base neste documento.
Ele é desenvolvido por meio de um trabalho de campo feito pela PBH, contemplando todos os recursos hídricos — sejam eles nascentes, brejos, cursos d'água ou represas, categorizados ou não como área de preservação permanente (APP).
Quase 100% do uso e consumo da água no mundo são provenientes das nascentes. Elas são a base para o surgimento e conservação de rios, lagos e córregos, bem como a etapa mais importante no ciclo hidrológico, visto que na nascente está o elo entre o subterrâneo e a superfície. A presença das APPs constitui um importante parâmetro ambiental e urbanístico, enquanto estabelece as diretrizes específicas nos processos de licenciamento e de regularização para ocupação em terrenos inseridos em áreas de preservação.