Indicadores ambientais - Destinação de Plantios
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente conta agora com um espaço que converge, num único relatório, informações de todos os plantios decorrentes compensação ambiental no município a partir do ano de 2020. A iniciativa, além de um importante objeto de consulta para a comunidade, atende aos critérios de transparência sobre projetos de arborização urbana desenvolvidos por meio das contrapartidas de licenciamentos ambientais.
As políticas de compensação ambiental são aquelas de determinam a empreendimentos que se instalam na cidade algumas medidas para contrabalançar o impacto ambiental causado pela sua implantação. Através dessa estratégia, eles ficam responsáveis pela aquisição de mudas, sua implantação e manutenção por um prazo pré-estabelecido nos termos do licenciamento – o que colabora e incrementa projetos de arborização urbana, recuperação de áreas degradadas e ecossistemas.
Atualizada em tempo real, a ferramenta possibilita saber quantos plantios foram destinados em cada ano por regional, bairro, local (logradouro, parque, lote ou área verde) e até mesmo as espécies contempladas e quantitativos de exemplares delas disponíveis. Esta última métrica, por exemplo, está ligada ao controle da biodiversidade em espaço urbano, um importante elemento para a manutenção e sobrevivência de algumas classes vegetais.
Outro elemento importante presente na dashboard é a aba “solicitações/processos”, que apresenta um recorte desses plantios pelo processo licitatório que os condicionou.
Acompanhe os números:
Informações
- Legislação Ambiental
- Gestão Ambiental
- Licenciamento
- Educação Ambiental
- Defesa dos Animais
- Comitê de Mudanças Climáticas
- Conselho Municipal do Meio Ambiente
- Indicadores ambientais
- PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS
- PROGRAMA DE INTEGRIDADE
- LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS – LGPD