Pular para o conteúdo principal

Soluções baseadas na Natureza

criado em - atualizado em
Inauguração do jardim de chuva do Parque Lagoa do Nado
Suziane Brugnara

 

Estudos da WRI Brasil – Análise de áreas prioritárias

 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente - SMMA e de Desenvolvimento Econômico - SMDE e da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica - FPMZB, apresenta o estudo feito em parceria com a WRI Brasil, no âmbito da iniciativa global Cities4Forests, sobre áreas prioritárias para implementação de Soluções baseadas na Natureza (SbNs) na capital mineira.

     

O WRI Brasil atua no desenvolvimento de estudos e implementação de soluções para equilibrar a relação entre as pessoas, o meio ambiente e o clima, tornando as comunidades mais resilientes às mudanças climáticas.

 

A análise de áreas prioritárias de BH foi feita dentro do programa Cities4Forests, uma aliança global de mais de 80 cidades, da qual Belo Horizonte faz parte desde 2018, que atuam para conservar, restaurar e gerenciar de forma sustentável a natureza, especialmente as florestas, em prol do bem-estar humano.

 

Belo Horizonte, não diferindo de outras cidades no Brasil e no mundo, tem enfrentado os impactos das emergências climáticas. Para adaptar a cidade e torná-la mais resiliente a esses efeitos, são necessários estudos e ações.

                          

Nesse contexto, como ferramenta de apoio à política climática do município, o estudo da WRI Brasil aborda os seguintes perigos climáticos: ondas de calor, alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Como forma de agir sobre o problema, serão identificadas áreas prioritárias para implementação de SbNs, respeitando critérios ambientais, socioeconômicos e de viabilidade de execução.

     

 

As principais entregas do estudo foram:

Mapeamento - As áreas que apresentam maior suscetibilidade de ocorrência dos perigos climáticos estudados;

Identificação e caracterização - Regiões de maior vulnerabilidade se atingidas pelos perigos climáticos;

Identificação - Áreas para articulação de instrumentos de planejamento já existentes no município, priorizando áreas em que um ou mais instrumentos estão sobrepostos;

Identificação - Áreas prioritárias de aplicação para Soluções baseadas na Natureza     .

 

O que são SbNs - As Soluções baseadas na Natureza (SbN) são propostas que aproveitam ou potencializam o funcionamento dos ecossistemas para sanar os desafios sociais diante dos impactos da emergências climáticas. As SbN podem estar relacionadas às áreas naturais existentes, à restauração ou manejo dos ecossistemas ou à criação de novos ecossistemas, e ainda estar associadas a tecnologias e soluções mais convencionais.

 

Para ser considerada SbN, é necessário que a solução ofereça, simultaneamente, múltiplos benefícios à sociedade e o aumento de biodiversidade. Alguns exemplos de SbN aplicadas ao ambiente urbano são: biovaletas, jardins de chuva, telhados verdes, parques lineares, corredores ecológicos, agricultura urbana, restauração da vegetação costeira, bosques, renaturalização de rios e arroios, restauração de encostas, dentre outras.

 

SbNs em Belo Horizonte 

A Prefeitura de Belo Horizonte já emprega diversas dessas Soluções baseadas na Natureza, como os jardins de chuva, as agroflorestas, as miniflorestas, a renaturalização de nascentes, os corredores ecológicos (recentemente, foi concluída a primeira fase da implantação do Corredor Verde da Av. Antônio Carlos) e os refúgios climáticos. 

 

Abaixo para acesso aos documentos produzidos pelo projeto: