Pular para o conteúdo principal

Hospital Dia

atualizado em 19/04/2018 | 09:30

Desde 14 de julho de 2010, com a publicação do decreto nº 14.033, o Núcleo de Cirurgia Ambulatorial, que era administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), tornou-se uma unidade do Hospital Odilon Behrens: o hospital dia.
 

O Núcleo de Cirurgia Ambulatorial funcionava como uma coordenação ligada ao antigo PAM sagrada família, hoje unidade de referência secundária (URS) sagrada família. Em 2001, foi criado o hospital dia, como uma unidade independente no terceiro andar do prédio da URS. Desde esta época, o Odilon já era a retaguarda hospitalar da unidade. Isso porque, para a criação de um hospital dia, é necessário que haja um hospital geral de referência no caso de complicações no estado de saúde do paciente.
 

O hospital dia é uma unidade hospitalar que realiza cirurgias de pequena e média complexidade, além de exames especializados. Outra característica do hospital dia é que os pacientes sempre ficam na unidade por até 24 horas, quando recebem alta.
 

O hospital dia do HOB é a unidade que faz o maior número de cirurgias de otorrinolaringologia do SUS em Belo Horizonte, seguido das especialidades cirúrgicas pediátricas e ginecológicas. O serviço de colonoscopia é o maior do Estado com funcionamento em três turnos, além do sábado. no ano de 2017 foram realizadas 4.994 cirurgias, 7.555 exames especializados e 16.693 consultas na unidade.
 

O hospital dia funciona de segunda a sábado, com exceção dos domingos e feriados. Todos os pacientes que chegam são encaminhados via Central de Internações e Central de Marcação de Consultas, ou seja, não há atendimento por procura direta do usuário na unidade. O hospital dia conta com 120 trabalhadores, entre próprios e terceiros de diversas áreas: Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Técnicos de Enfermagem, Administrativos, Porteiros e Serviços Gerais.