Pular para o conteúdo principal

Residência multiprofissional

criado em - atualizado em

A Residência Multiprofissional em Saúde é um programa de pós-graduação lato sensu na modalidade de especialização caracterizado por treinamento/ensino em serviço, regulamentada pela LEI Nº 11.129 DE 30 DE JUNHO DE 2005, e, orientada pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades locoregionais, favorecendo a qualificação de profissionais com visão crítica, reflexiva e de transformação da realidade. 

 

Os programas de residência multiprofissional do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB) se iniciaram em 2009 com as áreas de concentração de “Saúde da Mulher e do Recém-nascido” e “Urgência, Emergência e Terapia Intensiva”. A partir de 2010 esses programas foram desmembrados nas atuais áreas de concentração em Atenção à Saúde da Criança; Atenção à Saúde da Mulher e Atenção em Urgência e Emergência. Além da incorporação das demais áreas: Saúde da Família, Atenção à Saúde Mental e Atenção à Saúde do Idoso.

 

Os programas são destinados a 10 categorias profissionais: profissional de educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, odontologia, serviço social e terapia ocupacional. 
 

 

Comissão de Residência Multiprofissional HOB

A Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) é uma instância colegiada com caráter deliberativo responsável por zelar pelo andamento e cumprimento dos programas de Residência Multiprofissional do HOB, em conformidade com a legislação vigente. As reuniões ordinárias acontecem na última sexta feira de cada mês e é constituída por representantes dos diversos atores: residentes, preceptores, coordenadores de programa e gestor da Gerencia de Linha de Cuidado, Ensino e Pesquisa (GENP). 

 

 

Categoria ProfissionalQuantitativo de Residentes por Áreas de Concentração
Atenção à Saúde da CriançaAtenção à Saúde do IdosoAtenção à Saúde MentalAtenção à Saúde da MulherAtenção em Urgência e EmergênciaSaúde da Família
Assistente Social112-11
Cirurgião-dentista-1---1
Enfermeiro112221
Farmacêutico----11
Fisioterapeuta11-111
Fonoaudiólogo11--11
Nutricionista11--11
Profissional de Educação Física-----1
Psicólogo112111
Terapeuta Ocupacional-12--1
Total de residentes6884810

 

 

ATENÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Supervisor do Programa de Urgência e Emergência:
Ronaldo Machado Silva

 
OBJETIVOS

Formar profissionais capazes de atuar de forma inter e multidisciplinar na diminuição da morbidade e da mortalidade por trauma, doença arterial coronariana, acidente vascular encefálico, agravos relacionados às urgências clínicas e cirúrgicas, com ênfase nos cuidados intensivos hospitalares e seu seguimento nos demais níveis da atenção, para atuarem junto a equipe multidisciplinar com foco nos usuários do SUS na área temática de urgência e emergência.

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA
  • Serviços de urgência e emergência do HOB: acolhimento com classificação de risco, sala de emergência, unidades de terapia intensiva, bloco cirúrgico e internação.
  • Serviço Móvel de Atendimento de Urgência – SAMU.
  • Unidades de pronto atendimento (UPA) e da rede de urgência de Belo Horizonte; centro de saúde, CREAB, CERSAM.
ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER

Supervisora do Programa de Saúde da Mulher:
Debora Rodrigues Lima 

 
OBJETIVOS

Capacitar profissionais no nível de pós-graduação lato sensu, na modalidade de residência multiprofissional, a fim de desenvolver competências para atuação nos três níveis de atenção, atuando de forma transdisciplinar com enfoque em todos os ciclos vitais da saúde da mulher. Bem como, propiciar ao residente estratégias terapêuticas baseadas em evidências científicas, centradas na visão individualizada, valorizando o autocuidado, promovendo a inserção dos residentes no modelo assistencial holístico, estabelecendo o equilíbrio entre a ciência, tecnologia e a humanização.

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA
  • Atenção primária e secundária da rede PBH (centro de saúde; NASF; CERSAM; CREAB e CTA).
  • Serviços de atenção à saúde da mulher do HOB (bloco obstétrico; maternidade; neonatologia; pediatria; acolhimento e classificação de risco; ambulatório de especialidades clínicas).
  • Cenários externos nos seguintes hospitais: Alberto Cavalcante, Maternidade Odete Valadares e Hospital Sofia Feldman.
ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO

Supervisora do Programa de Saúde do Idoso:
Lais Samara de Melo

 
OBJETIVOS

Formar profissionais capazes de avaliar e atender o paciente idoso e seus familiares de forma transdisciplinar, a fim de promover um envelhecimento ativo, com independência e autonomia, bem como assistir esse público diante de suas incapacidades e na fase final de vida, nos três níveis de atenção.

 
CENÁRIOS DE PRÁTICA
  • Atenção primária e secundária da rede PBH (centro de saúde; NASF; CERSAM; CREAB; mais vida em casa). 
  • Hospital Odilon Behrens (clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, neurologia, unidade de AVC, cirurgia vascular, pronto atendimento; terapia intensiva).
  • Hospital Risoleta Tolentino Neves.
  • Hospital Paulo de Tarso.
  • Hospital das Clínicas.
ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA

Supervisora do Programa de Saúde da Criança:
Natascha Savernini Lopes

 
OBJETIVOS

Capacitar os profissionais para atuar de forma inter e multidisciplinar nos diferentes níveis de atenção à saúde nas áreas de “Saúde da Criança”, com princípios ético-legal e técnico-científico, visando a redução da morbidade e da mortalidade infantil e neonatal.

 

Conhecer a linha de cuidado com vistas à integração das diversas ações desenvolvidas na rede de serviços, apoiando a articulação com os demais sistemas públicos, com vista à promoção, à proteção e à defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

 

Preparar os profissionais para desempenhar atividades assistenciais na atenção ao usuário do SUS para recuperação da saúde e prevenção de agravos, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e assistência.

 

Preparar os profissionais para a promoção de ações educativas a partir da identificação das necessidades do trabalhador e dos usuários no cotidiano dos serviços de saúde.

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA
  • Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB): unidade materno-infantil (bloco obstétrico e maternidade); unidade pediátrica (enfermaria da pediatria, centro de tratamento intensivo pediátrico, urgência pediátrica); Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN); Unidade de Cuidados intermediários Neonatal Convencional (UCINCo); Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINca).
  • Rede de Atenção à Saúde de Belo Horizonte: unidade básica de saúde;  Centro de Referência em Saúde Mental Infanto-juvenil (CERSAMI); Centro de Reabilitação (CREAB); Unidade de Referência Secundária (URS) à Saudade.
  • Rede de Assistência e Proteção Social: Centro de Referência de Assistência Social – (CRAS).
ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL

Supervisor do Programa de Saúde Mental:
Dr. Políbio José de Campos

 
OBJETIVOS

A Residência Integrada em Saúde Mental do Hospital Metropolitano Odilon Behrens em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (RISM/HMOB/PBH) é composta pelo Programa de Residência em Psiquiatria e pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Oferece 08 vagas de entrada para a psiquiatria e 02 vagas de entrada para enfermagem, psicologia, serviço social e terapia ocupacional.

 

O programa é orientado pelo modelo de formação baseado em competências e se pauta pela formação profissional centrada na integração e colaboração multiprofissional e multidisciplinar, capacitando os profissionais para atuarem em equipe e em rede de forma colaborativa nas contemporâneas redes integradas e balanceadas de cuidado, tal como a Rede de Atenção Psicossocial brasileira. A formação releva as práticas baseadas em evidências e a perspectiva, valores e necessidades dos usuários, destacando o compromisso com a universalidade, integralidade e equidade de acesso ao cuidado em saúde, a promoção dos seus direitos, construção e exercício pleno da sua cidadania, conforme orienta a Organização Mundial da Saúde e os princípios e a legislação da política nacional de saúde mental do SUS.

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA

Os residentes têm a sua disposição uma das maiores Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) do país e oferece dez campos de formação de competências com aproximadamente sessenta cenários de prática, abrangendo todos os ciclos de vida e domínios do cuidado no campo da saúde mental e psiquiatria.

SAÚDE DA FAMÍLIA

Supervisor do Programa de Saúde da Família/Atenção Básica:
Tatiana Helga 

 
OBJETIVOS

Desde 2014 a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte oferece um Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, com ênfase em Saúde da Família. Possui o objetivo de formar profissionais de saúde no nível de pós-graduação lato sensu, promovendo o desenvolvimento de competências para atuação na rede de atenção aos usuários do SUS/BH, enquanto articuladora do cuidado em saúde.


     
O programa possui dez vagas distribuídas nas categorias profissionais: enfermagem, serviço social, psicologia, odontologia, nutrição, farmácia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e profissional de educação física. O programa tem duração de dois anos, com carga horária total de 5.760 horas, entre atividades teóricas (20%) e práticas (80%). Os aprovados precisam ter disponibilidade de 60h semanais (dedicação exclusiva) e receberão bolsa-trabalho instituída pelo Governo Federal.

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA

Os residentes realizam o treinamento em serviço nas Equipes de Saúde da Família, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e campos secundários da rede SMSA/SUS.