Pular para o conteúdo principal

Residência Médica

criado em - atualizado em

Coordenador da Comissão de Residência Médica: 
Dr. Henrique Cerqueira Guimarães

 

A Comissão de Residência Médica (COREME) é uma instância auxiliar da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) estabelecida em instituição de saúde que oferece programa de residência médica para planejar, coordenar, supervisionar e avaliar os programas de residência médica da instituição e os processos seletivos relacionados aos programas autorizados pela CNRM (Resolução CNRM nº 02, de 3 de julho de 2013).

 

O Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), por meio da Comissão de Residência Médica (COREME-HOB), forma profissionais médicos desde 1994, contando atualmente com 19 programas de Residência Médica. Foram formados 1266 especialistas médicos até 2023.  A COREME-HOB recebe, também, residentes externos de 38 instituições de todo o país, visando à aquisição de competências para o exercício das atividades essenciais de prática profissional. 

 

A COREME-HOB é composta pelos supervisores dos programas, representante da Diretoria e representante dos residentes. A comissão reúne-se regularmente na 2ª sexta-feira de cada mês.

 

QUADRO DE VAGAS

Veja AQUI o quadro de vagas das residências médica e multidisciplinar. Atualizado em 05 de dezembro de 2023.

PEDIATRIA

Supervisora PRM de Pediatria: 
Dra. Mariana Marta de Oliveira Antunes

 
OBJETIVOS

O programa de residência médica em pediatria tem duração de 03 anos e tem o objetivo de formar um pediatra capaz de prestar assistência integral a recém-nascidos, crianças e adolescentes em seus mais diversos períodos de crescimento e desenvolvimento.  Nosso programa tem integração com a equipe multidisciplinar e com as especialidades da pediatria, de forma a criar um ambiente de compartilhamento de conhecimento. Nossa residência conta com a colaboração dos seguintes hospitais:

  • Hospital da Baleia: atendimento de pacientes em cuidados oncológicos. 

  • Hospital das Clínicas: estágios ambulatoriais em imunologia, genética e cardiologia. 

  • Santa Casa de Belo Horizonte: cardiologia infantil. 

  • Hospital João XXIII: estágios em toxicologia e trauma.

 
CENÁRIOS DE PRÁTICA

Durante o primeiro ano, o residente terá contato com a atenção básica e com pacientes internados. No segundo ano, será capaz de prestar assistência na urgência, emergência, internação de especialidade e terapia intensiva. O R3 integra o currículo com atividades em sala de parto, ambulatório de especialidades e saúde mental e atividade sênior em enfermarias. Contamos com alguns parceiros de outras instituições durante a construção do aprendizado, como a oncologia infantil no Hospital da Baleia e ambulatórios na Secretaria de Saúde.

 

NÚMERO DE VAGAS/ANO:  06 vagas
MEDICINA INTENSIVA PEDIÁTRICA

Supervisora de PRM Medicina Intensiva Pediátrica: 
Dra. Alessandra Katie

 
OBJETIVOS

O programa de residência médica em terapia intensiva pediátrica tem duração de 02 anos. Durante esse período, o médico residente será treinado nos mais diversos cenários da terapia intensiva, possibilitando ao residente um aprendizado completo e contínuo. Diversas áreas da terapia intensiva são abordadas durante o programa: neurointensivismo, cardiointensivismo, nefrointensivismo, entre outras. No final do programa, o residente será capaz de reconhecer e estabelecer tratamento adequado de crianças com doenças ameaçadoras da vida. Além disso, o residente participa de treinamentos de procedimentos recorrentes no ambiente da terapia intensiva. 

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA

Somos parceiros das seguintes instituições nos cenários práticos:

  • Hospital João Paulo II: atendimento em terapia intensiva e infectologia. 

  • Bioccor: acompanhamento de pós-operatório de cirurgias cardiovasculares. 

  • Santa Casa de Belo Horizonte: acompanhamento de pacientes oncológico e cirúrgicos, sejam cardiovasculares ou não.

 

NÚMERO DE VAGAS/ANO:  02 vagas
EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA

Coordenadora PRM de Emergência Pediátrica: 
Dra. Lais Munhoz

 
OBJETIVOS

O programa de residência médica em emergência pediátrica tem duração de 01 ano e tem como objetivo aprofundar o conhecimento, habilidade e competências no atendimento de pacientes com patologias que necessitem de atendimento de urgência e emergência. O programa está comprometido na formação de profissionais com perfil de liderança capazes de desenvolver trabalho em equipe. Durante o programa, o residente terá contato com metodologias ativas de ensino e simulação realística em manequins de alta fidedignidade. O curso ainda conta com o treinamento em ultrassom point of care e de habilidades em procedimentos na urgência e emergência. 

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA

Estamos em parceria contínua com o hospital João Paulo II nos estágios de urgência, com cenários práticos no hospital João XXIII no atendimento em toxicologia.

 

NÚMERO DE VAGAS/ANO:  02 vagas
NEUROLOGIA

Supervisora PRM de Neurologia:
Dra. Aline Curcio de Moraes

 
OBJETIVOS

Conforme previsto no programa da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), nosso objetivo geral é desenvolver conhecimento, atitudes e habilidades no atendimento de pacientes com sintomas neurológicos e constituir as competências ao diagnóstico e tratamento das afecções neurológicas.

Além disso, temos como objetivos:

  • Promover uma relação médico-paciente-familiar baseada em princípios éticos e morais.

  • Desenvolver habilidades de comunicação que permitam um bom exercício médico.

  • Dominar a anamnese geral e direcionada aos sintomas neurológicos.

  • Dominar a realização do exame neurológico geral e exame cognitivo de rastreio e completo.

  • Realizar a avaliação neuro-oftalmológica e neuro-otológica.

  • Dominar a avaliação do paciente em coma.

  • Dominar o diagnóstico de morte encefálica e a abordagem familiar e legal.

  • Dominar os conhecimentos em neuroanatomia, neurofisiologia e semiologia neurológica.

  • Dominar a realização dos diagnósticos sindrômico, topográfico, nosológico e etiológico e diagnósticos diferenciais.

  • Propor e orientar os exames complementares à investigação diagnóstica.

  • Avaliar o tratamento clínico e orientar o tratamento cirúrgico.

  • Dominar o manejo dos pacientes em situações de urgência/emergência neurológica.

  • Orientar tratamentos específicos de reabilitação.

  • Avaliar a fisiopatologia, as manifestações clínicas e as condutas terapêuticas nos diversos grupos de doenças neurológicas (cefaleia, epilepsia, doenças cerebrovasculares, doenças infecciosas do sistema nervoso, enfermidades neuro imunológicas e desmielinizantes, transtornos do movimento, demências, doenças neuromusculares, neoplasias do sistema nervoso, transtornos do sono, distúrbios neuro genéticos).

  • Interpretar uma avaliação neuropsicológica.

  • Dominar a indicação, coleta de líquido cefalorraquidiano e interpretação de sua análise.

  • Analisar os laudos de exames de neurofisiologia clínica (eletroencefalograma, eletroneuromiografia).

  • Interpretar exames de imagem estrutural (tomografia computadorizada, ressonância magnética e angiografias) e imagem ultrassonográfica (ultrassom doppler de carótidas) aplicadas a doenças neurológicas.
     

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA
  •  1º ano: estágio em enfermarias clínica e cirúrgica; pronto-socorro clínico e unidade de terapia intensiva. Participação em seminários, aulas e programas científicos.
     

  • 2º ano: estágio nas enfermarias de neurologia e na unidade de AVC; participação nos ambulatórios de egressos AVC e de neurologia geral; ambulatórios externos de cefaleia e epilepsia em instituição credenciada; plantão supervisionado na unidade de AVC. Participação em seminários, aulas e programas científicos.
     

  • 3º ano: estágio nas enfermarias de neurologia e na unidade de AVC; estágio em neuropediatria em instituição credenciada; ambulatórios externos de doenças desmielinizantes, doenças neuromusculares, distúrbios de movimento e neuro comportamento em instituições credenciadas; estágio em setor de neurofisiologia (eletroencefalograma e eletroneuromiografia) em serviço próprio e externo e em setor de neurorradiologia externo; plantão supervisionado na unidade de AVC e no pronto atendimento de neurologia. Participação em seminários, aulas e programas científicos.
     

 

NÚMERO DE VAGAS/ANO:  02 vagas
ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

Supervisor PRM de Ortopedia e Traumatologia:
Dr. Rubens Guilherme Srbek

 
OBJETIVOS

A missão primordial é especializar (capacitar) médicos para prestar atendimento qualificado, integral e ético na área de ortopedia e traumatologia. O pós-graduando, ao completar seu período de especialização, deve estar preparado para:

  • Disponibilizar tratamento clínico e cirúrgico adequado e eficaz para as afecções ortopédicas dentro dos princípios éticos e profissionais.

  • Atuar em funções relacionadas a prevenção de doenças ortopédicas e traumáticas.

As principais competências a serem adquiridas incluem o profundo conhecimento em anatomia, fisiologia humana (em especial do aparelho locomotor), vias de acesso, biomecânica do aparelho locomotor, fisiopatologia ortopédica, semiologia do aparelho locomotor, traumatologia em medicina de urgência, raciocínio diagnóstico e elaboração de propostas terapêuticas às afecções ortopédicas e traumatológicas, realização de procedimentos cirúrgicos e metodologia científica e participação na elaboração de pesquisa e/ou trabalhos científicos.

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA

Pronto-socorro, enfermaria, ambulatório, centro cirúrgico, oficina de próteses e órteses e setor de fisioterapia e reabilitação funcional do Hospital Metropolitano Odilon Behrens.

 

NÚMERO DE VAGAS/ANO:  03 vagas
CIRURGIA VASCULAR

Supervisor PRM de Cirurgia Vascular:
Dr. Daniel Korman

 
OBJETIVOS

O programa de residência médica em cirurgia vascular tem a duração de 02 anos. A residência tem como objetivo geral formar e habilitar médicos, na área de cirurgia vascular, a adquirir as competências necessárias para realizar procedimentos diagnósticos, terapêuticos clínicos, cirúrgicos e endovasculares, no ensino, na pesquisa e na assistência aos pacientes portadores de afecções circulatórias congênitas, adquiridas, degenerativas e urgências traumáticas e não traumáticas. Desta forma, ao concluir o programa de residência, o profissional deverá ter adquirido competências para abordar os acessos vasculares (invasivos ou não), o atendimento ao trauma vascular e às emergências cirúrgicas e clínicas.

Deverá, também, ter adquirido conhecimento, habilidades e atitudes em todas as situações de necessidade para restaurar a integridade circulatória do paciente através de cirurgias de revascularização, endarterectomia, tromboembolectomia, correção de aneurismas, dentre outras cirurgias vasculares mais frequentes, assim como realizar tratamentos endovasculares.

Deverá valorizar a medicina baseada em evidências e elaborar um trabalho científico e/ou participar de pesquisa clínica. Saberá avaliar as técnicas e aplicabilidade dos exames de imagens: ecografia vascular, tomografia e angiotomografia computadorizadas, ressonância e angiorressonância magnéticas, angiografias, cintilografias e inovações que venham a ser incorporadas pelo desenvolvimento tecnológico.

Para ingresso no programa, o médico deverá ter cumprido o programa de residência em cirurgia geral básica (02 anos).

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA

As atividades da residência são desenvolvidas no Complexo Hospitalar Odilon Behrens. Nossos pacientes ficam internados na enfermaria vascular do 2° andar do HOB, porém, prestamos assistência em todas as unidades de internação, como CTIs, salas de emergência, salas de triagem do pronto-socorro e enfermarias de outras clínicas, de acordo com a demanda. As cirurgias são realizadas eletivamente no bloco cirúrgico do 2º andar e em caráter de urgência no bloco do 1º andar (Bloco do PS).

Os procedimentos endovasculares são realizados no bloco do PS, onde dispomos de arco em C, além de mesa radiotransparente de última geração. Os exames de ecografia vascular (duplex scan) são realizados na unidade de imaginologia (corredor amarelo) no 1º andar do hospital. As cirurgias de varizes e confecções de fistulas arteriovenosas para hemodiálise são realizadas no Hospital Dia, unidade remota do Complexo Odilon Behrens, junto ao PAM Sagrada Família. Os atendimentos ambulatoriais são realizados no prédio de ambulatórios, localizado ao lado do hospital, próximo à UPA Odilon Behrens.

 

NÚMERO DE VAGAS/ANO:  03 vagas
CIRURGIA GERAL

Supervisora PRM de Cirurgia Geral:
Dra. Adriana Pianetti Antunes

 
OBJETIVOS

O programa de residência médica em cirurgia geral tem a duração de 03 anos, durante os quais os residentes deverão ser treinados gradativamente na condução de um paciente cirúrgico, seja ele vítima de uma afecção clínica-cirúrgica ou de um trauma. Serão treinados a adquirir competências necessárias para assistirem os pacientes, diagnosticar afecções cirúrgicas por meios clínicos ou de diagnósticos laboratoriais e por imagem, a realizarem procedimentos propedêuticos e terapêuticos, por via aberta ou endoscópica (laparoscopia, toracoscópica, cistoscopia, etc.).

Terão também uma introdução em outras áreas cirúrgicas, como proctologia, urologia, cirurgias torácica, pediátrica e vascular. Serão incentivados a valorizarem a medicina baseada em evidências, a realizarem trabalhos científicos e participação em congressos e cursos de atualização. Desta forma, ao concluir a residência, estarão aptos a realizarem procedimentos cirúrgicos eletivos e de urgência.

Saberão interpretar exames de imagem como ultrassonografias, tomografias e ressonâncias abdominais. Saberão também realizar procedimentos guiados por ultrassom, como punção de acessos venosos, drenagem de abscessos, etc. 

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA

As atividades da residência são realizadas no Complexo Hospitalar Odilon Behrens (enfermarias, blocos cirúrgicos, pronto-socorro, CTI, ambulatório e Hospital Dia Cirúrgico). Durante os anos de residência serão realizados estágios externos, de acordo com a evolução da complexidade dos procedimentos aos quais os residentes estarão aptos a realizar (estágios em hospitais externos para algumas cirurgias eletivas, cirurgias oncológicas, cirurgias bariátricas, transplante hepático e atendimento no pré-hospitalar - SAMU). Contamos no hospital com torres de vídeo e aparelhos de US disponíveis nas enfermarias, blocos e pronto-socorro.

 

NÚMERO DE VAGAS/ANO:  05 vagas
ANESTESIOLOGIA

Supervisor PRM de Anestesiologia:
Dr. Marcelo Fonseca Medeiros

 
OBJETIVOS

Formar e habilitar médicos na área da anestesiologia a adquirir as competências necessárias para realizar anestesia aos diversos procedimentos diagnósticos, terapêuticos e cirúrgicos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Realizar avaliação pré-anestésica do paciente que será submetido a anestesia e/ou analgesia, utilizando o domínio dos conteúdos das informações gerais, exame clínico do paciente e interpretação dos exames complementares.

  • Indicar exames para a realização do procedimento anestésico-cirúrgico.

  • Contribuir no preparo pré-operatório dos pacientes, com a finalidade de diminuir o risco operatório.

  • Estratificar o risco anestésico-cirúrgico e decidir sobre a possibilidade de realização da anestesia.

  • Dominar as técnicas anestésicas e suas variantes específicas.

  • Dominar e aplicar os conhecimentos da anatomia, fisiologia e farmacologia dos diversos órgãos e sistemas.

  • Realizar a anestesia com segurança em todas as suas etapas.

  • Identificar e tratar as complicações clínicas durante o intra e pós-operatório.

  • Produzir um artigo científico.

  • Executar tarefas crescentes em complexidade durante as anestesias, incorporando novas habilidades psicomotoras progressivamente no treinamento.

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA
  • Complexo Hospitalar Odilon Behrens: ambulatório de avaliação pré-anestésica. Bloco cirúrgico: anestesia para cirurgia geral, urologia, torácica, pediátrica, neurocirurgia, bucomaxilo, ginecologia, plástica, vascular, ortopedia, obstetrícia e cirurgias de urgência e emergência. Hospital Dia: bloco cirúrgico — anestesia para cirurgia ambulatorial, otorrinolaringologia e pediatria. 

  • Hospital Evangélico: bloco cirúrgico — anestesia para oftalmologia. 

  • Hospital Vila da Serra: bloco cirúrgico — anestesia para cirurgias de alta complexidade, anestesia fora do centro cirúrgico, robótica, torácica, cardíaca e pediátrica. 

  • Hospital Madre Teresa: bloco cirúrgico — anestesia cardíaca e vascular.

  • Hospital Felício Rocho: bloco cirúrgico — anestesia para transplantes e alta complexidade. 

  • Hospital Mater Dei: acompanhamento do serviço de dor ambulatorial e hospitalar. 

 

NÚMERO DE VAGAS/ANO:  02 vagas
CIRURGIA PEDIÁTRICA

Supervisor PRM de Cirurgia Pediátrica:
Dr. Leonardo Augusto Silva Machado

 
OBJETIVOS
  • Formação de profissionais em cirurgia pediátrica capazes de prestar assistência integral ao ser humano em crescimento e desenvolvimento.

  • Atuar no contexto de um ambiente em constantes transformações sociais, culturais e científicas, com capacidade de realizar a busca ativa de novos conhecimentos; participar dos processos educativos dos pacientes e de seus familiares em relação às questões de saúde mais prevalentes, atuando em equipe multidisciplinar.    

  • Capacitar o médico residente a realizar o diagnóstico e tratamento das principais doenças cirúrgicas dos fetos, recém-nascidos a adolescentes, no tocante aos sistemas digestórios e urinários, afecções torácicas congênitas e adquiridas, lesões da cabeça e pescoço, afecções da parede abdominal, além das neoplasias e atendimento inicial/subsequente do trauma pediátrico.

  • Capacitar o residente para auxiliar na correção dos distúrbios metabólicos, nutricionais e infecciosos dos pacientes cirúrgicos pediátricos.

O programa é desenvolvido em grau de complexidade crescente, priorizando as metodologias ativas e estimulantes, de forma a incentivar a responsabilidade pela educação médica permanente e a prática dentro do contexto ético, legal e técnico de alto nível. 

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA

A formação do cirurgião pediatra é constituída por atividades teóricas e práticas ao longo de três anos nas unidades do Complexo Hospitalar Odilon Behrens e em estágios externos no Hospital da Unimed BH e no Hospital Sofia Feldman.

 

NÚMERO DE VAGAS/ANO:  01 vaga
GERIATRIA

Supervisor PRM de Geriatria:
Dr. Henrique Cerqueira Guimarães

 
OBJETIVOS

O Programa de Residência Médica (PRM) em Geriatria do HOB, credenciado pelo MEC inicialmente em 2011, oferta atualmente 06 vagas anuais, constituindo-se o serviço com maior número de vagas para a referida formação no estado de Minas Gerais.

O PRM parte da premissa de que o residente precisa circular em diferentes pontos da rede pública de atenção ao idoso, oferecendo-lhe a oportunidade de adquirir competências para o cuidado deste paciente, da doença aguda à reabilitação, da intervenção preventiva aos cuidados de fim de vida; no hospital, ambulatório ou domicílio, seja próprio ou uma instituição de longa permanência.

A principal marca do nosso PRM é a diversidade, tanto de cenários quanto de preceptores, oferecendo uma combinação rica de referências de aprendizado capazes de construir trajetórias singulares de formação.

Neste percurso, espera-se que o residente alcance um repertório fundamental de objetivos:

  • Seja capaz de caracterizar de maneira ágil e prática o retrato funcional do paciente idoso, antes mesmo de atribuir-lhe diagnósticos nosológicos individualizados. 

  • Consolide suas competências e habilidades, cujas bases foram estruturadas durante a residência de clínica médica, aprimorando sua capacidade de hierarquização de problemas e de priorização de intervenções.

  • Aprenda a reconhecer e manejar nosologias adicionais, correlatas às disfunções dos sistemas nervoso e músculoesquelético, que constituem determinantes críticos da capacidade funcional do indivíduo.

  • Consiga compreender longitudinalmente os determinantes nosológicos das incapacidades/limitações funcionais identificadas em sua avaliação geriátrica.

  • Expanda dramaticamente o repertório de fármacos — especialmente psicofármacos — e que seja capaz de utilizá-los com assertividade e segurança, compreendendo as particularidades de uso de drogas no indivíduo idoso.

  • Saiba reconhecer condições cuja melhor estratégia de cuidado se dê em abordagem multiprofissional, propiciando a construção deste cenário de maneira assertiva e tempestiva.

  • Reconheça e aprimore a capacidade de tomada de decisões respeitando o princípio da proporcionalidade terapêutica.

  • Seja capaz de identificar e manejar com segurança e enfoque apropriado os pacientes em fim de vida.

  • Saiba fazer uso racional dos recursos propedêuticos e terapêuticos, compreendendo as limitações em se aplicar evidências clínicas em idosos com multimorbidades e/ou fragilidades.

  • Sinta-se capaz para liderar o cuidado ao paciente idoso, gerenciando tempos e atores envolvidos nesta tarefa, sem delegá-la integralmente.

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA
  • Setores de internação do HOB; unidade de AVC do HOB.

  • Leitos geriátricos da enfermaria de CLM.

  • Comanejo de pacientes idosos internados com condições ortopédicas, vasculares, neuroclínicas e neurocirúrgicas; interconsultoria através da equipe de cuidados paliativos.

  • Setor de “embarque” neurológicos nas dependência físicas do pronto-socorro; setores de internação de instituições parceiras: enfermaria de cuidados paliativos, enfermaria de idosos frágeis e setor de “embarque” de pacientes idosos frágeis nas dependência físicas do pronto-socorro do Hospital Risoleta Neves.

  • Ambulatórios de egressos do HOB.

  • Ambulatório de geriatria de referência da SMSA-PBH.

  • Ambulatório de psicogeriatria.

  • Ambulatório de otorrinolaringologia.

  • Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) – SMSA-PBH.

  • Internação em cuidado continuado (reabilitação/cuidado prolongado) — Hospital Paulo de Tarso.

  • Instituição de longa permanência.

 

NÚMERO DE VAGAS/ANO:  06 vagas
MEDICINA DE EMERGÊNCIA

Supervisora PRM de Medicina de Emergência:
Dra. Natalia Mansur Pimentel Figueiredo

 
OBJETIVOS

Formar médicos com competências que a sociedade precisa e espera de especialistas em medicina de emergência, aliando expertise assistencial, prática compartilhada dos diversos saberes que atuam em situações de emergência e pensamento crítico aplicados aos desafios da nossa realidade.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Facilitar a formação de:

  • Profissionais com expertise técnica em medicina de emergência que atuem nos mais diversos e desafiantes cenários.

  • Médicos que não terminam sua formação ao terminar a residência, e adquiram competências para aprendizado vitalício, com ênfase em saúde baseada em evidências e modalidades ativas de aprendizado.

  • Médicos que saibam colaborar e trabalhar em equipes interdisciplinares eficientes, centradas no cuidado dos pacientes.

  • Profissionais que atuem como liderança em suas unidades de atuação e saibam "liderar para cima", contribuindo para o desenvolvimento e crescimento dos serviços em que se inserirem.

  • Pessoas éticas e profissionais, trazendo para os espaços de aprendizagem formal aspectos que tradicionalmente se limitam ao "currículo oculto".

  • Profissionais que saibam usar competências de comunicação nas diversas situações críticas, facilitando a relação com colegas, colaboradores, pacientes e seus familiares.

  • Cidadãos engajados com a defesa da saúde e do SUS, onde quer que atuem.

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA
  • R1 - Unidade de Emergência I:

    • Estágio em sala de emergência do HOB, sala vermelha da UPA HOB e CTI da emergência trauma I.

    • Estágio com carga horária integrada em pronto-socorro de ortopedia, cirurgia geral e cirurgia bucomaxilo.

    • Estágio na enfermaria de clínica médica do HOB.

    • Estágio na sala amarela da UPA HOB.

    • Estágio no setor de observação aguda e comanejo do pronto-socorro do HOB.

    • Estágio na Unidade de Cuidados Intensivos Adulto (UCIA) do HOB.

    • Estágio no pronto-socorro e bloco cirúrgico da ginecologia e obstetrícia do HOB.

       

  • R2: Trauma II:

    • Estágio na sala de politrauma do Hospital João XXIII.

    • Estágio no bloco cirúrgico com equipe da anestesiologia do HOB.

    • Estágio em sala de emergência do HOB, sala vermelha da UPA HOB e CTI da emergência pediátrica.

    • Estágio no pronto-socorro da pediatria do HOB.

    • Estágio em setor de otorrinolaringologia e oftalmologia do Hospital João XXIII.

    • Estágio em serviço pré-hospitalar do SAMU-BH. 

    • Estágio em CTI neonatal do HOB.

    • Estágio em unidade de AVC e pronto-socorro de neurologia do HOB.

       

  • R3: Unidade de Emergência III:

    • Estágio em sala de emergência do HOB e sala vermelha da UPA HOB.

    • Estágio em setor de toxicologia do Hospital João XXIII.

    • Estágio com equipe de cuidados paliativos do HOB.

    • Estágios de escolha do residente.

 

 

 

NÚMERO DE VAGAS/ANO:  04 vagas
MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Supervisor PRM de Medicina de Família e Comunidade:
Dr. Camillo de Alcântara César

 
OBJETIVOS

O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade do Hospital Metropolitano Odilon Behrens teve início em 2002. Espera-se desenvolver na formação dos residentes competências como:

  • Atuar sobre a perspectiva dos atributos essenciais da APS: acesso, longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado.

  • Desempenhar os atributos derivados da APS: abordagem familiar, orientação comunitária e competência cultural.

  • Abordagem centrada na pessoa.

  • Integrar a prática de saúde baseada em evidências e da prevenção quaternária, na tomada de decisões.

  • Habilidades clínicas alinhadas à resolução das situações mais comuns na APS, em todos os ciclos de vida.

  • Incorporar a prevenção de doenças, a promoção da saúde e a vigilância da saúde.

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA

As atividades de formação em serviço são desenvolvidas, em sua maior parte, em centros de saúde no nível da Atenção Primária à Saúde, sob a supervisão de médicos de família e comunidade com capacitação médica e de ensino. Na complementação das competências, habilidades e atitudes, também são realizados estágios em nível hospitalar em áreas como clinica médica, pediatria e ginecologia, bem como em serviços da atenção secundária.

 

NÚMERO DE VAGAS/ANO:  12 vagas
NEUROCIRURGIA

Supervisor PRM de Neurocirurgia:
Dr. Bernardo Aramuni Mariano

 
OBJETIVOS

Formar médicos neurocirurgiões capazes de contribuir para a sociedade com resolução de casos cirúrgicos e não cirúrgicos de diversas patologias cranianas, da coluna e dos nervos periféricos. 

CENÁRIOS DE PRÁTICA
  • Hospital Odilon Behrens. 

  • Hospital Socor (parceiro).

  • Hospital Luxemburgo (parceiro).

  • Laboratório no Hospital Socor e Odilon Behrens. 

 

NÚMERO DE VAGAS/ANO:  01 vaga
CLÍNICA MÉDICA

Supervisor PRM de Clínica Médica:
Dr. Reginaldo Aparecido Valácio

 
OBJETIVOS

O Programa de Residência Médica em Clínica Médica do HOB teve seu primeiro credenciamento em 1994. Ao longo desses quase trinta anos, consolidamos o propósito de formar especialistas em clínica médica prontos para responder aos desafios modernos do desenvolvimento profissional contínuo e da saúde baseada em evidências, essenciais para atender às necessidades dos pacientes com condições agudas, crônicas agudizadas, comorbidades complexas, desafios diagnósticos e terapêuticos.

Fomos pioneiros na utilização de referenciais internacionais de educação médica baseada em competências, engajando preceptores e residentes na aliança educacional que integra o aprendizado ao cuidado de qualidade nas equipes multiprofissionais.

Buscamos formar profissionais que, para além da expertise própria da especialidade, cultivem competências para a comunicação, a colaboração, a liderança, o profissionalismo e a defesa da segurança, da qualidade e da sustentabilidade no Sistema Único de Saúde.

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA

Nossos cenários de prática têm por base as unidades do Complexo Hospitalar Odilon Behrens, incluindo equipes das enfermarias de clínica médica, cuidados paliativos, unidade de AVC, comanejo clínico-cirúrgico, unidade de terapia intensiva, pronto-socorro, UPA Noroeste, Hospital Nossa Senhora Aparecida e ambulatórios.

Além disso, uma parceria de décadas com o Hospital das Clínicas da UFMG possibilita estágios regulares no cuidado ambulatorial especializado.   

 

NÚMERO DE VAGAS/ANO:  12 vagas
GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Supervisora PRM de Ginecologia e Obstetrícia:
Dra. Ana Letícia Pimenta

 
OBJETIVOS

A residência médica em ginecologia e obstetrícia do HOB tem como objetivos principais: 

  • Adquirir conhecimentos teóricos e práticos abrangentes 
    O programa atual permite que os residentes desenvolvam um amplo conhecimento sobre anatomia, fisiologia, patologia e aspectos clínicos relacionados à saúde da mulher. Nossos residentes possuem nas escalas carga horária fixa para aulas teóricas, com apresentação de temas fundamentais da prática clínica e cirúrgica, assim como atualizações sobre os principais assuntos da ginecologia e obstetrícia.
     

  • Desenvolver habilidades clínicas e cirúrgicas 
    O HOB é um serviço de referência no atendimento de mulheres de Belo Horizonte e região metropolitana e os residentes vivenciam diversos cenários clínicos e cirúrgicos para aprimoramento de suas habilidades. Assim, atuam de forma ativa no atendimento ginecológico e obstétrico, assim como na interpretação de resultados de exames de imagem e laboratoriais e tomada de decisões clínicas fundamentadas em evidência. 
     

  • Participar de atividades assistenciais 
    Os residentes possuem prática ambulatorial no próprio ambulatório do HOB e em serviços externos com as principais subespecialidades da ginecologia e obstetrícia, por exemplo: atendimento de pré-natal de alto risco, patologia do trato genital inferior, atendimento às vítimas de violência sexual e ginecologia endócrina. Além disso, diante do volume de atendimento do nosso pronto atendimento, os residentes possuem uma formação sólida em relação à assistência ao parto e na realização de cirurgias de urgência. 
     

  • Realizar pesquisas e contribuir para o avanço da especialidade 
    Os residentes são incentivados continuamente a realizar estudos e projetos de pesquisa relacionados à ginecologia e obstetrícia, contribuindo para o conhecimento médico e científico na área.

Esses são alguns dos principais objetivos da residência médica em ginecologia e obstetrícia do HOB. O programa é projetado para fornecer uma formação abrangente e de qualidade, preparando-os para se tornarem profissionais qualificados e competentes nessa área da medicina.

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA

O programa de residência atual oferece aos residentes diversos cenários para uma formação completa, entre eles:

  • Atendimento ambulatorial ginecológico e obstétrico em unidade básica de saúde, ambulatório do HOB e serviços externos.
     

  • Participação ativa nos atendimentos de urgência e emergência do HOB, assim como atuação nos procedimentos necessários, como por exemplo: atendimento às gestantes em trabalho de parto e realização de procedimentos obstétricos, como parto normal e cesáreo, curetagem, AMIU e histerectomia puerperal. Acompanhamento clínico de gestantes, puérperas e de mulheres com comorbidades ginecológicas internadas na enfermaria.
     

  • Carga horária dedicada ao aprendizado dos fundamentos do exame ultrassonográfico em ginecologia e obstetrícia.
     

  • Cuidados pós-operatórios de mulheres submetidas à cirurgia ginecológica. 
     

  • Atuação em serviços externos para maior contato com as subespecialidades, entre eles: Hospital da Baleia (cirurgia, enfermaria e ambulatório de cirurgia ginecológica); Hospital Luxemburgo (oncoginecologia e mastologia); Hospital das Clínicas da UFMG (medicina fetal).

 

NÚMERO DE VAGAS/ANO:  06 vagas
ULTRASSOM EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Supervisora PRM de Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia:
Dra. Ana Letícia Pimenta

 
OBJETIVOS
  • Formar e habilitar especialistas em ginecologia e obstetrícia para atuar nas modalidades da ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia, sendo capaz de dominar os princípios físicos, a instrumentalização e as técnicas ultrassonográficas para realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos.

  • Adquirir proficiência na elaboração e interpretação de laudos.

  • Identificar e comunicar a equipe assistente a ocorrência de achados considerados urgentes.

  • Valorizar a medicina baseada em evidência e priorizar a relação médico-paciente.

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA

As atividades ocorrem nas dependências do Hospital Metropolitano Odilon Behrens: na sala de imagem e no centro obstétrico/pronto-socorro de ginecologia (para a prática do exame na emergência e urgência).

Acrescenta-se o Centro Municipal de Diagnóstico e Imagem e o estágio na Unimed-BH para a prática de procedimentos invasivos.

 

NÚMERO DE VAGAS/ANO:  02 vagas
NEONATOLOGIA

Supervisora PRM de Neonatologia:
Dra. Flavia Cardoso Rodrigues

 
OBJETIVOS

Formar o médico pediatra na área de atuação em neonatologia para atenção à criança no período perinatal e neonatal e inserida na família, implementando práticas clínicas potencialmente melhores, nos princípios da qualidade e segurança do cuidado, fundamentadas na aquisição de conhecimentos,  desenvolvimento de habilidades e atitudes, de maneira colaborativa, criativa e interdisciplinar, desenvolvendo a ética, o profissionalismo e a humanização no contexto da atenção materna e infantil, promovendo o desenvolvimento das potencialidades da criança.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Habilitar o médico pediatra a avaliar o percurso clínico do recém-nascido desde a vida fetal à vida neonatal, e no acompanhamento do recém-nascido de risco, inserindo o cuidado da criança na rede de atenção à saúde materna e infantil e na estratificação de risco materno-fetal e neonatal, desde a consulta pré-natal, identificando e prevenindo risco, baseado no raciocínio epidemiológico e clínico das principais morbidades e causas de mortalidade perinatal e neonatal, implementando conceitos de integração da perinatologia.
     

  • Também habilitar o pediatra para gestão de processos da qualidade e segurança, aplicando os protocolos de qualidade e segurança da criança, valorizando o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, aplicando conceitos de níveis de cuidados intensivos, intermediários e básicos, além de compartilhar o cuidado da criança com as famílias sobre o nascimento seguro e sobre repercussões do percurso clínico da vida fetal e neonatal na vida da criança e futura.
     

  • Habilitar o Pediatra para desenvolver o raciocínio científico e dominar as ferramentas de atualização de forma contínua, usando a medicina baseada em evidências, tornando-se apto para atuação no cuidado, qualidade, ensino e pesquisa clínica da neonatologia.

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA

A Maternidade Henrique Horta está inserida no Complexo Hospitalar Odilon Behrens e é referência em partos de alto risco e gestantes com anemia falciforme. A unidade neonatal engloba 20 leitos de terapia intensiva (UTIN), 20 leitos de cuidados intermediários (UCINCo), 10 leitos de cuidado canguru (UCINCa) e 27 leitos de alojamento conjunto (ALCON). Somos referência em cirurgia pediátrica e neurocirurgia.

Possuímos serviço de ecocardiografia pediátrica, endoscopia, broncoscopia, ultrassonografia e tomografia dentro do próprio complexo. Os egressos são
acompanhados no ambulatório de follow-up do próprio hospital. A maioria das especialidades pediátricas também estão presentes no serviço como interconsultoras e para seguimento ambulatorial. Os casos de cardiopatia complexa são encaminhados para os centros de referência do município, onde os residentes também fazem estágios.

Além do complexo e serviços conveniados, o residente pode fazer um mês de estágio optativo em outro serviço fora do município.

 

NÚMERO DE VAGAS/ANO:  04 vagas
MEDICINA DE INTENSIVA

Supervisora PRM de Medicina Intensiva:
Dra. Tereza Fabiola Leo Fritz

 
OBJETIVOS

Formar e capacitar médicos a prevenir, diagnosticar, monitorar, estabilizar e tratar os agravos de saúde do paciente crítico com instabilidade vital ou com risco de desenvolver instabilidade vital na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) ou Unidades Semi-intensivas, coordenando as ações médicas de equipe interprofissional e multiprofissional dentro e fora de UTIs ou UCIs na condução do paciente crítico.

Além de valorizar, deve coordenar a gestão dos processos administrativos dessas unidades e sua relação com à instituição na qual se insere, garantindo a qualidade e segurança da assistência, planejando e coordenando ações de acordo com a estratificação de risco e prognóstico dos pacientes, delineando plano diagnóstico e terapêutico, conduzindo inclusive tratamento paliativo e de fim de vida, garantindo prática clínica ética e profissional ao paciente crítico e suporte aos familiares.

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA

O programa de residência atual oferece aos residentes diversos cenários para uma formação completa, entre eles:

  • HOB: unidade de internação, centro cirúrgico, urgência e emergência, unidade de cuidados intensivos adulto, setor de imagem e pronto-socorro.

  • Hospital Risoleta Neves: unidade de cuidados paliativos.

  • Hospital João XXIII: unidade de queimados e toxicologia.

  • Hospital da Unimed: atenção ao paciente neurocrítico e cardiológico.

 

NÚMERO DE VAGAS/ANO:  03 vagas
PSIQUIATRIA

Supervisor PRM de Psiquiatria:
Dr. Políbio José de Campos

 
OBJETIVOS

O Programa de Residência em Psiquiatria do Hospital Metropolitano Odilon Behrens em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (RISM/HMOB/PBH), tem sua estrutura de formação teórica e teórico-prática integrada ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental.

O programa é orientado pelo modelo de formação baseado em competências e se pauta pela formação profissional centrada na integração e colaboração multiprofissional e multidisciplinar, capacitando os profissionais para atuarem em equipe e em rede de forma colaborativa nas contemporâneas redes integradas e balanceadas de cuidado, tal como a RAPS brasileira.

A formação destaca as práticas baseadas em evidências e a perspectiva, valores e necessidades dos usuários, destacando o compromisso com a universalidade, integralidade e equidade de acesso ao cuidado em saúde, a promoção dos seus direitos e construção e exercício pleno da sua cidadania, conforme orienta a Organização Mundial da Saúde e os princípios e a legislação da política nacional de saúde mental do SUS.

 

CENÁRIOS DE PRÁTICA

Os residentes têm à sua disposição uma das maiores Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) do país e oferece dez campos de formação de competências com aproximadamente sessenta cenários de prática, abrangendo todos os ciclos de vida e domínios do cuidado no campo da saúde mental e psiquiatria. 

 

NÚMERO DE VAGAS/ANO:  08 vagas