Pular para o conteúdo principal

Comitê de ética em pesquisa

criado em - atualizado em

O Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (CEP/HOB) é um órgão institucional que visa proteger o bem-estar dos indivíduos participantes em pesquisas realizadas no âmbito do HOB.

 

Necessitam da aprovação do CEP/HOB os projetos de pesquisa cuja fonte primária de informação seja o ser humano, individual ou coletivamente, direta ou indiretamente, incluindo material biológico ou dados já armazenados.

 

O CEP é interdisciplinar, constituído por profissionais de ambos os sexos, além de dois representantes do participante de pesquisa. É autônomo em suas decisões e tem seu trabalho orientado pelas diretrizes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (CNS/MS), assim como pelo seu regimento interno.

 

O CEP/HOB integra o Sistema CEP/CONEP, que se caracteriza como uma instância de controle social e ético da pesquisa científica produzida no Brasil, constituindo-se uma rede de proteção dos participantes em pesquisas envolvendo seres humanos.

 

Contatos

R. José Bonifácio, 85, 3º andar (prédio destinado ao Ensino e Pesquisa - antigo prédio do Ambulatório de Especialidades)
Bairro São Cristóvão
3277- 6120
cephob@pbh.gov.br
Horário de atendimento ao pesquisador: 9h às 14h

 

ATENÇÃO

O CEP/HOB não envia e-mails sobre tramitação de projetos, pois não é administrador do sistema. Dessa forma, solicitamos a todos acompanhar a tramitação do projeto regularmente na Plataforma Brasil, observando o status do mesmo. 

 

O projeto só começa a tramitar de fato no CEP após a recepção do mesmo, com a documentação correta (projeto completo, folha de rosto assinada, anuência de infraestrutura). Após a recepção, o projeto ganha número CAAE, o qual deverá ser acompanhado regularmente.

 

O atendimento telefônico via Plataforma Brasil ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h pelo disque saúde: 136. Escolha opção 8, depois a opção 3 (solicitar atendimento ao suporte da Plataforma Brasil).
 

 

Orientações Gerais para Pesquisas em Seres Humanos

Orientações do CEP/HOB para Pesquisas com Instituições Coparticipantes

Normas Legais para pesquisas em seres humanos no Brasil

Termo de responsabilidade: Gerente da Unidade Pesquisadora

Termo de responsabilidade: Servidor HOB

Agenda de Reuniões do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) - HOB