Pular para o conteúdo principal

Educação permanente

criado em - atualizado em

Promover a integração ensino-cuidado é o desafio cotidiano do HOB. Compreendemos os processos de trabalho como processos de aprendizado e ensino de toda a instituição. O HOB promove ações de educação permanente com vistas à qualificação do cuidado, que acreditamos inicia-se na reflexão crítica sobre as práticas.


O hospital conta com atividades regulares de formação e discussão de casos clínicos, em reuniões clínicas que acontecem semanalmente na clínica médica, urgência, cuidados paliativos, clínicas cirúrgicas, anestesiologia, neurologia, neonatologia, entre outros.


Além disso, o Hospital Metropolitano Odilon Behrens possui uma agenda fixa com planejamento anual de atividades, que incluem:

 

  • Treinamento introdutório 
    Destinado a qualquer profissional admitido no hospital, com objetivo que recepcionar o novo servidor e apresentar-lhe o histórico institucional, sua missão, visão e função social; sua inserção no sistema de saúde; a excelência do cuidado aos usuários do SUS; empatia, comunicação, respeito, interprofissionalidade e engajamento; responsabilidade e sustentabilidade.

    Ademais, representantes de setores de apoio e estratégicos expõe sobre as rotinas gerais e funcionamento de tais serviços na instituição.                                
                                                             
  • Treinamentos assistenciais
    Voltado para os novos trabalhadores da enfermagem, afim de apresentar os protocolos institucionais que envolvem segurança do paciente, segurança do trabalhador, gerenciamento de resíduos, agencia transfusional, dispensação de medicamentos pela farmácia, rotinas do laboratório, dentre outras.
     
  • Divulgação das pesquisas em curso no Hospital Metropolitano Odilon Behrens
    A cada semestre são divulgadas as pesquisas que estão sendo realizadas na instituição para conhecimento, cooperação e fortalecimento das mesmas nos diferentes cenários de trabalho.
     
  • Residência Aberta
    Mensalmente, uma ou mais reuniões científicas dos Grupos de Discussão (GD) dos programas da Residência Multiprofissional do HOB são abertas e divulgadas para os trabalhadores da instituição, cuja participação pode se dar de forma presencial ou remota.
     
  • Comissões Assessoras
    A cada mês uma das comissões assessoras do Hospital Metropolitano Odilon Behrens realizam uma reunião aberta para que haja participação dos trabalhadores nas discussões e divulgação dos resultados das atividades realizadas pelas comissões na instituição.