Pular para o conteúdo principal

Biblioteca

criado em - atualizado em

BIBLIOTECA GENP/HOB

A biblioteca do HOB encontra-se no 3º andar do setor administrativo, vinculada à Gerência de Linha de Cuidado, Ensino e Pesquisa (GENP) e funciona no horário de 7h às 19h. É um ambiente de estudo e seu principal objetivo é organizar, recuperar e disseminar a informação, a fim de oferecer suporte às atividades de ensino e pesquisa. Seu acervo é voltado para o apoio às residências médicas e multiprofissionais, mas também atende ao público acadêmico/graduação das Instituições de Ensino Superior (IES), funcionários do hospital e ao público externo.

 

O acervo bibliográfico é formado por livros — 1.914 títulos, totalizando 2.259 exemplares —, periódicos e materiais audiovisuais, disponíveis na base de dados Biblivre.

 

Serviços 

  • Empréstimos e consultas. 
  • Pesquisas de pronta referência e levantamento bibliográfico. 
  • Orientação e auxílio às normas ABNT / Vancouver / APA. 
  • Treinamento e acesso a bases de pesquisa, PubMed, Scielo, Lilacs, Bvs, entre outras.

 

REDE RUTE: Rede Universitária de Telemedicina

O HOB faz parte da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A RUTE estimula a colaboração entre profissionais da saúde pelos chamados Grupos de Interesse Especial (Special Interest Groups - SIGs).

 

Atualmente a RUTE trabalha com 44 SIGs, contando com a interação de 141 instituições. Todos profissionais do HOB podem participar dos SIGs através do site https://rcc.rnp.br, clicando em login e cadastrando-se como novo usuário. 

 

Os SIGs promovem sessões ao vivo, por webconferências, para várias especialidades e subespecialidades. Essas sessões ocorrem em dia e horário definidos pela coordenação do SIG. A programação semanal, mensal e anual pode ser consultada na área de "agendas", no site da RUTE. Também estão disponíveis as sessões já realizadas no menu "sessões gravadas".