A Prefeitura de Belo Horizonte busca, através do Programa de Inclusão Digital, incluir, de maneira ampla e massiva, a população de Belo Horizonte, e de forma prioritária, os cidadãos residentes nas 220 vilas, favelas e conjuntos habitacionais. Para garantir a redução da desigualdade social e digital, as ações da iniciativa asseguram que a tecnologia chegue às áreas em situação de vulnerabilidade, com acesso gratuito à internet, dispositivos tecnológicos e conhecimentos necessários para utilizá-la.
Desta forma, por meio da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte - Prodabel, a Inclusão Digital é desenvolvida em três pilares: conectividade, dispositivos e capacitação.
Contribua doando equipamentos
.png)
Dê um destino nobre para o seu computador, celular ou tablet usados, que serão recondicionados e doados para que algum morador da cidade tenha acesso à internet e aos cursos de capacitação da Prefeitura de Belo Horizonte, mas que não possua em casa nenhum tipo de dispositivo eletrônico para fazer conexão.
Para doar vá até a Unidade de Inclusão Digital da Prodabel, localizada na rua José Clemente Pereira, 440, bairro Ipiranga, em Belo Horizonte.
CONECTIVIDADE
WI-FI GRATUITO
O pilar conectividade propicia conexão às pessoas digitalmente excluídas, através do acesso gratuito à internet com sinal wi-fi mantido pela Prefeitura. Com a iniciativa Vila + Conectada, é prevista a instalação de mais de 2.000 pontos de acesso em todas as vilas e favelas do município.
O projeto já levou pontos de internet para todas as 220 vilas, favelas e conjuntos habitacionais. Belo Horizonte já registra, ao todo, mais de 4.900 pontos ativos em todo o município e mais de 4,7 milhões de usuários cadastrados.
Confira os locais públicos de acesso gratuito à Internet em Belo Horizonte.
Locais públicos de acesso gratuito
TELECENTROS - CENTROS DE INFORMÁTICA GRATUITA
Belo Horizonte possui mais de 150 espaços com acesso gratuito a computadores ligados à internet, com entrada livre à população. Esses locais são reconhecidos como Pontos de Inclusão Digital e possuem de 10 a 20 microcomputadores que, além de possibilitar aos cidadãos que realizem atividades cotidianas como envio e-mails, pagamento de contas, emissão de 2ª via de documentos, proporcionam também a oportunidade de realizar os cursos de tecnologia gratuitos na Plataforma EaD da PBH.
Os Pontos de Inclusão Digital estão implantados em diversos locais como: Bibliotecas, Órgãos da Prefeitura, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros Culturais de Belo Horizonte, Organizações da Sociedade Civil (OSC), entre outros.
Encontre um centro de informática próximo de você!
Para solicitar a implantação de um telecentro em organizações sociais, siga as instruções abaixo:
- INSTITUIÇÕES LOCALIZADAS EM BELO HORIZONTE | Para efetuar a solicitação, o requerente deverá estar de posse dos seguintes documentos obrigatórios para anexar no portal:
• Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ da instituição.
• Ata atualizada de eleição e posse da diretoria.
• Estatuto da instituição.
• Documento de identificação com foto do representante legal da instituição. - Acesso o link https://servicos.pbh.gov.br/servicos+telecentro-ponto-de-inclusao-digital+6352d6990e9b0124107864eb e clique no botão “Solicitar”, inserido no lado esquerdo na parte superior da página.
- Informe se você é o responsável legal pela instituição. Caso não seja, informe os seguintes dados do responsável legal: nome completo e e-mail.
- Acrescente no formulário o telefone de contato do(a) responsável pela instituição.
- Atenção: Todas as doações de computadores para estruturação de Pontos de Inclusão Digital (Telecentros) são vinculadas ao Ministério das Comunicações - MCOM, sendo necessário o cadastro no seguinte link: www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-computadores-recondicionados. Caso queira agilizar sua solicitação, realize o cadastro e salve o(s) número(s), de protocolo(s). É necessário realizar um cadastro para cada 10 (dez) computadores solicitados.
- Caso já tenha realizado o cadastro de sua solicitação no portal do MCOM, informe o(s) número(s) de protocolo(s).
- Informe a quantidade estimada de computadores que serão necessários para estruturação do Telecentro.
- Informe e anexe os dados da instituição solicitante: CNPJ, razão social, ata de eleição da gestão atual, estatuto da instituição.
- Informe e anexe os documentos do responsável legal pela instituição (identidade e CPF).
- Acrescente o telefone e e-mail da instituição solicitante.
- Clique e avalie se você consente com o termo de aceite. Caso não consinta, entre em contato com a Gerência de Gestão de Telecentros e Mobilização Social (GETEM), através dos contatos listados no próprio termo.
- Indique o local onde pretende instalar o Telecentro. A busca pode ser realizada tanto pelo CEP quanto pelo nome e número do logradouro.
- Clique em “publicar”, no ícone verde que se encontra no canto inferior direito da tela.
- INSTITUIÇÕES LOCALIZADAS EM OUTROS MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS | As instituições localizadas em outros municípios de Minas Gerais que têm interesse em solicitar a doação de computadores recondicionados para a implantação de Pontos de Inclusão Digital (Telecentros), devem entrar em contato com a Diretoria de Inclusão Digital da Prodabel para receber orientações específicas, pelo e-mail inclusaodigital@pbh.gov.br, telefone (31) 3277-8362 ou (31) 98418-9213 (somente mensagens para WhatsApp). Esse tipo de solicitação segue um processo distinto, adequado às demandas externas ao município de Belo Horizonte, visto que essa ação é realizada por meio da parceria firmada entre a Prodabel e o Ministério das Comunicações.
As instruções para implantação de telecentro em organizações sociais também podem ser acessadas pelo Portal de Serviços da Prefeitura: https://servicos.pbh.gov.br/servicos+telecentro-centro-de-inclusao-digital+6352d6990e9b0124107864eb
EQUIPAMENTOS
DISPONIBILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS
A Inclusão Digital busca garantir também a disponibilização de equipamentos eletrônicos novos ou recondicionados à população carente. Para isso, a Prodabel realiza o recondicionamento de equipamentos substituídos da própria prefeitura ou recebidos por meio de doação, colocando-os em condição de pleno funcionamento.
Até dezembro de 2025, foram doados mais de 2.800 equipamentos recondicionados para famílias em situação de vulnerabilidade social e mais de 3.400 para pessoas jurídicas apoiadoras da inclusão digital, além do repasse de mais de 50.000 equipamentos para alunos da rede municipal.
CRC - CENTRO DE RECONDICIONAMENTO DE COMPUTADORES
O Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) é a unidade da Prodabel responsável por receber equipamentos eletrônicos que podem ser recondicionados e disponibilizados, em plena condição de uso, a quem precisa.
O CRC permite maior alcance da inclusão digital na capital também, com a instalação e manutenção dos Pontos de Inclusão Digital com espaços de acesso gratuito a computadores ligados à internet.
A PBH pode dar um novo destino a computadores, notebooks, smartphones ou tablets que estão em desuso. Eles serão recondicionados e destinados para que mais pessoas tenham acesso à internet e aos cursos de capacitação da Prefeitura de Belo Horizonte.
Para doar entre em contato pelo whatsapp (31) 98888-3238 ou pelo e-mail: inclusaodigital@pbh.gov.br . Se preferir, compareça na Unidade de Inclusão Digital da Prodabel, localizada na rua José Clemente Pereira, 440 – bairro Ipiranga em Belo Horizonte.
CAPACITAÇÃO
CURSOS GRATUITOS
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Prodabel, garante ao cidadão diversos cursos gratuitos (on-line e presenciais). Serão ofertadas mais de 12.000 vagas até o final de 2026 em cursos de tecnologia, empreendedorismo digital, gestão ambiental de resíduos eletroeletrônicos e oficinas itinerantes de inclusão digital na Unidade Móvel de Inclusão Digital.
Até dezembro de 2025, mais de 24.000 certificados foram emitidos, com quantidade expressiva de mulheres, jovens e idosos.
Cursos Online (EaD):
Educação ambiental e resíduos eletroeletrônicos
Ferramentas de design para empreendedores
Programação Web 1 - HTML e CSS
Programação Web 2 - Introdução à lógica de programação e Javascript
Programação Web 3 - Banco de dados MySQL
Redes sociais para empreendedores
Prevenção à violência e abuso infantil no ambiente digital
Empreendedor BH - Fundação Dom Cabral
Competências para conquistar um emprego
Conexão com empregoncias para conquistar um emprego
Cursos Presenciais:
Introdução à IA e aplicações no dia a dia
Criação de Conteúdo e Oportunidades com IA
Aprendendo a usar celular e aplicativos
Montagem e manutenção de computadores
Após receber a confirmação de sua inscrição, realize o acesso na plataforma conforme passo a passo abaixo:
UNIDADE MÓVEL DE INCLUSÃO
A Unidade Móvel de Inclusão Digital é estruturada em uma carreta equipada com duas salas de aula, cada sala conta com 10 computadores conectados à internet e impressoras. A Unidade circula nos bairros de Belo Horizonte para ofertar cursos de informática, oficinas e disponibilizar acesso à internet aos moradores.
A Unidade participa do MOVIMENTO BELO HORIZONTE MAIS FELIZ, promovendo oficinas de Informática Básica, Pilotagem de Drone e Robótica. Está presente, ainda, em ações intersetoriais, desenvolvidas em parceria com diferentes áreas da Prefeitura, com destaque para as oficinas de Pensamento Computacional para crianças de escolas municipais.