Inclusão Digital

A Prefeitura de Belo Horizonte busca, através da Inclusão Digital, incluir de maneira ampla e massiva a população de Belo Horizonte e de forma prioritária os cidadãos residentes nas 218 vilas, favelas e conjuntos habitacionais. Para garantir a redução da desigualdade social e digital, as ações da iniciativa asseguram que a tecnologia chegue às áreas em situação de vulnerabilidade, com acesso gratuito à internet, dispositivos tecnológicos e conhecimentos necessários para utilizá-la.
Desta forma, por meio da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte - Prodabel, a Inclusão Digital é desenvolvida em três pilares: conectividade, dispositivos e capacitação.
Contribua doando equipamentos
Dê um destino nobre para o seu celular ou tablet usados, que serão recondicionados e doados para que algum morador da cidade tenha acesso à internet e aos cursos de capacitação da Prefeitura de Belo Horizonte, mas que não possua em casa nenhum tipo de dispositivo eletrônico para fazer conexão.
Veja onde você pode fazer a sua doação
- CONECTIVIDADE
- WI-FI GRATUITO
O pilar conectividade propicia conexão às pessoas digitalmente excluídas, através do acesso gratuito à internet com sinal wi-fi mantido pela Prefeitura. Com a iniciativa Vila + Conectada, é prevista a instalação de mais de 2.000 pontos de acesso em todas as vilas e favelas do município.
Até agosto de 2023, 215 das 218 vilas, favelas e conjuntos habitacionais foram beneficiados com pontos de internet gratuita. Belo Horizonte já registra, ao todo, quase 4.000 pontos ativos em todo o município e mais de 1.200.000 pessoas já usaram o serviço.
Confira os locais públicos de acesso gratuito à Internet em Belo Horizonte.
Locais públicos de acesso gratuito
- TELECENTROS - CENTROS DE INFORMÁTICA GRATUITA
Belo Horizonte possui 302 espaços com acesso gratuito a computadores ligados à internet, muitos com entrada livre à população e alguns restritos ao público alvo de cada local. Esses locais são reconhecidos como Pontos de Inclusão Digital e possuem de 10 a 20 microcomputadores que, além de possibilitar aos cidadãos que realizem atividades cotidianas como envio e-mails, pagamento de contas, emissão de 2ª via de documentos, proporcionam também a oportunidade de realizar os cursos de tecnologia gratuitos na Plataforma EaD da PBH.
Os Pontos de Inclusão Digital estão implantados em diversos locais como: Bibliotecas, Órgãos da Prefeitura, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros Culturais de Belo Horizonte, Organizações da Sociedade Civil (OSC), entre outros.
Encontre um centro de informática próximo de você.
- DISPOSITIVOS
- DISPONIBILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS
A Inclusão Digital busca garantir também a disponibilização de equipamentos eletrônicos novos ou recondicionados à população carente. Para isso, a Prodabel realiza o recondicionamento de dispositivos substituídos da própria prefeitura ou recebidos por meio de doação, colocando-os em condição de pleno funcionamento.
O processo de doação de dispositivos recondicionados prevê até o final do ano de 2024 cerca de 10.000 computadores entregues para famílias e instituições sociais e mais de 50.000 dispositivos para alunos da rede municipal.Até outubro de 2023, foram doados 1.120 dispositivos recondicionados para pessoas físicas residentes de vilas e favelas e 1.386 para pessoas jurídicas com finalidade social.
- CRC - CENTRO DE RECONDICIONAMENTO DE COMPUTADORES
O Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) é a unidade da Prodabel responsável por receber equipamentos eletrônicos que podem ser recondicionados e disponibilizados, em plena condição de uso, a quem precisa.
O CRC permite maior alcance da inclusão digital na capital também, com a instalação e manutenção dos Pontos de Inclusão Digital com espaços de acesso gratuito a computadores ligados à internet..
A PBH pode dar um novo destino a computadores, notebooks, smartphones ou tablets que estão em desuso. Eles serão recondicionados e destinados para que mais pessoas tenham acesso à internet e aos cursos de capacitação da Prefeitura de Belo Horizonte.
Para doar entre em contato pelo telefone 3277-4771 ou e-mail: inclusaodigital@pbh.gov.br . Se preferir, compareça na Unidade de Inclusão Digital da Prodabel, localizada na rua José Clemente Pereira, 440 – bairro Ipiranga em Belo Horizonte.
- CAPACITAÇÃO
- CURSOS GRATUITOS
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Prodabel, garante ao cidadão diversos cursos gratuitos (on-line e presenciais). Serão ofertadas mais de 15.000 capacitações até o final de 2024 para cursos de tecnologia, empreendedorismo digital, gestão ambiental de resíduos eletroeletrônicos e oficinas itinerantes de inclusão digital em unidade móvel.
Até outubro de 2023, 11.035 certificados foram emitidos, com quantidade expressiva de mulheres, jovens e idosos.
Cursos EaD:
Introdução às novas tecnologias
Ferramentas para home office
Planilhas eletrônicas
Criação de sites
Programação Web 1 - HTML e CSS
Programação Web 2 - Introdução à lógica de programação e Javascript
Programação Web 3 - Banco de dados MySQL
Programação Web 4 – PHP
Empreendedorismo digital
Educação ambiental e resíduos eletroeletrônicos
Cursos Presenciais:
Montagem e Manutenção de computadores
Informática aplicada no mercado de trabalho
Informática Básica
Introdução à Robótica- UNIDADE MÓVEL DE INCLUSÃO
A Unidade Móvel de Inclusão Digital é estruturada em uma carreta equipada com duas salas de aula, cada sala conta com 10 computadores conectados à internet e impressoras. A unidade circula nos bairros de Belo Horizonte para ofertar cursos de informática, oficinas e disponibilizar acesso à internet aos moradores.
Em 2023 a unidade participa do MOVIMENTO BELO HORIZONTE MAIS FELIZ, com oficinas de Informática Básica, Pilotagem de Drone e Robótica.
Informações
- Inclusão Digital
- GEOPROCESSAMENTO - BHGEO
- GUIA DE GOVERNANÇA DE TIC
- Abertura de Chamado
- Catálogo de Serviços
- Cidade Inteligente
- Programando Sonhos Delas
- Troca de Senha
- LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS – LGPD
- Lei de Acesso à Informação
- GOVERNANÇA CORPORATIVA E INTEGRIDADE
- GOVERNANÇA CORPORATIVA
- INTEGRIDADE