Pular para o conteúdo principal

Histórico

criado em - atualizado em

Em 10 de janeiro de 1974, foi criada a Companhia de Processamento de Dados do Município de Belo Horizonte, hoje denominada Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte - Prodabel. Inicialmente, voltada a atender às demandas de processamento do IPTU e da Dívida Ativa, além de contar com um único computador, um robusto e volumoso mainframe.


Nos primeiros anos, a Prodabel podia ser resumida a um parque de computadores, operando de maneira centralizada, a partir de terminais concentrados em poucos setores, sendo o principal deles na área de arrecadação.


Ao longo dos anos a empresa foi se modernizando, acompanhando os avanços da tecnologia. Na primeira metade da década de 90, iniciou o processo de substituição dos computadores de grande porte por redes de estações servidoras e microcomputadores instalados em vários órgãos da Prefeitura. A consolidação dessa transição teve seu marco em 1996, com a criação da Rede Municipal de Informática (RMI).


No início dos anos 2000, a Prodabel deu mais um passo importante em sua história, com a implantação de uma rede de fibra óptica. Isso permitiu a criação do Data Center com estrutura capaz de armazenar os serviços e reunir todos os bancos de dados da Prefeitura, firmando o propósito de oferecer um atendimento público, para os servidores e munícipes, cada vez mais moderno e seguro.


Há cinco décadas no mercado, a Prodabel vem se tornando referência no segmento de empresas públicas de tecnologia, colocando Belo Horizonte na vanguarda como uma das cidades mais tecnológicas e inovadoras da América Latina, com reconhecimento internacional.


Atualmente, a empresa é responsável por gerenciar mais de 400 sistemas da PBH, sustentando quase 26 mil computadores ligados à RMI e acompanhando mais de 7 mil ativos (sistemas, redes, equipamentos) do município. Além disso, a Prodabel é pioneira em práticas inovadoras, como as ações de inclusão digital, com cerca de 2 mil km de fibra óptica, 4.300 pontos de internet gratuita e de alta velocidade espalhados pela cidade, especialmente nas vilas e favelas, e os cursos gratuitos com certificação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), oferecendo acesso e capacitação para a população.


A Prodabel também é referência em outras iniciativas, como a criação do BHMap, plataforma de dados geográficos com mais de 200 camadas, contendo variados mapas e dados da cidade, como equipamentos públicos e registros demográficos, divididos por bairros e regionais.


A empresa também é responsável por ações que integram a tecnologia com outras áreas, como educação, saúde e finanças, a exemplo do BHLab, um laboratório aberto para a construção de soluções para a cidade com colaboração de diversos atores. 
São mais de 500 funcionários e 5 diretorias, todos trabalhando com um único foco: tornar Belo Horizonte cada vez mais tecnológica e conectada, para ser um ambiente de bem viver para o cidadão.