Pular para o conteúdo principal

Educação Permanente em Saúde

criado em - atualizado em
APRESENTAÇÃO

O QUE É EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE?
A Educação Permanente em Saúde parte do pressuposto da aprendizagem significativa – que promove e produz sentidos - e propõe que a transformação das práticas profissionais deva estar baseada na reflexão crítica sobre as práticas reais de profissionais reais em ação na rede de serviços.

Propõe-se, portanto, que os processos de capacitação dos profissionais de saúde sejam estruturados a partir da problematização do seu processo de trabalho e que tenham como objetivo a transformação das práticas dos profissionais e da própria organização do trabalho. A atualização técnica científica é apenas um dos aspectos da transformação das práticas e não o seu foco principal.


A QUEM SE DESTINA:
– Aos profissionais da saúde como um todo.


OBJETIVOS:

  • Transformar as práticas técnicas e sociais;
  • Preocupar com os problemas cotidianos das práticas das equipes de saúde;
  • Inserir-se de forma institucionalizada no processo de trabalho, gerando compromissos entre os trabalhadores, gestores, instituições de ensino e usuários para o desenvolvimento institucional e individual;
  • Utilizar práticas pedagógicas centradas na resolução de problemas, realizadas, preferencialmente, no próprio ambiente de trabalho;
  • Ser contínua dentro de um projeto de consolidação e desenvolvimento do SUS.

Para saber mais sobre a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde clique aqui e acesse aqui.

POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

A Política Municipal de Educação Permanente em Saúde do município de Belo Horizonte é regida pela PORTARIA CONJUNTA SMSA/SMARH Nº 0001/2016, a qual define as diretrizes da Política Municipal de Educação Permanente em Saúde, em observância às normas e regulamentos propostos pela Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, pela Política Nacional de Promoção de Saúde, ao Plano Municipal de Saúde da SMSA-BH e à Política Municipal de Desenvolvimento Profissional do Município de Belo Horizonte.


Para acessar a Portaria e seu conteúdo, clique aqui.

PROGRAMA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

Portaria Conjunta SMSA/SMARH Nº 0001/2016 
Portaria SMSA/SUS-BH nº 0023/2016

 

A carga horária protegida para a realização das atividades educacionais é distribuídas em três grandes eixos:

  • Agenda Estratégica – Capacitações priorizadas pelo comitê assistencial de acordo com as necessidades da assistência.
  • Seminários – Capacitações priorizadas pela gestão municipal de saúde.
  • Grupo de aperfeiçoamento profissional/GAP – Estratégia educacional voltada para aprendizagem colaborativa em pequenos grupos a partir de lacunas que surgem da reflexão da prática. Principio de aprendizagem auto dirigida que a busca da qualidade da atenção do cuidado.
CERTIFICAÇÕES DAS CAPACITAÇÕES PROEP SMSA

A ASEDS/SA tem buscado oferecer maior rapidez e efetividade na emissão e envio dos certificados das ações educacionais que compõem o Programa de Educação Permanente da SMSA – PROEP.


Até o ano de 2013 os certificados eram impressos em papel e encaminhados aos Distritos Sanitários, para repasse às Unidades de Saúde.


No período de 2014 a 2016 foi utilizada a Plataforma Arouca, que é um Sistema de Informação dos Profissionais de Saúde do Brasil. O acesso aos certificados está disponível na aba "Minha Página" - "Meus Certificados". Para acessar e conhecer a Plataforma Arouca, clique aqui


Desde 2017 a ASEDS/SA envia os certificados dos profissionais, individualmente, por e-mail. Os dados são processados no ato das inscrições e da realização das atividades e, a partir daí, são gerados os certificados de acordo com a frequência do participante.

EAD PROEP

EDUCAÇÃO À DISTANCIA – PLATAFORMA MOODLE

Algumas atividades do Programa de Educação Permanente da SMSA são realizadas na modalidade Ensino à Distância – EAD, por meio da plataforma Moodle.

Para acessar as capacitações disponíveis, clique aqui.