Pular para o conteúdo principal

Comissão de Farmácia e Terapêutica

atualizado em 09/02/2018 | 17:31

finalidade selecionar medicamentos essenciais a serem utilizados no sistema de saúde, além de assessorar a gestão nas questões referentes a medicamentos. Está diretamente ligada à educação e promoção do uso racional de medicamentos, por meio da elaboração de protocolos e diretrizes clínicas e da produção de informação independente sobre medicamentos.
 

A CFT é uma estratégia que propicia ao gestor tomar decisões mais adequadas e segundo as diretrizes estabelecidas pela instituição. É considerada pela Organização Mundial de Saúde como importante estratégia para promover e monitorar a qualidade no uso dos medicamentos. No Brasil, existe a recomendação para sua implantação por parte da Política Nacional de Medicamentos.
 

O processo de seleção de medicamentos é fundamentado em critérios técnico-científicos e baseado em processos de busca de evidências de eficácia, segurança, conveniência para o usuário, qualidade e custo favorável. Leva em consideração as pactuações de responsabilidades entre os entes federativos, garantindo um processo de seleção transparente e a isenção de seus membros, para os quais se deve considerar a competência técnica, ausência de conflito de interesse e senso ético.