Pular para o conteúdo principal

Residências em Saúde

atualizado em 28/06/2018 | 15:44
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE SMSA/PBH

Em 2015, teve início na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA/PBH) o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC). O PRMFC constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, com carga horária de 60 horas semanais e com duração de dois anos.


O PRMFC visa promover o desenvolvimento de competências que articulem ensino, serviço, gestão e controle social. Para atingir esse objetivo, a proposta é que os residentes da SMSA/PBH tenham estágios (treinamento em serviço) em cenários de prática da Atenção Básica, Secundária e Terciária, a fim de aprimorar o conhecimento e formar profissionais capacitados para atuarem na Rede SUS-BH.


Compõem o cenário de estágio do PRMFC/SMSA:

  • Unidades Básicas de Saúde da REDE SUS-BH (Unidades Docentes – Assitenciais);
  • Renomados hospitais com larga tradição no binômio ensino-serviço;
  • Além de outros equipamentos de saúde que integram uma das maiores redes assistenciais de nosso país.


A organização do PRMFC da SMSA/PBH pretende oportunizar uma vivência diversificada dos residentes em múltiplos cenários de atuação assistencial que contribuam para alcance das competências esperadas do profissional médico especialista em medicina de família e comunidade, em conformidade com o Currículo Baseado em Competências disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade – SBMFC.


O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade SMSA/PBH baseia-se em diretrizes e princípios, reformulados e aplicados nos melhores projetos de educação médica de pós-graduação de formação integral, centrados na aquisição de competências sustentadas nas evidências científicas, metodologias ativas, na valorização da experiência e das boas práticas, bem como na cultura, ética e valores ao usuário centrado no compromisso com a sociedade. Deste modo, o residente é incentivado a assumir um papel cada vez mais ativo. Ter iniciativa criadora e científica, pensamento crítico-reflexivo, capacidade para auto-avaliação, trabalho em equipe, senso de profissionalismo e sensibilidade na assistência.


VAGAS

A SMSA, por meio da Gerência de Educação em Saúde, disponibiliza 05 (cinco) vagas para o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade anualmente.  Para ingressar no PRMFC é preciso que o candidato seja graduado em medicina e aprovado em processo seletivo coordenado pela Comissão de Residência Médica (COREME) da SMSA/PBH, conforme legislação da Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM. Este processo acontece em parceria com a Associação de apoio a Residência Médica (AREMG) e Comissão Estadual de Residência Médica de Minas Gerais (CEREM/MG).

Ressalta-se que o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da SMSA/PBH está vinculado à Comissão de Residência Médica (COREME) que é o órgão que coordena e zela pelo cumprimento do Programa na SMSA/PBH.


REMUNERAÇÃO

O Médico Residente receberá mensalmente, durante todo o Programa de Residência, uma bolsa residência médica, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS).


COREME

A secretaria da COREME/SMSA está localizada à Rua Frederico Bracher Júnior, 103, 3º andar, sala 301 – Padre Eustáquio – Belo Horizonte – MG.
E-mail: coremesmsa@pbh.gov.br e residenciaemsaude@pbh.gov.br.


INFORMAÇÕES

E-mails: coremesmsa@pbh.gov.br  residenciaemsaude@pbh.gov.br
Telefones: (31) 3277-8514 | (31) 3277-8516


LINKS
Residência Médica – Comissão Nacional de Residência Médica
Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais (AREMG)
Comissões Estaduais de Residência Médica (CEREM)

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE SMSA–SUS/PBH

Residência Multiprofissional e em área profissional da saúde são iniciativas dos Ministérios da Saúde e da Educação, criadas a partir da promulgação da Lei nº 11.129 de 2005 e orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS a partir das necessidades e realidades locais e regionais.


Entende-se por Residência uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 horas semanais e duração mínima de dois anos, com recebimento de bolsa, abrangendo diversas profissões da saúde.


A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte/SMSA/SUS-BH, através da Gerência de Educação em Saúde – GEDSA, responsável pela coordenação e execução das ações educacionais das Residências em Saúde – Médica e Multiprofissional; oferece 01 (um) Programa de Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase em Atenção Básica/Saúde da Família, aprovado na Portaria Conjunta n°1 de 14 de janeiro de 2015 do Ministério da Educação e Ministério da Saúde.


Este Programa tem por objetivo formar e capacitar profissionais de saúde, no contexto da Rede de Serviços do SUS/BH; e está organicamente articulado à dinâmica da Rede de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, o que possibilita integrar os processos desta Residência às ações de educação permanente em saúde da SMSA/SUS-BH, como também desenvolver competências que articulem ensino, serviço, gestão e controle social.


Para ingressar neste Programa, é preciso que o candidato seja graduado e aprovado em processo seletivo, coordenado pela Comissão de Residência Multiprofissional – COREMU.


Atualmente são ofertadas pela SMSA/SUS-BH, 10 (dez) vagas distribuídas para as seguintes categorias profissionais:

  • Assistente Social – 01 vaga.
  • Educador Físico – 01 vaga.
  • Enfermeiro – 01 vaga.
  • Farmacêutico – 01 vaga.
  • Fisioterapeuta – 01 vaga.
  • Fonoaudiólogo – 01 vaga.
  • Nutricionista – 01 vaga.
  • Odontólogo – 01 vaga.
  • Psicólogo – 01 vaga.
  • Terapeuta Ocupacional – 01 vaga.


Outras 10 vagas (01 de cada categoria profissional listada) são ofertadas em parceria com o Programa de Atenção Básica/Saúde da Família do Hospital Metropolitano Odilon Behrens.


Remuneração

O Profissional de Saúde Residente receberá mensalmente, durante todo o Programa de Residência Multiprofissional, uma bolsa de trabalho, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde (Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde).


COREMU

O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família da SMSA/PBH está vinculado à Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde – COREMU que é o órgão que coordena e zela pelo cumprimento do Programa de Residência Multiprofissional da SMSA/PBH.

A secretaria da COREMU está localizada à Rua Frederico Bracher Júnior, 103, 3º andar, sala 305 – Padre Eustáquio – Belo Horizonte – MG.
E-mail: residenciaemsaude@pbh.gov.br.

Informações sobre residências multiprofissionais acesse o Portal da Residência Multiprofissional – MEC, clique aqui.

PARCERIAS EXTERNAS

A Gerência de Educação em Saúde, através da COREMU E COREME da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, na perspectiva da integração ensino-serviço-comunidade, destaca-se como porta de entrada das residências em saúde parceiras na REDE SUS/PBH, atendendo à legislação municipal e federal.

A SMSA/SUS-BH, por meio da GEDSA, mantém parcerias em residências em saúde com o Hospital Municipal Odilon Behrens, Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação Hospitalar de Minas Gerais, Hospital Universitário São José, Grupo Santa Casa-BH, Hospital Vera Cruz, Hospital Sofia Feldman, Hospital da Baleia, Hospital Felício Rocho, Hospital Risoleta Neves.

Através da parceira SMSA/HMOB são ofertadas vagas para os programas de Residências em Saúde, descritos abaixo:


Programas de Residência Multiprofissional:

  • Atenção Básica/Saúde da Família- aprovado no Edital 17/2011.
  • Saúde da Criança- aprovado no Edital n° 24/2009.
  • Saúde da Mulher- aprovado no Edital n° 17/2011.
  • Saúde Mental- aprovado no Edital 17/2011.
  • Saúde do Idoso- aprovado no Edital 17/2011.
  • Urgência e Trauma- aprovado no Edital n° 24/2009 e 17/2011.


Programa de Residência Médica:

Parceria via COREME/HBO, contato: coremuhob@gmail.com 

  • Medicina de Família e Comunidade;
  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Psiquiatria;
  • Geriatria.

No que se refere aos programas de Residências em Saúde de outras entidades que utilizam a Rede SMSA/SUS-BH, a parceria se dá a partir da celebração de convênios que visam à disponibilização de cenários de práticas para formação profissional.

Destaca-se que a equipe da GEDSA/SMSA/PBH tem discutido a participação destas residências na Rede SMSA/SUS-BH, na perspectiva de aprimorar as parcerias institucionais locais e regionais, fortalecendo a formação e qualificação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde.


Da documentação

Para disponibilização de vagas nos equipamentos de saúde da SMSA/BH as instituições e hospitais de ensino que tiverem proposta de convênio aprovada, deverão realizar o preenchimento do “Formulário para estágios de Residência Médica/Multiprofissional da SMSA – SUS-BH” e encaminhar para a GEDSA e Distrito Sanitário de referência.

Para acessar este formulário, clique aqui.

Após autorização e disponibilização das vagas, as instituições/hospitais de ensino deverão providenciar a assinatura do “Termo de Compromisso das Residências em Saúde” em três vias. Estas vias deverão ser entregues para os seguintes responsáveis:

  • uma via para o/a gerente do serviço;
  • uma via para o/a residente;
  • uma via para a coordenação do programa.


Para acessar o do Termo de Compromisso, clique aqui.


Dos prazos

As solicitações para renovação das vagas já pactuadas devem ser enviadas semestralmente a GEDSA, através do email: residenciaemsaude@pbh.gov.br, devem respeitar o prazo mínimo de 20 (vinte) dias úteis antecedentes a data prevista para início das atividades.

As solicitações para abertura de novas vagas seguem o mesmo fluxo descrito acima e obedecendo ao prazo mínimo de 40 (quarenta) dias úteis antecedentes a data prevista para início das atividades.

As solicitações para renovação e abertura de novas vagas serão recebidas conforme os prazos preestabelecidos pela Gerência de Educação em Saúde – GEDSA.

Situações excepcionais serão analisadas pela Equipe de Residência em Saúde da Gerência de Educação em Saúde – GEDSA.

Informações sobre os Programas de Residências em Saúde da SMSA, através do e-mail: residenciaemsaude@pbh.gov.br ou pelos telefones: (31) 3277-9281 | (31) 3277-8516.