Pular para o conteúdo principal

Hepatites Virais

criado em - atualizado em

O QUE É? 

É uma inflamação que acomete o fígado, que nem sempre apresentam sintomas.  Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. 
As hepatites virais são inflamações causadas por vírus que são classificados por letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. Em BH e na região sudeste do Brasil as hepatites virais A, B e C são as mais comuns.
Os sintomas mais comuns nas hepatites são: dor e desconforto abdominal, dor muscular, fadiga, náusea e vômito, perda de apetite, febre, urina escura, pele e olhos amarelados. Também podem ser observados coceira e sangramento no esôfago e estômago. 
 

TRANSMISSÃO: 

HEPATITES A e E: contágio fecal-oral, que ocorre em condições precárias de saneamento básico, de higiene pessoal e dos alimentos.


HEPATITES B, C E D: Transmissão por contato com sangue, por meio de compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam e relação sexual desprotegida. 
Durante a gravidez e no parto pode ocorrer transmissão do vírus B, C e D. Não há contraindicação da amamentação para recém-nascidos, desde que tenham sido realizadas ações preventivas como 1° dose da vacina e imunoglobulina nas primeiras 12 horas de vida e completar o esquema com as demais doses para prevenção da hepatite B e D. 
Com relação à hepatite C, não existem evidências de que a transmissão possa ser evitada com a contraindicação à amamentação (PCDT Transmissão vertical do HIV, Sífilis e Hepatite B e C, 2018). 
Atualmente a transmissão por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados é considerada rara, devido ao maior controle e melhoria das tecnologias de triagem de doadores e sistemas de controle de qualidade. 
 

DIAGNÓSTICO: 

É feito a partir da coleta de sangue ou por fluido oral em exames laboratoriais e testes rápidos.


O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado. Por isso, é tão importante fazer os exames. 
 

PREVENÇÃO: 

 Na mandala da Prevenção Combinada, os métodos destacados para prevenir as hepatites virais são: o uso de preservativos durante as relações sexuais e a profilaxia por vacinas.  

 

HEPATITE

CRIANÇAS

ADULTOS

A

15 meses a 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias)

Pessoas de qualquer idade que tenham: hepatopatias crônicas de qualquer etiologia incluindo os tipos B e C; coagulopatias; pessoas vivendo com HIV; portadores de quaisquer doenças imunossupressoras; doenças de depósito; fibrose cística; trissomias; candidatos a transplante de órgãos; doadores de órgãos, cadastrados em programas de transplantes; pessoas com hemoglobinopatias., nos Centros de Imunobiológicos Especiais (CRIE).

B

Dada em quatro doses: ao nascer, 2,4 e 6 meses

Todos que ainda não se vacinaram tomem as três doses da vacina , nos centros de saúde.

Pessoas que tenham algum tipo de imunodepressão ou que tenham o vírus HIV, precisam de um esquema especial com dose em dobro, dada nos Centros de Imunobiológicos Especiais (CRIE).

 

ATENÇÃO: SÃO NECESSÁRIAS TRÊS DOSES PARA COMPLETAR A VACINAÇÃO PARA HEPATITE B.


Ainda não existe uma vacina contra a hepatite C. A prevenção dela deve ser feita evitando o contato com sangue contaminado, ou seja, fazendo sexo com proteção e não compartilhando objetos cortantes. O tratamento é medicamentoso e há cura em mais de 95% dos casos. 
 

Ambientes médicos, laboratoriais, hospitalares e odontológicos devem atender às normas de uso de materiais descartáveis, esterilização de materiais e equipamentos para o controle de transmissão de infecções.
 

TRATAMENTO: 

O hepatite B (HBV) e hepatite C (HCV) são tratados com medicamentos antivirais. Eles ajudam a limitar os danos ao fígado, como a cirrose e câncer.  O HCV (Hepatite C) tem cura em mais de 90% dos casos quando o tratamento é seguido corretamente. 


O tratamento da hepatite A se baseia em dieta e repouso. A resposta das defesas do organismo e evolução para cura se dá em algumas semanas. 

 

ATENÇÃO: os preservativos podem ser retirados gratuitamente nos centros de saúde.

 

 

Endereços para testagem e tratamento:

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA Hipercentro) - Centro-Sul
Shopping Caetés: Rua Caetés, 466 - Piso Caetés - Centro
(31) 3246-7007

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) - Sagrada Família
Rua Joaquim Felício, 141 - Sagrada Família
(31) 3277-5757

Centro de Treinamento e Referência em Doenças Infecciosas e Parasitárias (CTR / DIP) - Orestes Diniz
Alameda Álvaro Celso, 241 - Santa Efigênia
(31) 3277-4341 

Unidade de Referência Secundária (URS) - Centro-Sul
Rua Paraíba, 890 - Funcionários
(31) 3277-5356 

Hospital Eduardo de Menezes (apenas tratamento)
Rua Dr. Cristiano Rezende, 2.213 - Bonsucesso
(31) 3328-5000

 

 

Relatório Hepatites Virais 2019/2020

 

Faça o download do material educativo e saiba mais como prevenir e tratar as IST. 

 

 
MATERIAL EDUCATIVO

Cartaz: Nome Social Respeite Minha Identidade - 2024

Folder - IST : Infecções Sexualmente Transmissíveis - Previna-se. Trate-se. Faça o teste - 2024

Cartaz: PrEP - 2024

Guia técnico: Profilaxia da infecção pelo HIV e das Infecções Sexualmente Transmissíveis na violência sexual contra criança e adolescente - 2023

 

Mais informações sobre HIV, hepatites e IST de um modo geral, acesse os links abaixo: 

HIV/AIDS

Sífilis

HPV

IST