Pular para o conteúdo principal

Educação em Saúde

criado em - atualizado em

De Centro de Educação em Saúde – CES a Assessoria de Educação em Saúde – ASEDS/SA

O Centro de Educação em Saúde – CES foi criado oficialmente em 29 de setembro de 2004, através do Decreto Municipal 11.825, como Unidade de Saúde II, vinculada à Gerência de Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos. Desde então, as atividades realizadas neste setor vêm sendo ampliadas e aprimoradas ao longo dos últimos anos, garantindo a sustentabilidade da qualificação permanente dos profissionais do SUS-BH. Os avanços conquistados foram determinantes para o fortalecimento dos processos educativos e para a ampliação das articulações inter e intra institucionais. Este processo implicou na necessidade da mudança do status organizacional do CES para Gerência de Educação em Saúde, a qual ganha maior autonomia, agilidade decisória e afirma-se a educação como estratégia para a gestão. Conforme Decreto nº 16.565, de 30 de janeiro de 2017. Atualmente, a Gerência de Educação em Saúde tornou-se a Assessoria de Educação em Saúde conforme o decreto nº 17.345, DE 24 DE ABRIL DE 2020.

 

A Assessoria de Educação em Saúde tem como competência:

– organizar os processos de capacitação conduzidos pela Secretaria Municipal de Saúde;
– observar as diretrizes do Ministério da Saúde relacionadas aos processos de capacitação, em especial os Polos de Educação Permanente;
– otimizar recursos financeiros destinados aos processos de capacitação;
– realizar interlocução formal com as diversas instituições de ensino;
– atuar na formalização para cessão de campos de estágio;
– desenvolver metodologias de ensino que valorizem a prática cotidiana dos trabalhadores em saúde;
– promover o arquivamento dos diversos projetos, relatórios e propostas, bem como a guarda e disponibilização para o público de vídeos, fotografias, material educativo, cartilhas, etc;
– receber, analisar e autorizar formalmente os projetos de pesquisa e extensão que visem ser desenvolvidos no âmbito da SMSA/SUS-PBH.

 
Infraestrutura da Assessoria de Educação em Saúde

A Assessoria de Educação em Saúde é composta pela Biblioteca Paulo Freire, Laboratório de Simulação, espaço para os residentes e salas direcionadas à capacitação dos trabalhadores da SMSA/PBH.
As salas são equipadas por televisores, computadores, telas de projeção, data-show e tem capacidade de acomodar 20 a 100 pessoas.
Para o agendamento das salas é necessário entrar em contato com a Secretaria de Ensino da ASEDS/SA pelo telefone: (31) 3277-8514 ou por e-mail: aseds.secretariadeensino@pbh.gov.br. 

 

Secretaria de Ensino da Assessoria de Educação em Saúde – ASEDS/SA

A Secretaria de Ensino da ASEDS/SA tem por objetivo garantir o bom funcionamento e estruturação das ações educacionais oferecidas pela SMSA com base no Programa de Educação Permanente – PROEP, assim como assistência administrativa do processo educacional.

Saiba como chegar
Rua Frederico Bracher Júnior, nº 103, Sala 305 – Padre Eustáquio – CEP 30720-000 – Belo Horizonte – MG

 

Contatos
(31) 3277-8514 – Secretaria de Ensino
(31) 3277-7222 – Agendamento de Salas
(31) 3277-8516 – Referências Técnicas
(31) 3277-8458 – Referências Técnicas
(31) 3277-9281 ou 3277-8508 – Assessoria