Pular para o conteúdo principal

Alimentação saudável

criado em - atualizado em

Ter uma alimentação saudável é um dos assuntos mais buscados pelas pessoas na atualidade. Sabemos que uma boa alimentação e nutrição são requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, mas como posso melhorar meus hábitos?

 

No Brasil temos uma Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) publicada pelo Ministério da Saúde, e uma de suas diretrizes é a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS).

 

A alimentação adequada e saudável é um direito e envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo; deve ser referenciada pela cultura alimentar e pelas dimensões de gênero, raça e etnia; ser acessível do ponto de vista físico e financeiro; harmônica em quantidade e qualidade, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer; e baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “saudável” pode significar coisas diferentes para pessoas, culturas e ambientes diferentes, por isso descreve 5 princípios básicos de uma alimentação saudável que são universalmente relevantes e servem para direcionar o desenvolvimento e implementação de políticas públicas:

  • Limitar a ingestão de açúcares refinados;
  • Mudar o consumo de gordura das gorduras saturadas para as insaturadas e eliminar as gorduras trans presente na indústria;
  • Limitar o consumo de sódio e garantir que o sal seja iodado;
  • Aumentar o consumo de grãos inteiros, vegetais, frutas, nozes e leguminosas;
  • Garantir a disponibilidade de água potável gratuita e segura.

 

Com um olhar direcionado às peculiaridades que envolvem o território brasileiro no processo da alimentação adequada e saudável, o Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) proporciona orientações tais como:

  • Tenha mais atenção com a alimentação em seu dia a dia, portanto é importante comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e sempre que possível em companhia. Dê à sua alimentação a importância que ela merece!
  • Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias. Cozinhar é ter oportunidade de sentir sabores do passado, e manter vivas as tradições e lembranças da família. Ao escolher alimentos e refeições priorize sua saúde e a de sua família!
  • Alimentos in natura e minimamente processados (frutas, verduras, legumes, arroz, feijão, ovos, peixe, carnes, etc) constituem a base ideal para uma alimentação adequada e saudável.
  • Alimentos processados (conserva, frutas em calda, queijos e pães feitos de farinha de trigo, leveduras, água e sal, etc) o consumo precisa ser limitado.
  • Alimentos ultraprocessados (biscoitos recheados e salgadinhos “de pacote”, refrigerantes e macarrão “instantâneo”, etc) precisam ser evitados

 

Para mais informações sobre como ter uma alimentação saudável, consulte abaixo os sites, cartilhas e guias que separamos para você.
 

Hábitos de Vida Saudáveis: práticas de atividade física, alimentação saudável e cessação do tabagism0 - 2019
Guia Alimentar para Crianças Brasileiras menores de 2 anos - 2019
Alimentação cardioprotetora - 2019
Cartilha Guia Alimentação Adequada e Saudável - 2018
Na cozinha com as frutas, legumes e verduras - parte 1 - 2016
Na cozinha com as frutas, legumes e verduras - parte 2 - 2016
Alimentos Regionais Brasileiros - 2015
Guia Alimentar para a população Brasileira - 2014
Alimentação saudável para idosos