A Promoção à Saúde consiste em um conjunto de estratégias, políticas, ações e intervenções com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e das coletividades, na medida em que atua sobre os condicionantes e determinantes sociais de saúde de forma intersetorial e com participação popular.
No Brasil, a Política Nacional de Promoção da Saúde, aprovada em 2006 pelo Ministério da Saúde, o CONASS e o CONASEMS, reconhece a importância dos condicionantes e determinantes sociais no processo de saúde, tais como fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos, comportamentais e ambientais, e tem a perspectiva de operar transversalmente, produzindo uma rede de corresponsabilidade. A Promoção à Saúde busca extrapolar a prestação de serviços clínicos e assistenciais, propondo ações articuladas que envolvam educação, empoderamento, hábitos de vida saudável e comprometimento com os mais vulneráveis.
Em Minas Gerais, a Política Estadual de Promoção da Saúde (POEPS), foi implementada, de forma inédita no país, com o objetivo de destacar, valorizar e incentivar o desenvolvimento das ações de promoção à saúde nos municípios do estado de Minas Gerais. Desde então, Belo Horizonte aderiu a essa política que possui indicadores específicos para nortear o conjunto de ações essenciais para a consolidação dos programas de promoção à saúde
A SMSA-BH, utiliza as políticas nacional e estadual para pautar suas ações e articular programas para melhorar a qualidade de vida da população. Os programas de promoção à saúde têm como objetivo aumentar a equidade em saúde, envolver e empoderar indivíduos e comunidades para escolherem comportamentos e ambientes saudáveis.
Nos links abaixo você pode conhecer e acompanhar um pouco mais sobre algumas das ações e programas.
- ACADEMIA DA CIDADE
- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
- CULTURA DA PAZ
- ENVELHECIMENTO ATIVO
- IGUALDADE RACIAL
- LIAN GONG EM 18 TERAPIAS
- MOBILIZA SUS
- TABAGISMO
- VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER