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PERGUNTAS FREQUENTES

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Quem pode ser atendido nos Centros de Saúde?

Todas as pessoas residentes em Belo Horizonte podem procurar os Centros de Saúde para acompanhamento em saúde. 

O usuário deve ser atendido no Centro de Saúde de referência, de acordo com endereço de residência, onde deve estar cadastrado.

Em casos de casos agudos (aqueles em que o usuário apresenta uma queixa que necessita de cuidado no momento, como febre alta, dor intensa, etc.), todas as pessoas podem ser acolhidas em qualquer Centro de Saúde, durante todo o período de funcionamento, independentemente de ser residente ou não em Belo Horizonte e ser ou não da área de abrangência da pessoa.

Como saber qual é o meu Centro de Saúde de referência?

Para saber qual é o seu Centro de Saúde de referência, ligue 156 ou informe o seu endereço AQUI, e siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site 
  2. Digite seu endereço completo no campo de busca.
  3. Após o resultado, clique em “Informações”.
  4. Clique na quadra onde sua casa está localizada.
  5. No topo da página, você verá as informações do Centro de Saúde de referência para seu endereço.

Se tiver dificuldades, você pode pedir ajuda em qualquer Centro de Saúde próximo à sua residência.

Como posso ser atendido nos Centros de Saúde?

O usuário deve estar cadastrado no sistema de informação em saúde do município. Caso ainda não tenha sido cadastrado, os dados poderão ser inseridos no sistema no momento em que ele estiver no Centro de Saúde.

É necessária a apresentação de um documento de identificação oficial, físico ou virtual, preferencialmente com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, passaporte, e- título (título de eleitor eletrônico) e certidão de nascimento (para crianças menores de 12 anos, caso ainda não tenha a Carteira de Identidade).

 A falta de documento não impede o atendimento para pessoas declaradas em situação de rua.

Como posso ser cadastrado nos Centros de Saúde de Belo horizonte?

É necessário que o usuário vá ao seu Centro de Saúde de referência e faça a solicitação, apresente um documento de identificação. Além disso, é necessário a apresentação de um comprovante de endereço e do CNS (Cartão Nacional de Saúde). A informação do CPF (Cadastro de Pessoa Física) deverá ser registrada sempre que possível. 

Em situações excepcionais, nas quais o comprovante de endereço não possa ser apresentado, o usuário deverá preencher o endereço em uma declaração de próprio punho em formulário fornecido pelo Centro de Saúde. Para as pessoas em situação de rua, o sistema permite a inserção de um cadastro simplificado para continuidade do atendimento e não é necessária a apresentação de documentos e comprovante de endereço.

Caso o usuário não tenha o Cartão Nacional de Saúde, ele pode ser gerado e entregue no próprio Centro de Saúde, sendo necessário um documento oficial com foto ou certidão de nascimento no caso de crianças até 12 anos. O cadastro do usuário realizado no Centro de Saúde será vinculado ao domicílio do endereço informado, quando o ACS em visita domiciliar completar todas as informações necessárias.

Quais são as formas de acesso aos atendimentos e serviços dos Centros de Saúde?

As formas de acesso aos atendimentos e serviços dos Centros de Saúde são:

  • Pela pré-recepção e recepção;
  • Momento de escuta da equipe (“Fale com a equipe”);
  • Agendamento de atividades individuais e coletivas (consultas e grupos);
  • Vacinação;
  • Assistência farmacêutica;
  • Realização de curativo;
  • Coleta de material para exame;
  • Avaliação odontológica;
  • Assistência psicossocial;
  • Aplicação de medicamentos;
  • Realização de Eletrocardiograma (ECG);
  • Marcação de exames;
  • Marcação de consultas especializadas, dentre outros.
Quais os serviços e atendimentos são oferecidos nos Centros de Saúde?

Os Centros de Saúde oferecem os seguintes serviços e atendimentos:

  • Vacinação;
  • Coleta de material para exames;
  • Entrega de resultados de exames;
  • Realização de eletrocardiograma;
  • Realização de testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatites virais, gravidez, etc);
  • Marcação de consultas e exames especializados;
  • Curativo;
  • Liberação de medicamentos pela farmácia;
  • Aplicação de medicamentos injetáveis;
  • Aferição de dados vitais (pressão arterial, glicemia, etc);
  • Coleta de exame preventivo de câncer de colo de útero e solicitação de mamografia de rastreamento e diagnóstico, conforme protocolo;
  • Atividades coletivas:  grupos diversos relacionados à promoção de saúde e cuidados com situações de saúde, como dores crônicas e diabetes;
  • Atividades na Academia da Cidade;
  • Atendimentos multiprofissionais de acordo com a avaliação da necessidade do usuário pelas equipes e de acordo com os fluxos da rede. Os profissionais disponíveis para realizar atendimentos são: 
    • Equipe de Saúde da Família e Saúde Bucal (técnico de enfermagem, enfermeiro, médico, ACS, cirurgião-dentista e auxiliar/técnico de saúde bucal
    • Profissionais das equipes eMulti que podem ser compostas pelas seguintes equipes: Nucleo de Ampliado de Saúde da Família – Atenção Básica (NASF-AB) - fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista, profissional de educação física, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo; médicos pediatras e ginecologistas (base regional) e assistentes sociais; Programa de Homeopatia, Acupuntura e Medicina Antroposófica - PRHOAMA (serviço de base regional); equipe de Saúde Mental (psiquiatra e psicólogo); Equipe Complementar (serviço de base regional); 
    • Equipe de apoio: medicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem; 
    • Equipe de Consultório na Rua (serviço de base regional); 
    • eAPP (equipe de Atenção Primária Prisional;
    • Equipe da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (PNASARI);
  • Pré-natal, atendimento de puerpério e de puericultura;
  • Visitas domiciliares e coleta domiciliar (casos específicos: pessoas restritas ao domicílio);
  • Acompanhamento da equipe de Zoonoses; 
  • Atendimento in loco pelo Consultório na Rua;
  • Orientações e encaminhamentos para outros serviços intrasetoriais (Programa Arte na Saúde, Centro de Convivência,
  • Equipe Complementar, CERSAM entre outros) e intersetoriais como CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Centro POP, Serviço de Abordagem Social, entre outros;
  • Reunião Comissão Local de Saúde;                                 
  • Fale com a Equipe;                           
  • PreP - Profilaxia Pré Exposição de Risco ao HIV(serviço voltado para prevenção do HIV em situações específicas).
     
Quais os serviços poderão ser solicitados e atendidos nos Centros de Saúde independente do território de referência  e quais são ofertados só no Centro de Saúde de referência?
SERVIÇOS DISPONÍVEIS EM QUALQUER CENTRO DE SAÚDE
  • Avaliação de pessoas com queixas clínicas de início recente (casos agudos como dores fortes, febre alta, etc.). 
    ATENÇÃO: Algumas avaliações de casos agudos devem ser realizadas em determinados locais. Gentileza se informar no Centro de Saúde de sua referência.
  • Dispensação de medicamentos de acompanhamento das condições crônicas (aquelas que se desenvolvem aos poucos e tendem a durar por longos períodos, às vezes até a vida toda)
    ATENÇÃO: apenas para o usuários residentes em Belo Horizonte.
 
SERVIÇOS DISPONÍVEIS SOMENTE NO CENTRO DE SAÚDE DE REFERÊNCIA
  • Acompanhamentos em saúde de condições crônicas como:
    • Diabetes mellitus
      • Hipertensão
      • Infecção por HIV/AIDS e/ou outras infecções sexualmente transmissíveis
      • Doenças infectocontagiosas como a tuberculose dentre outras
      • Outras situações de saúde como:
        • Pré-natal
        • Puericultura 
        • Climatério 
  • Exames preventivos:
    • Exames de prevenção cêncer de colo do útero
    • Solicitação de mamografia
    • Exames de próstata
    • Testes rápidos
    • Demais exames de rastreamento de outras enfermidades
  • Serviços de saúde bucal
  • Atividades coletivas: 
    • Lian Gong
    • Tai Chi Chuang
    • Grupos de caminhadas
    • Escovação de dentes orientada 
    • Artesanato
    • Planejamento familiar
    • Amamentação
    • Nutrição e alimentação saudável
    • Cessação do tabagismo, dentre outros.
Qual o horário de funcionamento dos  Centros de Saúde e de seus serviços?

O horário de funcionamento dos Centros de Saúde é, normalmente, das 7h às 19h. Todavia, temos algumas unidades que funcionam com horário diferenciado (6h30 às 18h30). Gentileza verificar no seu Centro de Saúde de referência.

O que é equipe e Saúde da Família (eSF)?

A Equipe de Saúde da Família é a principal porta de entrada para o SUS, oferecendo cuidado integral e contínuo à população em seu território, promovendo saúde e prevenindo doenças, com foco na atenção primária.

São formadas por:

  • Enfermeiro
  • Médico
  • Técnico/auxiliar de enfermagem
  • Agente Comunitário de Saúde (ACS). 

Esses profissionais prestam cuidados à população e auxiliam/orientam as pessoas a se responsabilizar pelo seu estado de saúde. Fazem ações de rastreamento do câncer de colo do útero e de mama, pré-natal de risco habitual, planejamento sexual e reprodutivo, puerpério e puericultura. Eles são responsáveis por coordenar o cuidado da pessoa por toda a rede SUS-BH.

Como ter acesso ao atendimento de odontologia?

É necessário que o usuário procure o seu Centro de Saúde de referência, verifique o fluxo de atendimento e a forma de agendamento para sua equipe. 

As situações de urgência e emergência são avaliadas e atendidas conforme a necessidade de cada caso. 

Ao final do tratamento, caso haja indicação, os procedimentos mais complexos são encaminhados pelo dentista do Centro de Saúde para serem executados por especialistas nos Centros de Especialidade Odontológica (CEO)

O que é equipe de Saúde Mental?

As equipes de Saúde Mental são compostas por psicólogo e psiquiatra, que têm a função de auxiliar as equipes de Saúde da Família no cuidado às pessoas acometidas por algum sofrimento mental e uso prejudicial de álcool e outras drogas. O acesso à equipe de Saúde Mental pelos usuários ocorrerá por meio de encaminhamento realizado pela equipe de Saúde da Família, pelos outros profissionais da equipe NASF-AB ou pelas equipes de apoio.

Conheça AQUI A Política de Saúde Mental de Belo Horizonte e os serviços oferecidos pela rede SUS-BH.

O que são equipes de Controle de Zoonoses (doenças transmitidas por animais)? 

As equipes de Controle de Zoonoses são formadas pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE), profissionais responsáveis pela mobilização da comunidade e pelo desenvolvimento de medidas simples de manejo ambiental, para o controle de doenças transmitidas por mosquitos e/ou de acidentes por picada de animais peçonhentos, como escorpiões e aranhas. Os ACE também realizam ações nos domicílios e peridomicílios para tratamento e identificação de focos ou criadouros desses animais ou insetos que podem causar danos à nossa saúde,  como por exemplo, dengue, chikungunya e zika.