Pular para o conteúdo principal

BH DE MÃOS DADAS CONTRA A AIDS

criado em - atualizado em

O programa “BH de Mão Dadas Contra a Aids” surgiu em Belo Horizonte no ano 2000 com o objetivo de trabalhar com diversos grupos da sociedade acerca da saúde sexual e suas formas de prevenção, da desmistificação de preconceitos e discriminações e sobre as formas de redução de danos. 
A equipe do programa atua em duas frentes de serviços: Formações (oficinas, palestras) e trabalho em campo (redução de danos). 
As oficinas e palestras são desenvolvidas por educadores sociais sobre as temáticas sexualidade; IST e prevenção combinada; diversidade sexual, raça e etnia; drogas e redução de danos e saúde mental. Em parceria com a Rede Municipal de Ensino, o trabalho acontece durante o ano nas escolas e abrange alunos e professores, na Rede de Saúde o programa oferta a capacitação para profissionais, além de atender solicitações de outras secretarias do município. 
O trabalho em campo acontece nas 9 regionais, por meio da abordagem e acompanhamento das populações vulneráveis, com foco em prevenção às IST, redução do uso abusivo de álcool e outras drogas. Os redutores também realizam a busca ativa e encaminham os usuários aos centros de saúde, fortalecendo o vínculo.
A ações de promoção da saúde para essa população acontecem continuamente e também durante eventos culturais da cidade. 

 

Educação em Saúde:

A Coordenação Municipal de Saúde Sexual e Atenção às IST, AIDS e Hepatites Virais, tem como uma de suas atribuições desenvolver atividades de educação e comunicação por meio de  folhetos, cartilhas e jornais em meio digital e impresso. 
Na rede de saúde os profissionais utilizam dessa ferramenta visando melhorar a qualidade do serviço prestado de forma multi e interdisciplinar, centrada no sujeito e em sua saúde integral. Essas ações levam o usuário refletir sobre sua sexualidade, os tipos de infecções sexualmente transmissíveis, suas formas de prevenção, tratamento e indicam os pontos de atenção do SUS, ofertados em BH.  
O enfoque educativo é um dos elementos fundamentais na qualidade da atenção prestada em saúde sexual e reprodutiva, que deve acontecer de forma permanente e por todos. O material está disponível todos, para ampla divulgação e conscientização da saúde sexual e reprodutiva. 
 

 

Faça o download do material educativo e saiba mais como prevenir e tratar as IST. 

MATERIAL EDUCATIVO

 

Cartaz: Combate à Sífilis Congênita - 2023

Folder: Combate à Sífilis Congênita - 2023

Folder: Julho Amarelo - Combate às Hepatites Virais - 2023

Cartaz: Autoteste HIV - 2023

Cartaz: PEP - 2023

Cartaz: PrEP - 2024

Folder: Bloco da Prevenção - Carnaval 2023

Guia técnico: Profilaxia da infecção pelo HIV e das Infecções Sexualmente Transmissíveis na violência sexual contra criança e adolescente - 2023

Cartilha: BH de Mãos Dadas contra a AIDS - Saúde Sexual Integral - 2022

Folder: Infecções Sexualmente Transmissíveis - 2022

Flyer: Monkeypox - 2022

Folder: Sífilis Congênita - 2022

Folder: Teste Rápido IST - 2022

Folder: Dezembro Vermelho 2022

Folder: Julho Amarelo - Combate às Hepatites Virais - 2021

Folder: Sífilis - Você pode ter e não saber- 2021

Cartaz: Teste Rápido IST - usuário - 2021

Cartaz: Teste Rápido IST - profissionais da saúde - 2021

Boletim Dezembro Vermelho - 2020

Flyer: Dezembro Vermelho - HIV: você sabia? - 2020

Cartaz: Orientações para Autoteste - 2019

Flyer: Orientações para Autoteste - 2019

Folder Prevenção Combinada - 2019

 

 

Mais informações sobre HIV, hepatites, sífilis e IST de maneira geral, acesse os links abaixo: 

HIV/AIDS

Hepatites Virais

Sífilis

IST