O QUE É IST?
Em 2016, o Ministério da Saúde adotou a nova nomenclatura “IST” (Infecções Sexualmente Transmissíveis) no lugar de “DST” (Doenças Sexualmente Transmissíveis)”. A nomenclatura antiga “DST” implicava na presença de sinais e sintomas visíveis no organismo do indivíduo. Quanto ao termo “infecções”, determinam períodos sem sintomas ou assintomáticos, o qual é possível detectar a infecção apenas por exames específicos.
As IST são causadas por microrganismos (vírus, bactérias, fungos e protozoários), sendo transmitidas, principalmente, por contato sexual e, de forma eventual, por via sanguínea. A transmissão de uma IST ainda pode acontecer da mãe para a criança durante a gestação, parto ou amamentação. Existem diversos tipos de infecções sexualmente transmissíveis, mas os exemplos mais conhecidos são: cancro mole, gonorreia, infecção pelo HTLV, HIV, Hepatites B e C, HPV, linfogranuloma venéreo, tricomoníase, sífilis.
Essas infecções podem se apresentar sob a forma de síndromes: úlceras genitais, corrimento uretral, corrimento vaginal e doença inflamatória pélvica. Sempre que identificar algum sinal ou sintoma deve-se procurar o serviço de saúde independente de quando foi a última relação. A evolução silenciosa de algumas IST pode levar a graves complicações, por isso é necessário um diagnóstico precoce para iniciar o tratamento. O corpo deve ser observado durante a higiene pessoal, o que pode ajudar a identificar uma IST no estágio inicial e buscar ajuda médica nos serviços de saúde.
FLUXO DE TRATAMENTO PARA IST
Os pacientes com suspeita de IST deverão buscar o Centros de Saúde de sua região para o diagnóstico e tratamento ou a Unidade de Referência Secundária (URS) Centro-Sul.
Pessoas com teste rápido reagente para HIV ou hepatite B e C são referenciados para os serviços especializados.
PREVENÇÃO ÀS IST
Insumos de prevenção (preservativo)
Os preservativos tem sido um dos métodos para evitar a gravidez e a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do HIV/aids e das hepatites virais B e C e siflis. Eles são disponibilizados gratuitamente em Centros de Saúde e unidades da rede SUS-BH.
A Secretaria Municipal de Saúde de BH disponibiliza insumos para sua rede de assistência e para empresas, ONGs, sociedade civil e outras instituições que tenham interesse em contribuir para prevenção das infecções sexualmente transmissíveis.
Os insumos podem ser solicitados via e-mail dst@pbh.gov.br, sendo liberados após análise do pedido :
NOME DA EMPRESA | |
RESPONSÁVEL PELA SOLICITAÇÃO | |
EVENTO/DATA | |
TELEFONE | |
ENDEREÇO | |
PRESERVATIVO INTERNO (FEMININO) | |
PRESERVATIVO EXTERNO (MASCULINO) | |
QUANTITATIVO - PÚBLICO ALVO |
TESTAGEM RÁPIDA E AUTOTESTE
O SUS realiza exames laboratoriais e testes rápidos gratuitamente para IST. Os exames laboratoriais são realizados conforme solicitação médica. Já os testes rápidos podem ser feitos sem encaminhamento prévio. Eles são realizados em um tempo médio de 20 minutos por profissionais da saúde que também fazem uma abordagem de aconselhamento ao usuário, visando conscientizá-lo sobre as formas de profilaxia e cuidados com a saúde sexual.
Os testes rápidos são ofertados em todos os Centros de Saúde, nos Serviços de Atenção Especializados (SAE) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA)
Onde buscar tratamento:
CTA Hipercentro
Shopping Caetés: R. Caetés, 466, Piso Caetés - Centro
3277-7007
CTA/SAE Sagrada Família
R. Joaquim Felício, 141 - Sagrada Família
3277-5757
CTR/DIP Orestes Diniz
Al. Vereador Álvaro Celso, 241 - Santa Efigênia
3277-4341
URS Centro-Sul
R. Paraíba, 890 - Funcionários
3277-5356
Hospital Eduardo de Menezes
R. Dr. Cristiano Rezende, 2.213 - Bonsucesso
3328-5000
SAE UNIFENAS
R. Professor Hermínio Guerra, 97- Itapoã
2536-5655
O Autoteste HIV é um processo no qual uma pessoa coleta sua própria amostra (fluido oral) e, em seguida, realiza um teste e interpreta o resultado, sozinho ou com alguém em quem confia. Se o resultado é “reagente”, ou seja, positivo, a pessoa pode estar infectada pelo HIV. Entretanto, esse não é um resultado definitivo. Nesse caso, ela deve procurar o serviço de saúde para realizar outros testes que irão confirmar ou não o resultado reagente. O autoteste pode ser retirado nos Serviços Especializados.
PREVENÇÃO E PROMOÇÃO EM SAÚDE
Além da distribuição de insumos para prevenção às IST, a PBH conta com o programa BH de Mãos Dadas contra AIDS.
Ele surgiu em Belo Horizonte no ano 2000 com o objetivo de trabalhar com diversos grupos da sociedade acerca da saúde sexual e suas formas de prevenção, da desmistificação de preconceitos e discriminações e sobre as formas de redução de danos. A equipe do programa atua em duas frentes de serviços: Formações (oficinas, palestras) e trabalho em campo (redução de danos).
CLIQUE AQUI e conheça mais sobre o BH de Mãos Dadas contra a AIDS.
- FAÇA O DOWNLOAD DO MATERIAL TÉCNICO
Informe Epidemiológico e operacional Vigilância do Cuidado de Doenças Crônicas Transmissíveis - 2024
- FAÇA O DOWNLOAD DO MATERIAL EDUCATIVO
Folder - IST : Infecções Sexualmente Transmissíveis - Previna-se. Trate-se. Faça o teste - 2024
Folder HPV + Câncer do Colo do Útero - 2024
Folder: Bloco da Prevenção - Carnaval 2024
Cartaz: Combate à Sífilis Congênita - 2023
Folder: Combate à Sífilis Congênita - 2023
Folder: Julho Amarelo - Combate às Hepatites Virais - 2023
Folder: Bloco da Prevenção - Carnaval 2023
Cartilha: BH de Mãos Dadas contra a AIDS - Saúde Sexual Integral - 2022
Folder: Infecções Sexualmente Transmissíveis - 2022
Folder: Sífilis Congênita - 2022
Folder: Teste Rápido IST - 2022
Folder: Dezembro Vermelho 2022
Folder: Julho Amarelo - Combate às Hepatites Virais - 2021
Folder: Sífilis - Você pode ter e não saber- 2021
Cartaz: Teste Rápido IST - usuário - 2021
Cartaz: Teste Rápido IST - profissionais da saúde - 2021
Boletim Dezembro Vermelho - 2020
Flyer: Dezembro Vermelho - HIV: você sabia? - 2020
Cartaz: Orientações para Autoteste - 2019
Flyer: Orientações para Autoteste - 2019
Folder Prevenção Combinada - 2019