Pular para o conteúdo principal

Zika

criado em - atualizado em

As arboviroses (dengue, chikungunya e zika) são as doenças virais transmitidas por artrópodes (como o mosquito Aedes aegypti). Estas doenças são considerdas principais problemas de saúde pública no mundo. Esse mesmo vetor é capaz de transmitir a dengue, chikungunya e zika, além de ser potencial vetor para a febre amarela urbana


 

Atendimento médico para casos de zika e outras arboviroses

Para ampliar a assistência às pessoas que apresentarem sintomas de zika e outras arboviroses, unidades específicas estão abertas diariamente, inclusive aos finais de semana. Podem procurar os locais aqueles que tiverem febre, dores no corpo ou dor de cabeça e manchas vermelhas na pele. Confira o endereço dos locais abaixo.

 

ENDEREÇOS DAS UNIDADES ESPECÍFICAS

 


 

Teleconsulta

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte está oferecendo teleconsultas para atendimento das pessoas a partir de um ano de idade. 


As vagas estão disponíveis outras situações clínicas apresentadas pela população da capital, além das arboviroses. Com isso, podem agendar um horário para o teleatendimento as pessoas com quadros clínicos de menor gravidade, como gripe, diarreias, vômitos, suspeita de infecção urinária ou dores articulares, por exemplo. 

 

QUERO AGENDAR UMA TELECONSULTA

 


 

Teleorientação sobre Arboviroses

Além da teleconsulta, a Prefeitura de Belo Horizonte disponibiliza o serviço “Teleorientação sobre Arboviroses”. Os cidadãos podem ligar para o telefone 3419-7045 e tirar suas dúvidas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de dengue, zika e chikungunya. Enfermeiros capacitados são responsáveis por responder e orientar a população.

 

A teleorientação funciona todos os dias, das 7h às 19h. Além disso, o serviço também informa sobre os principais sintomas, os primeiros cuidados e quais os serviços de saúde devem ser procurados, de acordo com o quadro clínico apresentado pelo paciente.

 

Teleorientação sobre Arboviroses - 3419-7045
Todos os dias, das 7h às 19h

 

 

A zika

O Zika vírus (ZikaV) é um RNA vírus, do gênero Flavivírus, família Flaviviridae. Foi isolado pela primeira vez em primatas não humanos em Uganda, na floresta Zika em 1947. O principal modo de transmissão descrito do vírus é por vetores (Aedes).


Há registro de circulação esporádica na África (Angola, República Central Africana, Gâmbia, Uganda, Zâmbia, Nigéria, Tanzânia, Egito, África Central, Serra Leoa, Gabão, Senegal, Costa do Marfim, Camarões, Etiópia, Quênia, Somália e Burkina Faso), Ásia (Malásia, Índia, Paquistão, Filipinas, Tailândia, Vietnã, Camboja, Índia, Indonésia) e Oceania (Micronésia, Polinésia Francesa, Nova Caledônia, Ilhas Cook, Ilhas Salomão e Vanuatu).


Nas Américas foi confirmada a transmissão autóctone do vírus Zika na Ilha de Páscoa (Chile) em fevereiro de 2014.


Os primeiros casos autóctones confirmados no Brasil ocorreram no Nordeste, em março de 2015 e, desde então, houve aumento do número de casos em vários estados brasileiros, inclusive em Minas Gerais. No final de 2015, o Ministério da Saúde informou a associação entre a infecção pelo vírus Zika em gestantes e o aumento do número de microcefalias em recém-nascidos.

 

 

Balanço da Zika

Toda semana a Secretaria Municipal divulga um balanço atualizado com as ações de controle e prevenção à doença, e número de casos registrados na capital.

Quero acessar o Balanço da Zika

 


Notas Técnicas



Materiais técnicos para download

Guia Rápido de Manejo das Arboviroses: Dengue Chikungunya e Zika - 2024

 


Veja mais informações sobre outras arboviroses:

Dengue

Chikungunya 


 

A melhor forma de cuidado é a PREVENÇÃO. Combater a dengue, a zika e a chikungunya é missão de todos!

 

Veja AQUI o que você e sua família podem fazer para acabar com o Aedes Aegypti.