As arboviroses (dengue, chikungunya e zika) são as doenças virais transmitidas por artrópodes (como o mosquito Aedes aegypti). Estas doenças são considerdas principais problemas de saúde pública no mundo. Esse mesmo vetor é capaz de transmitir a dengue, chikungunya e zika, além de ser potencial vetor para a febre amarela urbana.
- Teleconsulta
São oferecidas teleconsultas para atendimento das pessoas a partir de um ano de idade.
As vagas estão disponíveis outras situações clínicas apresentadas pela população da capital, além das arboviroses. Com isso, podem agendar um horário para o teleatendimento as pessoas com quadros clínicos de menor gravidade, como gripe, diarreias, vômitos, suspeita de infecção urinária ou dores articulares, por exemplo.
Balanço da zika
Toda semana a Secretaria Municipal divulga um balanço atualizado com as ações de controle e prevenção à doença, e número de casos registrados na capital.
Quero acessar o Balanço da zika
- A zika
O Zika vírus (ZikaV) é um RNA vírus, do gênero Flavivírus, família Flaviviridae. Foi isolado pela primeira vez em primatas não humanos em Uganda, na floresta Zika em 1947. O principal modo de transmissão descrito do vírus é por vetores (Aedes).
Há registro de circulação esporádica na África (Angola, República Central Africana, Gâmbia, Uganda, Zâmbia, Nigéria, Tanzânia, Egito, África Central, Serra Leoa, Gabão, Senegal, Costa do Marfim, Camarões, Etiópia, Quênia, Somália e Burkina Faso), Ásia (Malásia, Índia, Paquistão, Filipinas, Tailândia, Vietnã, Camboja, Índia, Indonésia) e Oceania (Micronésia, Polinésia Francesa, Nova Caledônia, Ilhas Cook, Ilhas Salomão e Vanuatu).
Nas Américas foi confirmada a transmissão autóctone do vírus Zika na Ilha de Páscoa (Chile) em fevereiro de 2014.
Os primeiros casos autóctones confirmados no Brasil ocorreram no Nordeste, em março de 2015 e, desde então, houve aumento do número de casos em vários estados brasileiros, inclusive em Minas Gerais. No final de 2015, o Ministério da Saúde informou a associação entre a infecção pelo vírus Zika em gestantes e o aumento do número de microcefalias em recém-nascidos.
Notas Técnicas
- Nota Técnica nº 01/2024 - Fluxo de Notificação e Investigação Laboratorial de dengue, chikungunya e Zika na Rede-SUS-BH
- Nota Técnica nº 02/2024 - Recomendações para adequação das ações desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde durante a vigência de epidemia de Arboviroses
- Nota Técnica nº 005/2024 - Manifestações orais associadas aos quadros de Dengue, Zika e Chikungunya.
Materiais para download
Guia Rápido de Manejo das Arboviroses: Dengue Chikungunya e Zika - 2024
Flyer educativo - Orientações para proteção durante a pulverização do inceticida Aero System - 2024
Flyer educativo - Orientações para proteção durante a pulverização do inceticida UBV - 2024
Flyer educativo - Checklist de prevenção contra as arboviroses (dengue, zika e chikungunya) - 2024
Veja mais informações sobre outras arboviroses: