Pular para o conteúdo principal

Saúde do Trabalhador

criado em - atualizado em

A Saúde do Trabalhador (ST) é uma área de conhecimento e prática, que tem por objetivo compreender as relações entre o trabalho e a saúde dos trabalhadores para intervir na ocorrência e evolução dos agravos relacionados ao trabalho.

Foi criada a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora para o desenvolvimento da atenção integral ao trabalhador, com ênfase na Vigilância, visando a promoção e a proteção da saúde, seguindo os princípios, diretrizes e estratégias do Sistema Único de Saúde (SUS).

São sujeitos desta política todos os trabalhadores, homens e mulheres, independentemente de sua residência, de sua forma de inserção no mercado de trabalho, formal ou informal, de seu vínculo empregatício, público ou privado, assalariado, autônomo, avulso, temporário, cooperativado, aprendiz, estagiário, doméstico ou aposentado.

Em Belo Horizonte, as ações de ST no SUS são administradas pela Coordenação da Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde. As atividades são realizadas nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), tendo uma unidade na região do Barreiro (CEREST Barreiro) e outra na Regional Centro Sul (CEREST Centro Sul).
 
Em 1996 foi incluído um capítulo de ST no Código Sanitário Municipal, dando suporte às atividades de vigilância específicas dessa área e nomeando os membros das equipes de vigilância como autoridades sanitárias, com direito legal de entrada em qualquer ambiente de trabalho.

Os CEREST’s contam com uma equipe multiprofissional (médicos do trabalho, enfermeiros do trabalho, assistentes sociais, fisioterapeutas, engenheiros de segurança e técnicos de enfermagem) e presta um atendimento com características próprias, com conhecimento técnico sobre as condições em que o trabalho é exercido, com avaliação de providências de correção ou redução de riscos na atividade profissional.

Esses serviços oferecem opção de esclarecimento de dúvidas e em, caso de suspeita de doenças relacionadas ao trabalho, os pacientes devem ser encaminhados aos CEREST’s, com agendamento prévio, também com opção de esclarecimento de dúvidas, através dos telefones:

Coordenação de Saúde do Trabalhador/SMSA

CEREST Barreiro
(31) 3277-5800

CEREST Centro-Sul
(31) 3277-51835138 ou (31) 3277-5138

 

Protocolos

Saúde do Trabalhador na Atenção Primária à Saúde - 2023

Atendimento após exposição a material biológico - 2022

Saúde do Trabalhador na Rede Complementar de Saúde - 2018

 

Cartilhas 

Guia para Trabalhadores de Câmara Fria - Volume II - 2023

Guia para Trabalhadores de Câmara Fria - Volume I - 2023

Acidentes com material biológico de risco - 2018

 

Fluxos e orientações gerais

Folder: Orientações ao paciente acidentado com material biológico de risco - 2023

Folder: Saúde - Esta não pode faltar ao trabalho - 2018

Orientações para teste de contato - 2018

Folder: Lesões por esforços repetitivos/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho  - 2024

 

Revistas Abril Verde: mês da segurança no trabalho e saúde do trabalhador

Revista Abril Verde: Saúde mental e trabalho - 2023

Revista Abril Verde: Saúde do Servidor em destaque - 2023

Revista Abril Verde: Saúde do trabalhador no SUS - 2022

Revista Abril Verde: Trabalhar sim! Acidentar-se, não! - 2022

 

Links importantes

Observatório de Saúde do Trabalhador de Belo Horizonte / OSAT-BH

Ministério do Trabalho e Previdência Social

RENAST Online

Episódios de Violência no Trabalho