Pular para o conteúdo principal

Saúde do Trabalhador

atualizado em 22/03/2018 | 12:52

A Saúde do Trabalhador (ST) é uma área de conhecimento e prática, que tem por objetivo compreender as relações entre o trabalho e a saúde dos trabalhadores para intervir na ocorrência e evolução dos agravos relacionados ao trabalho.

Foi criada a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora para o desenvolvimento da atenção integral ao trabalhador, com ênfase na Vigilância, visando a promoção e a proteção da saúde, tendo definição dos princípios, diretrizes e estratégias a serem observados no Sistema Único de Saúde (SUS).

São sujeitos desta política todos os trabalhadores, homens e mulheres, independentemente de sua residência, de sua forma de inserção no mercado de trabalho, formal ou informal, de seu vínculo empregatício, público ou privado, assalariado, autônomo, avulso, temporário, cooperativado, aprendiz, estagiário, doméstico ou aposentado.

Em Belo Horizonte, as ações de ST no SUS são administradas pela Coordenação da Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde. A atividades são realizadas nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), tendo uma unidade na região do Barreiro (CEREST Barreiro) e outra na Regional Centro Sul (CEREST Centro Sul).
 
Em 1996 foi incluído um capítulo de ST no Código Sanitário Municipal, dando suporte às atividades de vigilância específicas dessa área e nomeando os membros das equipes de vigilância como autoridades sanitárias, com direito legal de entrada em qualquer ambiente de trabalho.

Os CEREST’s contam com uma equipe multiprofissional (médicos do trabalho, enfermeiros do trabalho, assistentes sociais, fisioterapeutas, engenheiros de segurança e técnicos de enfermagem) e presta um atendimento com características próprias, com conhecimento técnico sobre as condições em que o trabalho é exercido, com avaliação de providências de correção ou redução de riscos na atividade profissional.

Em caso de suspeita de doenças relacionadas ao trabalho, os pacientes devem ser encaminhados aos CEREST’s, com agendamento prévio, também com opção de esclarecimento de dúvidas, através dos telefones:

Coordenação de Saúde do Trabalhador/SMSA
(31) 3277-7800

CEREST Barreiro
(31) 3277-5800

CEREST Centro-Sul
(31) 3277-51835138

 

Protocolos Saúde do Trabalhador

protocolo_st_atencao_primaria-2015.jpg

protocolo_st_rede_complementar.jpg

 

Cartilhas Saúde do Trabalhador

cartilha_orientacoes_empresa_acidente_material_biologico_risco.jpg

cartilha_orientacoes_paciente_acidente_material_biologico_risco.jpg

 

Fluxos e orientações gerais

folder_saude_faltar_trabalho.jpg

fluxo_orientacoes_teste_contato.jpg

 

Links importantes

Observatório de Saúde do Trabalhador de Belo Horizonte / OSAT-BH

Ministério do Trabalho e Previdência Social

RENAST Online

Episódios de Violência no Trabalho