Pular para o conteúdo principal

CENTRO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE (CIEVS)

atualizado em 26/04/2018 | 10:27

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Belo Horizonte (CIEVS-BH) foi implementado em 2009, durante a pandemia de influenza. Tem como função primordial a cooperação entre as diferentes instâncias de gestão, prevendo medidas de controle e intercâmbio de informações epidemiológicas sobre a propagação de doenças de interesse local, regional, nacional e internacional. Desde então, estruturou-se para oferecer resposta rápida às emergências em saúde pública, além de auxiliar na resposta e análise de agravos específicos como Influenza, Tétano acidental, Doença de Creutzfeldt Jakob, Botulismo, Difteria, Brucelose, Doença de Lyme e surtos.
 

O serviço funciona presencialmente em horário comercial e em regime de plantão de sobreaviso 24 horas por dia durante sete dias por semana, para recebimento de notificações, autorização da dispensação de medicações específicas e imunobiológicos, discussão de casos clínicos, orientações quanto aos fluxos e condutas adequadas a cada caso, além de outras demandas da rede assistencial de Belo Horizonte.
 

Semanalmente, a equipe elabora dois documentos que são divulgados para toda a rede: a Lista de Emergência em Saúde Pública de Belo Horizonte (LESP-BH), com informações sobre as emergências de interesse municipal para os gestores e técnicos da área de vigilância e um Alerta Semanal de doenças, agravos e eventos de interesse em saúde pública de ocorrência nacional e internacional.

Contatos: 3277-7767 / 3277-7768
Plantão: 98835-3120