A Prefeitura de Belo Horizonte oferta teleconsultas para atender pessoas com queixas clínicas leves, como sintomas de doenças respiratórias e de arboviroses (dengue, zika e chikungunya), diarreias e dores de cabeça. Os atendimentos contam com uma pré-consulta, que será realizada por enfermeiros. Essa qualificação tem como objetivo otimizar o serviço e prestar o cuidado e a orientação oportunos ao usuário.
Todos os moradores da capital, a partir de dois anos de idade e cadastrados em um dos 153 centros de saúde, podem ter acesso à modalidade assistencial com atendimento de médicos da rede SUS-BH. Caso o cidadão não tenha cadastro, ele deve procurar a unidade de referência para realizar esse processo. Os endereços estão disponíveis aqui.
Em parceria com a Unimed-BH, a PBH modernizou o sistema de agendamento. A plataforma tem novas funcionalidades:
- Anexar até dois documentos antes ou durante o atendimento on-line
- CPF e senha para logar na plataforma
- Uso de CAPTCHA, que consiste em um teste simples para proteger a conta contra entradas digitais remotas
Com essas atualizações, todos os usuários precisarão REFAZER o cadastro na nova ferramenta.
Como fazer o recadastramento?
- Clique no botão QUERO AGENDAR TELECONSULTA
- Na tela do sistema clique em NÃO TENHO CADASTRO
- Selecione o ícone solicitado no CAPTCHA
- Preencha os dados corretamente e clique em CONFIRMAR
- Você receberá um link no e-mail cadastrado, clique nele para criar uma senha de acesso
- Você será direcionado para o site do novo sistema. ESCOLHA UMA SENHA QUE SEJA DIFÍCIL DE ADIVINHAR
PRONTO! AGORA BASTA SEGUIR NORMALMENTE COM O AGENDAMENTO.
Como fazer o agendamento?
O procedimento para agendar uma teleconsulta segue o mesmo. Basta logar no novo sistema com a senha criada após o recadastramento na plataforma e escolher uma data e horário disponíveis.
De acordo com o diagnóstico, o paciente receberá as orientações, além da prescrição de medicamentos e outros documentos médicos que se fizerem necessários e que serão enviados para o e-mail cadastrado em um prazo de até 24 horas. Com a impressão da receita ou exame, o paciente ou responsável poderá buscar a medicação ou agendar o exame solicitado no centro de saúde de referência.
Os teleatendimentos seguem acontecendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Eles devem ser feitos clicando no botão abaixo:
É importante esclarecer que que as teleconsultas que forem agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro delas e não dos pais, mas cabe destacar que os responsáveis devem ter mais de 18 anos e devem também acompanhar todo o atendimento.