Pular para o conteúdo principal

HIV / Aids

criado em 01/02/2018 - atualizado em 05/07/2023 | 13:13

O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae, sua sigla significa Vírus da Imunodeficiência Humana. O HIV ataca o sistema imunológico, ligando a membrana dos linfócitos T-CD4+ e penetrando no interior da célula que aos poucos perdem sua capacidade de defesa causando a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – Aids.

 

O HIV é transmitido por meio do contato sexual com sêmen, líquido pré-seminal, fluidos retais, fluidos vaginais; contato com sangue; leite materno; materiais perfurocortantes como agulhas.

 

Não há transmissão do HIV nas seguintes situações: Sexo desde que se use corretamente a camisinha; Masturbação a dois; Beijo no rosto ou na boca; Suor e lágrima; Picada de inseto; Aperto de mão ou abraço; Sabonete/toalha/lençóis; Talheres/copos; Assento de ônibus; Piscina; Banheiro; Doação de sangue; pelo ar.

 

Transmissão do HIV da mãe para o filho

Mulheres grávidas que vivem com HIV e estão sem tratamento podem transmitir o vírus para o bebê durante a gravidez, parto e amamentação. O uso de antirretrovirais – ARV e outras estratégias ajudam a diminuir a taxa de transmissão da mãe para o bebê para 1%.
Após o nascimento, os bebês nascidos de mulheres com HIV recebem remédios contra o HIV para reduzir o risco de transmissão e são acompanhados no CTR DIP Orestes Diniz.

 

O QUE É JANELA IMUNOLÓGICA? 

Conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida de uma pessoa que vive com o vírus. Quem faz o teste com regularidade, busca tratamento no tempo certo e pode ganhar muito em qualidade de vida. Por isso, se você passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, faça o teste para HIV.

 

DIAGNÓSTICO:

Conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida de uma pessoa que vive com o vírus. Quem faz o teste com regularidade, busca tratamento no tempo certo e pode ganhar muito em qualidade de vida. Por isso, se você passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, faça o teste para HIV.

 


PREVENÇÃO:

A Prevenção Combinada é uma estratégia que faz uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção específicas para determinados segmentos populacionais e de determinadas formas de transmissão do HIV.

Na Mandala da Prevenção podemos destacar os métodos voltadas à redução do risco de exposição, mediante intervenção na interação entre o HIV e a pessoa passível de infecção pelo uso de antirretrovirais através do uso da PEP e PrEP, de acordo com as situações de exposição (acesse os links e saiba mais). 



TRATAMENTO

Ter o HIV não significa ter Aids, mas sem tratamento, a infecção pelo HIV avança em estágios, piorando com o tempo. O HIV destrói gradualmente o sistema imunológico, eventualmente causa a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).

Não existe cura para o HIV, mas o tratamento com medicamentos, chamado Terapia Antirretroviral - TARV, pode retardar ou impedir que a infecção avance de um estágio para o outro. Os medicamentos para o HIV ajudam as pessoas portadoras do vírus a viver mais e com mais saúde. Um dos principais objetivos da TARV é reduzir a carga viral de uma pessoa para um nível indetectável. Uma carga viral indetectável significa que a quantidade de vírus no sangue é muito baixa para ser detectada por um teste de carga viral. As pessoas com HIV que mantêm uma carga viral indetectável não apresentam risco de transmitir o HIV ao seu parceiro HIV negativo através do sexo.

Ao realizar o teste e este der positivo para HIV, o próprio serviço agendará sua consulta em um dos serviços especializados do SUS BH. Se você realizou o teste em um laboratório particular, ou fez um autoteste, procure o Centro de Saúde próximo de sua casa para marcar sua consulta em um dos Serviços de Atenção Especializada (SAE) da rede SUS BH.

 

Os autotestes podem ser retirados gratuitamente em todos os Centros de Saúde, nos CTAs, no CTR/DIP Orestes Diniz e na URS Centro-Sul. 

 

Preservativos estão disponíveis em todos os Centros de Saúde gratuitamente. Veja AQUI os endereços.

 

Endereços para testagem e tratamento:

 

CTA Hipercentro
Endereço: Shopping Caetés: Rua Caetés, 466 - Piso Caetés - Centro
Telefone: (31) 3246-7007

CTA SAE Sagrada Família
Endereço: Rua Joaquim Felício, 141 - Sagrada Família
Telefone: (31) 3277-5757

CTR DIP Orestes Diniz
Endereço: Rua Alameda Álvaro Celso, 241 - Santa Efigênia
Telefone: (31) 3277-4341 

URS Centro-Sul
Endereço: Rua Paraíba, 890 - Funcionários
Telefone: (31) 3277-5356 

Hospital Eduardo de Menezes 
Endereço: Rua Dr. Cristiano Rezende, 2.213 - Bonsucesso
Telefone: (31) 3328-5000

SAE UNIFENAS
R. Professor Hermínio Guerra, 97- Itapoã
(31) 2536-5655    


 

DEZEMBRO VERMELHO

A Organização Mundial de Saúde (OMS), em outubro de 1987, com o apoio das Organizações das Nações Unidas (ONU), instituiu a data de 1° de dezembro como Dia Mundial de Luta contra a Aids. O laço vermelho tornou-se o símbolo da campanha em todo mundo e foi escolhido devido à ligação ao sangue e a ideia de paixão, visto como uma forma de solidariedade, comprometimento e mobilização na luta contra o HIV.

 

Em 2022, em alusão ao 1° de dezembro, lembramos da Equidade, um dos princípios básicos do SUS que visa diminuir as desigualdades e reconhecer as diferenças.

 

Avanços tecnológicos em saúde como o uso de antirretrovirais, fornecimento de diversas formas de prevenção como a testagem rápida, dispensação de preservativos, uso de profilaxia pré e pós exposição para população, ofertas de serviços especializados, assistência através da redução de danos a população de rua e profissionais dos sexo, são nesses últimos anos estratégias para alcançar e praticar a equidade no combate ao HIV/Aids.


 

PREVENÇÃO E PROMOÇÃO EM SAÚDE 

Além da distribuição de insumos para prevenção às IST, a PBH conta com o programa BH de Mãos Dadas contra  AIDS.
Ele surgiu em Belo Horizonte no ano 2000 com o objetivo de trabalhar com diversos grupos da sociedade acerca da saúde sexual e suas formas de prevenção, da desmistificação de preconceitos e discriminações e sobre as formas de redução de danos. A equipe do programa atua em duas frentes de serviços: Formações (oficinas, palestras) e trabalho em campo (redução de danos). 

CLIQUE AQUI e conheça mais sobre o BH de Mãos Dadas contra a AIDS.

 

Faça o download do material educativo e saiba mais como prevenir e tratar as IST. 

 

MATERIAL EDUCATIVO

Folder: Julho Amarelo - Combate às Hepatites Virais - 2023

Cartaz: Autoteste HIV - 2023

Cartaz: PEP - 2023

Cartaz: PrEP - 2023

Folder: Bloco da Prevenção - Carnaval 2023

Guia técnico: Profilaxia da infecção pelo HIV e das Infecções Sexualmente Transmissíveis na violência sexual contra criança e adolescente - 2023

Cartilha: BH de Mãos Dadas contra a AIDS - Saúde Sexual Integral - 2022

Folder: Infecções Sexualmente Transmissíveis - 2022

Flyer: Monkeypox - 2022

Folder: Sífilis Congênita - 2022

Folder: Teste Rápido IST - 2022

Folder: Dezembro Vermelho 2022

Folder: Julho Amarelo - Combate às Hepatites Virais - 2021

Folder: Sífilis - Você pode ter e não saber- 2021

Cartaz: Teste Rápido IST - usuário - 2021

Cartaz: Teste Rápido IST - profissionais da saúde - 2021

Boletim Dezembro Vermelho - 2020

Flyer: Dezembro Vermelho - HIV: você sabia? - 2020

Cartaz: Orientações para Autoteste - 2019

Flyer: Orientações para Autoteste - 2019

Folder Prevenção Combinada - 2019

 

 

Mais informações sobre hepatites, sífilis e IST de maneira geral, acesse os links abaixo: 

Hepatites Virais

Sífilis

IST