Pular para o conteúdo principal

Exames Laboratoriais

atualizado em 26/02/2018 | 14:41

Os exames laboratoriais são de extrema importância na atividade clínica com impacto nos diferentes estágios da cadeia de saúde: prevenção,diagnóstico, prognóstico e acompanhamento terapêutico.
 

A rede de laboratórios da Prefeitura de Belo Horizonte possui cinco Laboratórios Regionais e um Laboratório Municipal de Referência que atendem a demanda de exames laboratoriais da Secretaria Municipal de Saúde. A coleta de exames é realizada no Centro de Saúde mais próximo de sua residência, permitindo assim melhor acesso aos exames laboratoriais. Para maior comodidade os resultados dos exames estão disponíveis na internet através do site da PBH. O município conta ainda com o Laboratório de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), referência na cidade para o atendimento aos portadores dessas doenças e também com seis laboratórios de urgência funcionando dentro das UPA’s dando suporte laboratorial. A rede laboratorial da SMSA realiza aproximadamente 8.000.000 exames/ano.


Manual de Exames/Laboratoriais da rede SUS-BH

Manual de Coleta/Orientações para coleta de sangue venoso, acondicionamento e transporte das amostras biológicas para realização de exames laboratoriais na rede SUS-BH