Pular para o conteúdo principal

CHIKUNGUNYA

criado em - atualizado em

As arboviroses (dengue, chikungunya e zika) são as doenças virais transmitidas por artrópodes (como o mosquito Aedes aegypti). Estas doenças são considerdas principais problemas de saúde pública no mundo. Esse mesmo vetor é capaz de transmitir a dengue, chikungunya e zika, além de ser potencial vetor para a febre amarela urbana


 


Atendimento médico para casos de chikungunya e outras arboviroses

Para ampliar a assistência às pessoas que apresentarem sintomas de chikungunya e outras arboviroses, unidades específicas estão abertas diariamente, inclusive aos finais de semana. Podem procurar os locais aqueles que tiverem febre, dores no corpo ou dor de cabeça e manchas vermelhas na pele. Confira o endereço dos locais abaixo.

 

ENDEREÇOS DAS UNIDADES ESPECÍFICAS

 


 

Teleconsulta

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte está oferecendo teleconsultas para atendimento das pessoas a partir de um ano de idade. 


As vagas estão disponíveis outras situações clínicas apresentadas pela população da capital, além das arboviroses. Com isso, podem agendar um horário para o teleatendimento as pessoas com quadros clínicos de menor gravidade, como gripe, diarreias, vômitos, suspeita de infecção urinária ou dores articulares, por exemplo. 

 

QUERO AGENDAR UMA TELECONSULTA

 


 

Teleorientação sobre Arboviroses

Além da teleconsulta, a Prefeitura de Belo Horizonte disponibiliza o serviço “Teleorientação sobre Arboviroses”. Os cidadãos podem ligar para o telefone 3419-7045 e tirar suas dúvidas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de dengue, zika e chikungunya. Enfermeiros capacitados são responsáveis por responder e orientar a população.

 

A teleorientação funciona todos os dias, das 7h às 19h. Além disso, o serviço também informa sobre os principais sintomas, os primeiros cuidados e quais os serviços de saúde devem ser procurados, de acordo com o quadro clínico apresentado pelo paciente.

 

Teleorientação sobre Arboviroses - 3419-7045
Todos os dias, das 7h às 19h

 

 

A Chikungunya 

Febre de Chikungunya é uma arbovirose causada por um vírus RNA que pertence ao gênero Alphavirus da família Togaviridae. O nome Chikungunya significa “aqueles que se dobram”, descrevendo a aparência encurvada dos pacientes que desenvolvem artralgia intensa. O vírus foi isolado pela primeira vez em humanos na epidemia da Tanzânia em 1952-1953. Outros surtos ocorreram na África e na Ásia durante as décadas de 60 e 70.


O vírus Chikungunya teve a capacidade de emergir em novas áreas muito rapidamente devido à presença de mosquitos vetores competentes e hospedeiros susceptíveis, o que aumentou o risco de transmissão endêmica do vírus nas Américas, chegando ao Brasil no ano de 2014, onde foi detectada a circulação autóctone em três Unidades Federativas do país.
Em dois estados ocorreram surtos da doença, no Amapá e na Bahia, e em Mato Grosso do Sul houve detecção do vírus de forma autóctone, mas com menor intensidade. 


Em Belo Horizonte, o primeiro caso confirmado importado da Febre de Chikungunya ocorreu no ano de 2014. Já os primeiros casos registrados autóctones ocorreram em 2016. Entre os anos de 2014 a 2017 foram notificados 469 casos suspeitos da doença, desses foram confirmados 159 casos (33,9%), sendo 83 importados, com história de viagem no período de 15 dias que antecederam o início dos sintomas e 76 casos autóctones, que se infectaram no município. Os outros 310 casos (66,1%) foram descartados após investigação.

 

 

 

Balanço da chikungunya

Toda semana a Secretaria Municipal divulga um balanço atualizado com as ações de controle e prevenção à doença, e número de casos registrados na capital.

Quero acessar o Balanço da Chikungunya

 


Notas Técnicas

 

 


Materiais técnicos para download

Guia Rápido de Manejo das Arboviroses: Dengue Chikungunya e Zika - 2024


 

Materiais técnicos para download

Guia Rápido de Manejo das Arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika - 2024
 


Veja mais informações sobre outras arboviroses:

Dengue

Zika

 


A melhor forma de cuidado é a PREVENÇÃO. Combater a dengue, a zika e a chikungunya é missão de todos!


Veja AQUI o que você e sua família podem fazer para acabar com o Aedes Aegypti.