Pular para o conteúdo principal

Saúde do Viajante

atualizado em 09/04/2018 | 11:45

O Serviço de Atenção à Saúde do Viajante de Belo Horizonte foi inaugurado em 2012 e tem como objetivo atender pessoas que buscam informações de saúde acerca de seus destinos, pacientes retornando de suas viagens ou oriundos do exterior em trânsito no nosso país, assim como profissionais de saúde de outras unidades.

No local também é realizada a emissão do CIVP – Cartão Internacional de Vacinação e Profilaxia. O CIVP é um documento que comprova a vacinação contra febre amarela, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional. A lista com os países que exigem o Certificado está disponível na internet no sítio da Organização Mundial de Saúde (http://www.who.int/ith/en/).

Aos viajantes que necessitam de atualização vacinal, são aplicadas todas as vacinas disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações para o indivíduo adulto. Ressalta-se que a vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, 10 (dez) dias antes da viagem.

O atendimento do Serviço de Atenção à Saúde do Viajante é feito exclusivamente por agendamento prévio. O horário deve ser agendando pelos telefones: (31) 3246-5026 e (31) 3277-5300. A agenda de atendimentos é aberta a cada semana.

Para a emissão do CIVP, o interessado deve realizar um pré-cadastro no endereço https://viajante.anvisa.gov.br/viajante/index.asp?Cadastro=Cadastro (não é obrigatório, mas agilizará o atendimento), levar este documento no dia agendado, e também o cartão de vacina e um documento de identidade original com foto para a retirada do certificado.

O Serviço de Atenção à Saúde do Viajante ainda disponibiliza teste rápido para malária, a fim de se obter diagnóstico precoce da doença em viajantes que retornam de áreas de risco para a mesma.

Endereço: Rua Paraíba, 890, Savassi – Belo Horizonte
E-mail: saude.viajante@pbh.gov.br
Contatos: 3246-5026 e (31) 3277-5300