Pular para o conteúdo principal

Esterilização de cães e gatos

criado em 22/06/2021 - atualizado em 01/09/2021 | 15:30

Belo Horizonte oferece, gratuitamente para os residentes do município, o serviço de castração animal. As primeiras cirurgias de esterilização de cães e gatos da capital foram realizadas no Centro de Controle de Zoonoses, em 2005. No ano de 2008 foram inaugurados dois Centros de Esterilização de Cães e Gatos, nas regionais Oeste e Noroeste. No mesmo ano, a Prefeitura adquiriu a Unidade Móvel de Esterilização, que atua diretamente em áreas de risco sanitário e vulnerabilidade social.


Em 2009 foi iniciada a reforma do Centro de Controle de Zoonoses, reinaugurado em 2011 com instalações cirúrgicas ampliadas e modernas. No ano de 2015, mais um Centro de Esterilização de Cães e Gatos foi aberto, desta vez abrangendo a regional Barreiro e recentemente, em 2019, a Leste também foi contemplada com um novo espaço.


São cinco Unidades de Esterilização de Cães e Gatos que, juntas, realizam cerca de 25 mil cirurgias por ano. 


Para serem submetidos à cirurgia, os animais devem ter no mínimo 4 meses de idade e no máximo 8 anos. Os filhotes de gatos devem pesar mais de 1,5Kg. Antes da cirurgia todos os animais passam por uma avaliação médica veterinária para identificar algum problema de saúde que impeça a realização da cirurgia naquele momento. A castração é um procedimento cirúrgico e exige que o animal seja devidamente preparado com antecedência, incluindo jejum hídrico (8 horas) e alimentar (12 horas), indispensáveis para a segurança do procedimento que envolve anestesia geral.  


Os agendamentos devem ser feitos preferencialmente pelo Portal de Serviços. A nova estratégia irá propiciar agilidade, facilitando o acesso dos cidadãos ao serviço. Há também a possibilidade de agendamento por telefone. Devido à pandemia de Covid-19, o agendamento presencial não está sendo realizado.


No dia marcado para a castração, o tutor deve comparecer ao local usando máscara, manter distância mínima de 2 metros das outras pessoas, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% e não levar acompanhantes. Além disso, o dono do animal deve permanecer na unidade após a castração, até a alta.


 

Unidades de Esterilização

Confira os endereços e telefones das Unidades de Esterilização de Cães e Gatos de Belo Horizonte:


Barreiro 

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro (CECG-B). Avenida Antônio Praça Piedade, 68 - Bonsucesso.

Telefone: 3246-2044.

Horário de funcionamento: 07:00h às 16:00h.


Leste 

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Leste (CECG-L). Rua Antônio Olinto, 969 - Esplanada. 

Telefone: 3277-9052.

Horário de funcionamento: 07:00h às 16:00h.


Noroeste 

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste (CECG-NO). Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33 - Caiçara. 

Telefone: 3277-8448.

Horário de funcionamento: 07:00h às 16:00h.


Norte 

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Rua Edna Quintel, 173 - São Bernardo.

Telefone: 3277-7411/ 3277-7413.

Horário de funcionamento: 08:00h às 17:00h.


Oeste 

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste (CECG-O). Rua Alexandre Siqueira, 375 - Salgado Filho. 

Telefone: 3277-7576.

Horário de funcionamento: 07:00h às 16:00h.

Perguntas Frequentes

É necessário agendar o serviço?

Sim, preferencialmente pela internet. Há também a possibilidade de agendamento por telefone. As marcações da cirurgia são fechadas no sistema no momento em que se encerram as vagas disponíveis. Na última semana do mês, a opção de marcação é reaberta para o mês seguinte.
*Devido à pandemia de Covid-19, não é possível agendar presencialmente. 


Existe um limite no número de agendamentos por tutor?

Podem ser agendadas as castrações de 10 animais por CPF. Sendo, no máximo, 3 marcações semanais por tutor. Em situações específicas, em que é necessário ultrapassar o limite, deve-se entrar em contato com a Gerência de Esterilização de Animais para avaliação, através do e-mail: geean@pbh.gov.br.


Como ter certeza de que a castração está agendada?

O tutor, ao agendar a cirurgia do animal, receberá um e-mail informando o dia e local da marcação, além das orientações para o procedimento.


Como cancelar a cirurgia ou realizar alterações no agendamento?

É permitido cancelar o agendamento da castração até 48 horas antes do dia programado. Em caso de faltas sem aviso prévio, o sistema debitará da cota permitida de 10 animais por CPF.
As alterações dos dados do animal também são permitidas em até 48 horas antes do procedimento. A mudança pode ocasionar a troca da data do agendamento, caso não tenha mais vagas para o novo perfil cadastrado.


Quem pode ter acesso ao agendamento on-line de cirurgias para castração de cães e gatos?

O serviço é oferecido gratuitamente pela Prefeitura a todos os tutores que sejam residentes em Belo Horizonte e mantenham os animais no município.


Se houver um imprevisto e o tutor não puder comparecer no dia agendado para a castração, como proceder?

Caso ocorra um imprevisto com o proprietário no dia do agendamento da cirurgia e outra pessoa for levá-lo, o tutor deve fazer uma procuração com nome, CPF, RG, endereço, telefone, além dos dados do animal (nome, espécie, sexo, porte, cor e idade), autorizando o encaminhamento e a realização do procedimento. No documento também deve conter os dados da pessoa que está presente no Centro (nome, CPF e RG). A procuração deve ser datada e assinada pelo tutor. Os documentos de identificação de ambas as pessoas devem ser apresentados à recepção, além de um comprovante de endereço recente do tutor.


Qual preparo o animal deverá passar para o dia da cirurgia?

O animal deve estar limpo, livre de pulgas e carrapatos, apresentar bom estado de saúde. Deve-se realizar jejum de 12 horas de água e comida no animal antes da cirurgia.


O que preciso levar para a Unidade de Esterilização de Cães e Gatos no dia marcado para a castração?

O tutor deve portar seus documentos (CPF e RG) e um comprovante de residência recente, de Belo Horizonte. Os animais devem ser transportados com segurança, guia e coleira para cães e caixas de transporte para gatos. É necessário levar uma coberta para aquecer o animal após o procedimento. 

No dia marcado para a castração, o tutor deve comparecer ao local usando máscara, manter distância mínima de 2 metros das outras pessoas, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% e não levar acompanhantes. Além disso, o dono do animal deve permanecer na unidade após a castração, até a alta.


Quanto tempo dura o procedimento cirúrgico?

O período de permanência do animal na Unidade de Esterilização de Cães e Gatos gira em torno de três horas, englobando a apresentação de documentação, o preparo do animal, a cirurgia e o retorno pós-cirúrgico. O animal só é liberado após a avaliação do veterinário responsável pela cirurgia.


Quais cuidados o animal necessita após castração?

No pós-cirúrgico imediato o animal deve ser mantido aquecido e em local limpo, ao nível do chão (prevenir quedas/acidentes). No caso dos cães (machos e fêmeas) e gatas, deve-se utilizar o colar elisabetano ou roupa cirúrgica para que o animal não retire os pontos. Somente o gato macho não necessita de colar, pois não possui ponto externo. As medicações receitadas devem ser administradas ao animal de acordo com as recomendações veterinárias. Os pontos devem ser retirados 10 dias após a castração.
Em caso de dúvidas no pós-cirúrgico, deve-se entrar em contato com a Unidade de Esterilização de Cães e Gatos ao qual o animal foi castrado.


Quais são as vantagens da castração cirúrgica?

Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama, de infecções uterinas graves e não entram mais no cio.
Em machos, a castração reduz a necessidade de acasalamento, diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos. Além disso, reduz-se em os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo.
Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.
O animal se torna mais dócil.
Auxilia no controle populacional dessas espécies.


Animais castrados engordam?

A castração em si não faz os animais engordarem. O que acontece em alguns casos é a redução de atividade física (o animal fica mais calmo), o que o leva a ganhar peso. Basta ficar de olho e não deixar de exercitá-lo.


Qual a faixa etária permitida para a castração do animal?

A faixa etária exigida para a castração é de, no mínimo, 4 meses e, no máximo, 8 anos. Os filhotes de gatos devem pesar mais de 1,5Kg.


Quais condições são impeditivas para a realização da cirurgia de castração de um animal?

  •  Animal fora da faixa etária permitida;
  • Animais obesos;
  • Fêmeas no cio e gestantes;
  • Demais situações que o médico veterinário avalie como risco à saúde do animal.


Como esclarecer as dúvidas que surgirem durante o cadastro e o agendamento da castração?

Em caso de dúvidas ou problemas, basta clicar em “Ajuda” no sistema. Se a situação persistir, é só enviar um e-mail para: suportesieaweb@pbh.gov.br.

AGENDAMENTOS PARA SETEMBRO/2021: fechados.


AGENDAMENTOS PARA OUTUBRO/2021: a partir de 27/9/2021.