Pular para o conteúdo principal

Castração de cães e gatos

criado em - atualizado em

 

Belo Horizonte oferece, gratuitamente para os residentes do município, o serviço de castração animal.


Para serem submetidos à cirurgia, os animais devem ter no mínimo 4 meses de idade e no máximo 8 anos. Os filhotes de gatos devem pesar mais de 1,5Kg. Antes da cirurgia todos os animais passam por uma avaliação médica veterinária para identificar algum problema de saúde que impeça a realização da cirurgia naquele momento. A castração é um procedimento cirúrgico e exige que o animal seja devidamente preparado com antecedência, incluindo jejum hídrico (8 horas) e alimentar (12 horas), indispensáveis para a segurança do procedimento que envolve anestesia geral.  

 

A partir de novembro de 2023, a Prefeitura de Belo Horizonte ofertará, gradativamente, as vagas para castração gratuita de cães e gatos. Anteriormente, o total de horários do mês era disponibilizado em um único dia. A nova estratégia tem como objetivo ampliar e melhorar o acesso da população ao sistema. Os agendamentos devem ser feitos por meio do Portal de Serviços.


No dia marcado para a castração é recomendado que o tutor permaneça na unidade até a alta do animal.

 

Histórico

 

As primeiras cirurgias de esterilização de cães e gatos da capital foram realizadas no Centro de Controle de Zoonoses, em 2005. No ano de 2008 foram inaugurados dois Centros de Esterilização de Cães e Gatos, nas regionais Oeste e Noroeste. No mesmo ano, a Prefeitura adquiriu a Unidade Móvel de Esterilização, que atua diretamente em áreas de risco sanitário e vulnerabilidade social.


Em 2009 foi iniciada a reforma do Centro de Controle de Zoonoses, reinaugurado em 2011 com instalações cirúrgicas ampliadas e modernas. No ano de 2015, mais um Centro de Esterilização de Cães e Gatos foi aberto, desta vez abrangendo a regional Barreiro e recentemente, em 2019, a Leste também foi contemplada com um novo espaço. E, em 2023, um novo centro de esterilização foi entregue à população na regional Venda Nova.


Com isso, Belo Horizonte possui seis Centros de Esterilização de Cães e Gatos que, juntas, realizam cerca de 25 mil cirurgias por ano.

 

Unidades de Esterilização

Confira os endereços e telefones das Unidades de Esterilização de Cães e Gatos de Belo Horizonte:


Barreiro 

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro (CECG-B).
Av. Antônio Praça Piedade, 68, bairro Bonsucesso
Telefone: 3246-2044
Horário de funcionamento: das 7h às 16h


Leste 

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Leste (CECG-L).
R. Antônio Olinto, 969, bairro Esplanada
Telefone: 3277-9052
Horário de funcionamento: das 7h às 16h


Noroeste

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste (CECG-NO).
R. Frei Luiz de Souza, 292, bairro João Pinheiro
Telefone: 3277-8448
Horário de funcionamento: das 7h às 16h


Norte 

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
R. Edna Quintel, 173, bairro São Bernardo
Telefone: 98447-2941, 98372-1785, 98449-2165, 3277-7411, 3277-7413 
Horário de funcionamento: das 8h às 17h


Oeste

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste (CECG-O).
R. Alexandre Siqueira, 375, bairro Salgado Filho
Telefone: 3277-7576
Horário de funcionamento: das 7h às 16h

 

Venda Nova

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Venda Nova (CECG-VN).
R. Maria Luísa Lara, 120 - Mantiqueira
Horário de funcionamento: das 7h às 16h

 

Perguntas Frequentes

É necessário agendar o serviço?

Sim, exclusivamente pela internet. As marcações da cirurgia são fechadas no sistema no momento em que se encerram as vagas disponíveis. 


Existe um limite no número de agendamentos por tutor?

Podem ser agendadas as castrações de 10 animais por CPF sendo, no máximo, 2 marcações mensais por tutor. Em situações específicas, em que é necessário ultrapassar o limite, deve-se entrar em contato com a Gerência de Esterilização de Animais para avaliação, através do e-mail: geean@pbh.gov.br.


Como ter certeza de que a castração está agendada?

Será encaminhado ao tutor do animal um e-mail no ato do agendamento pela internet com todas as informações e orientações inerentes ao procedimento de castração. A PBH poderá entrar em contato com o tutor, via telefone, 48 horas antes da data do agendamento da cirurgia.


Como realizar alterações no agendamento?

Após a conclusão do agendamento, o tutor não conseguirá editar as informações gravadas no sistema. A edição poderá ser realizada mediante contato com a Gerência de Esterilização de Animais GEEAN (geean@pbh.gov.br).


Quem pode ter acesso ao agendamento on-line de cirurgias para castração de cães e gatos?

O serviço é oferecido gratuitamente pela Prefeitura a todos os tutores que sejam residentes em Belo Horizonte e mantenham os animais no município.


Se houver um imprevisto e o tutor não puder comparecer no dia agendado para a castração, como proceder?

É possível cancelar o agendamento da castração com até 48 horas de antecedência. Se o usuário faltar sem aviso prévio, o sistema descontará este agendamento da cota permitida de 10 animais por CPF.

Se o tutor não comparecer no dia marcado para a castração, seu CPF será bloqueado no SIEA - Sistema de Identificação e Esterilização Animal por 180 dias. Isso permite que outros usuários não contemplados possam ser atendidos. A Diretoria de Zoonoses não pode desbloquear o CPF antes do prazo, pois é um procedimento automático após o período determinado.

As alterações nos dados do animal também são permitidas até 48 horas antes do procedimento. Essas mudanças podem resultar na mudança da data do agendamento, caso não haja mais vagas para o novo perfil cadastrado.


Qual preparo o animal deverá passar para o dia da cirurgia?

O animal deve estar limpo, livre de pulgas e carrapatos, apresentar bom estado de saúde. Deve-se realizar jejum de 12 horas de água e comida no animal antes da cirurgia.


O que preciso levar para a Unidade de Esterilização de Cães e Gatos no dia marcado para a castração?

O tutor deve portar seus documentos (CPF e RG) e um comprovante de residência recente, de Belo Horizonte. Não é admitido o uso de procuração. Os animais devem ser transportados com segurança, guia e coleira para cães e caixas de transporte para gatos. É necessário levar uma coberta para aquecer o animal após o procedimento, o tutor do animal deve permanecer na unidade após a castração, até a alta.


Quanto tempo dura o procedimento cirúrgico?

O período de permanência do animal no Centro de Esterilização de Cães e Gatos gira em torno de três horas, englobando a apresentação de documentação, o preparo do animal, a cirurgia e o retorno pós-cirúrgico. O animal só é liberado após a avaliação do veterinário responsável pela cirurgia.


Quais cuidados o animal necessita após castração?

No pós-cirúrgico imediato o animal deve ser mantido aquecido e em local limpo, ao nível do chão (prevenir quedas/acidentes). No caso dos cães (machos e fêmeas) e gatas, deve-se utilizar o colar elisabetano ou roupa cirúrgica para que o animal não retire os pontos. Somente o gato macho não necessita de colar, pois não possui ponto externo. As medicações receitadas devem ser administradas ao animal de acordo com as recomendações veterinárias. Os pontos devem ser retirados 10 dias após a castração.
Em caso de dúvidas no pós-cirúrgico, deve-se entrar em contato com o Centro de Esterilização de Cães e Gatos ao qual o animal foi castrado.


Quais são as vantagens da castração cirúrgica?

Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama, de infecções uterinas graves e não entram mais no cio.
Em machos, a castração reduz a necessidade de acasalamento, diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos. Além disso, reduz-se em os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo.
Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.
O animal se torna mais dócil.
Auxilia no controle populacional dessas espécies.


Animais castrados engordam?

A castração em si não faz os animais engordarem. O que acontece em alguns casos é a redução de atividade física (o animal fica mais calmo), o que o leva a ganhar peso. Basta ficar de olho e não deixar de exercitá-lo.


Qual a faixa etária permitida para a castração do animal?

A faixa etária exigida para a castração é de, no mínimo, 4 meses e, no máximo, 8 anos. Os filhotes de gatos devem pesar mais de 1,5Kg.


Quais condições são impeditivas para a realização da cirurgia de castração de um animal?

  •  Animal fora da faixa etária permitida;
  • Animais obesos;
  • Fêmeas no cio e gestantes;
  • Demais situações que o médico veterinário avalie como risco à saúde do animal.


Como esclarecer as dúvidas que surgirem durante o cadastro e o agendamento da castração?

Em caso de dúvidas ou problemas, basta clicar em “Ajuda” no sistema. Se a situação persistir, é só enviar um e-mail para: suportesieaweb@pbh.gov.br.

 

Nota Técnica - SMSA/SUPVISA/DIZO/GEEAN nº 001/2023 - 01/11/2023 - Políticas Municipais para a regulamentação do agendamento de cirurgias de castração de cães e gatos