Pular para o conteúdo principal

SIGRAH – Solução Integrada de Gestão Hospitalar, Ambulatorial e de Regulação

atualizado em 23/09/2020 | 11:11

O que é SIGRAH?


O SIGRAH é uma solução desenvolvida para oferecer suporte à gestão e à integração da atenção à saúde na rede SUS-BH. Esta ferramenta vai proporcionar o prontuário eletrônico único do cidadão em todos os pontos da rede ambulatorial, hospitalar e de urgência.

Isso quer dizer que todas as informações relacionadas ao atendimento da população nas unidades de saúde da PBH poderão ser acessadas de qualquer computador da rede. A tecnologia promove qualificação da assistência à saúde do cidadão, atualização e inovação dos processos, além da criação de um complexo regulador interligado, envolvendo rede própria, prestadores contratados e os 170 municípios polos que solicitam consultas, exames e internações no SUS-BH.


O SIGRAH será implantado em 366 locais, incluindo todos os centros de saúde, unidades de atenção especializadas, unidades de saúde mental e reabilitação, Academias da Cidade, Complexo Hospitalar Metropolitano Odilon Behrens, Unidades de Pronto Atendimento, das atividades da vigilância em saúde, bem como dos ACS e ACEs da capital.
 

Treinamentos

A implantação do sistema vai impactar a rotina de cerca de 20 mil profissionais e os treinamentos necessários serão organizados em grupos.  O primeiro grupo a ser treinado é formado pelos profissionais do Hospital Odilon Behrens.

O treinamento inclui capacitação sobre as mudanças:

  • No controle de portaria;
  • Na recepção;
  • Implantação do sistema de senhas;
  • Classificação de risco;
  • Atendimento;
  • Setor do faturamento.

 

A segunda etapa do treinamento inclui os trabalhadores das UPAs Oeste, Barreiro, Leste, Nordeste, Norte, Venda Nova e Pampulha. Nesses locais a capacitação será on-line por meio de simuladores e começou em 16 de setembro.

A entrada em operação da solução, durante todo o projeto, será realizada com operação assistida presencial e apoio da TI e da empresa prestadora dos serviços. Serão treinados: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais da recepção e faturistas e demais profissionais da portaria das unidades que utilizarão a solução.


Quando o SIGRAH começa a funcionar nas unidades?


A previsão é que a partir de outubro deste ano as UPAs e o Pronto- Socorro do Hospital Metropolitano Odilon Behrens comecem a operar o novo sistema.
 
Os treinamentos e migração nas demais unidades SUS-BH seguem em 2021 e 2022.