A vacina ACWY, previne contra meningites e doenças meningocócicas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. O imunizante é recomendado para os adolescentes de 11 a 14 anos.
| A partir da próxima segunda-feira, 26 de janeiro de 2026, a aplicação dessa vacina será ampliada para pessoas com até 19 anos de idade que ainda não tenham sido imunizadas. A ampliação do público-alvo é temporária, vai até o final de fevereiro e segue recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A vacina está disponível nos 153 centros de saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. |
Já a vacina contra a meningite C, também disponibilizada em todos os centros de saúde e no Serviço de Atenção à Saúde dos Viajantes, é indicada para as crianças de 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses. O imunizante também é ofertado em encaminhamentos médicos específicos. Nesses casos, o paciente deve apresentar relatório médico que comprove a condição e a aplicação da vacina é realizada no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), após a avaliação do profissional da unidade da unidade.
Para receber a dose é indispensável a apresentação do documento de identificação com foto e cartão de vacina. Além disso, é necessário que o usuário seja cadastrado em um centro de saúde. O cadastro pode ser realizado no momento em que o usuário chega à unidade. Além de ser um procedimento de rotina é uma exigência do Ministério da Saúde para o efetivo registro das doses aplicadas no município e, também, para que as informações sejam incluídas no Meu SUS Digital, plataforma digital do governo federal.