Pular para o conteúdo principal

Vida no Trânsito

criado em - atualizado em

A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, no dia 2 de março de 2010, proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito. O objetivo foi estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito.  Diante disso, a OMS, juntamente com outros organismos internacionais, instou os países que apresentavam o maior número de acidentes fatais a traçarem um plano de ação, buscando atingir a meta proposta. O Brasil é um dos países que assumiram esse compromisso.

A OMS propôs a implantação do Projeto Road Safety in 10 countries – RS10, tendo sido definidos dois países na região das Américas: Brasil e México.  No Brasil o projeto recebeu a designação “Projeto Vida no Trânsito” (PVT), que teve início em 2010. O PVT tem como objetivo o fortalecimento de políticas intersetoriais de prevenção de lesões e mortes no trânsito por meio da qualificação das informações, planejamento, monitoramento e avaliação das intervenções, voltadas prioritariamente para dois fatores de risco: velocidade excessiva e associação entre álcool e direção.

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-PBH) coordena o PVT em parceria com a Empresa de Transporte e Trânsito (BHTRANS), sendo responsáveis pela gestão de recursos, pela gestão da informação (dos registros de acidentes de trânsito, de mortalidade e de internação), monitoramento da informação, sensibilização da população, além da mediação entre os demais parceiros envolvidos em diversas ações do projeto.

Além da qualificação das informações, outras ações foram realizadas com o enfoque na abordagem dos fatores de risco identificados para a cidade. Ressalta-se que muitas delas já estavam contempladas nos projetos da gestão do município, sendo continuadas. Destacam-se aquelas em que a atividade intersetorial foi importante para sua implementação e desenvolvimento.

 

cartilha_programa_escola_segura_vida_transito.jpg

cartilha_manual_multiplicador.jpg

boletim_vigilancia_projeto_vida_transito-2013.jpgboletim_vigilancia_projeto_vida_transito-2016.jpg