Pular para o conteúdo principal

Lian Gong

criado em - atualizado em

Imagem6.jpg

 

O que é o Programa?

Lian Gong em 18 Terapias é uma prática corporal fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa, especialmente desenvolvida para prevenir e tratar dores no corpo. A ginástica enfatiza a abordagem do ser humano que interage o corpo e a mente e o integra com a natureza; melhora o funcionamento dos órgãos internos; estimula a percepção dos sentidos; trabalha as emoções e busca o prolongamento da vida com qualidade. A técnica foi elaborada pelo ortopedista chinês Zhuang Yuan Ming na década de 70 a partir de suas observações no seu atendimento rotineiro: - o tratamento ambulatorial era eficaz, mas não era duradouro ou definitivo, os pacientes retornavam com as queixas de dores. Nesse período, boa parte dos chineses deixava as atividades do campo para trabalhar nas fábricas e passavam a apresentar maior número de doenças ocupacionais semelhantes ao que já acontecia no Ocidente. Associando seus conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa, da cultura milenar chinesa, das artes marciais e das massagens, Zhuang desenvolveu a técnica de forma bastante didática para que seus pacientes pudessem praticar individualmente ou em grupo estabelecendo uma conduta que ele chamou de “ginástica com prescrição médica” transformando o tratamento passivo em autoterapia. A partir daí, consegue resultados surpreendentes com a manutenção e prolongamento dos benefícios, principalmente a redução e/ou eliminação dos quadros de dores crônicas e consequente adesão e fidelização a esta prática corporal. Lian Gong em 18 Terapias está disseminado nas praças, escolas e fábricas, reconhecido como a prática corporal oficial pelo Governo Popular da China e recebeu o título de ‘Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade’. Atualmente, a ginástica terapêutica é praticada em vários países do Oriente e do Ocidente.

No Brasil, Lian Gong em 18 Terapias faz parte da Política Nacional da Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) como prática corporal da Medicina Tradicional Chinesa e também constitui ação relevante na Política Nacional de Promoção da Saúde.

Em Belo Horizonte, o Lian Gong em 18 Terapias teve seu início de implantação em 2007 com o objetivo de ampliar o acesso à atividade física/prática corporal aos cidadãos usuários do SUS-BH oferecendo a oportunidade de sair do sedentarismo em espaços mais próximos de suas moradias.

A ginástica terapêutica é composta por 3 módulos, cada um com 18 exercícios. A parte Anterior atua na prevenção e tratamento das dores crônicas do pescoço e ombros, costas e região lombar e glúteos e pernas. A parte Posterior consiste em exercícios para prevenção e tratamento de articulações doloridas das extremidades, tenossinovites e desordens funcionais dos órgãos internos. E a terceira parte- I Qi Gong- tem o objetivo de fortalecer o funcionamento dos pulmões e coração.

 

lian_gong.jpg

lian_gong2.jpg

lian_gong3.jpg
lian_gong4.jpglian_gong5.jpglian_gong6.jpg

 

Além do Lian Gong em 18 Terapias, duas outras práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa fazem parte das atividades conduzidas pelos instrutores durante as aulas:

  • Auto percussão para vitalidade - as auto percussões produzem a estimulação de áreas e determinados pontos do corpo, os mesmos usados na Acupuntura. Estes exercícios regulam o corpo através da melhora da circulação da energia e do sangue e as emoções pelo contato harmonioso consigo mesmo e a mente através da percepção dos espaços internos;
  • Treinamento Perfumado – é uma prática corporal milenar fundamentada nas tradições chinesas. A prática afasta as doenças e fortalece a saúde através de movimentos dos membros superiores e inferiores estimulando os pontos e meridianos da Acupuntura.

 

Quem pode participar

A atividade é conduzida por profissionais da rede SUS-BH formados como instrutores em mais de 200 espaços públicos da cidade, a grande maioria em Centros de Saúde. Os pacientes/cidadãos são encaminhados por profissionais da Saúde ou podem, espontaneamente, procurar os instrutores de Lian Gong em 18 Terapias nos locais de prática.

A ginástica é uma atividade física leve, com movimentos suaves e firmes, pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. A prática tem duração de 40 a 60 minutos por, pelo menos duas vezes na semana. A atividade é executada em pé e não depende de equipamentos. Cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida também podem participar da prática corporal. Para execução da prática é necessário usar roupas e calçados confortáveis que permitam movimentos amplos e que os pés fiquem bem firmes no chão.

Os cidadãos, em especial, os pacientes com diabetes, hipertensão arterial, dores crônicas ou doenças osteomusculares, idosos e portadores de sofrimento mental podem se beneficiar do Lian Gong em 18 Terapias.

Os principais benefícios são:

  • Diminuição das dores no corpo;
  • Melhora na qualidade do sono;
  • Melhora na mobilidade;
  • Melhor controle da Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus;
  • Redução do uso de medicamentos (analgésicos, antiinflamatórios, antidepressivos, ansiolíticos);
  • Redução da demanda pelo atendimento nos Centros de Saúde;
  • Maior socialização.

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES PROCURE O CENTRO DE SAÚDE MAIS PRÓXIMO, CONFIRA OS ENDEREÇO ABAIXO:

 

 

Prática de Lian Gong em 18 Terapias em outros locais de Belo Horizonte
Nome do Local
Endereço
Dias da Semana
Horário
Parque Municipal Américo Renee Giannetti
Avenida Afonso Pena,1337 - Centro
Quartas-feiras e Sábados
8:30 às 9:30
Praça da Liberdade
Praça da Liberdade s/n bairro Funcionários
Segundas e Quarta-feiras
7:00 às 8:00
Secretaria Municipal de Saúde
Avenida Afonso Pena, 2336 -Pilotis  bairro Funcionários
Segundas e Quinta-feiras
8:00 às 9:00
Centro de Referência da Pessoa Idosa/CRPI
Avenida Pedro II, 3250                   bairro Caiçara
Terças e Sextas-feiras
14:00 às 15:00