Pular para o conteúdo principal

Vacinação contra Gripe

atualizado em 24/03/2020 | 20:50

TENHO MAIS DE 60 ANOS E QUERO AGENDAR A VACINAÇÃO
 

Campanha nacional de vacinação 2020

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou. Mas atenção! A vacinação acontecerá por fases. Fique atento às datas para cada público e, se fizer parte de um deles, não deixe de tomar a vacina. A campanha vai até o dia 22 de maio e não há necessidade de correr para os postos de vacinação antes das datas previstas.
 

LEVE SEMPRE SEU CARTÃO DE VACINAÇÃO.

Quem pode receber a vacina gratuitamente:

A partir de 23 de março:

  • Idosos
  • Profissionais da Saúde

A partir de 16 de abril:    

  • Doentes crônicos
  • Professores
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento

A partir de 9 de maio:     

Demais Públicos:

  • Crianças de 6 meses à 6 anos
  • Homens e mulheres com mais de 55 anos
  • Gestantes e mães até 45 dias após o parto
  • Pessoas com deficiência
  • Povos Indígenas

 

Como receber a vacina em Belo Horizonte

 

Em Belo Horizonte, a campanha de vacinação teve início no dia 23/03 e vai até 22/05, nos 152 centros de saúde e postos extras. Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento de identidade. Este ano a população da capital a ser vacinada é de aproximadamente 1.192.000 pessoas e a meta é atingir 90% de cobertura vacinal.


Quais as orientações para idosos?

Em função da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura esta desenvolvendo estratégias para que a vacinação dos idosos seja feita de forma ainda mais segura. Uma dessas ações foi a parceria firmada com a Drogaria Araujo, que aumentou significativamente o número de pontos disponíveis para vacinação gratuita na capital especificamente para idosos.

Para receber a vacina, é necessário fazer o agendamento no site da Drogaria Araujo com um dia de antecedência.

Essa medida foi adotada para promover ainda mais segurança aos idosos e possibilitar a marcação do horário sem que haja tumulto nos locais. Esta é uma importante medida para prevenir que a população com mais de 60 anos tenha contato com aglomerações de pessoas durante a pandemia do novo coronavírus. A partir de quarta-feira, dia 25, às 10h, a Drogaria Araujo começa a disponibilizar, em seu site, o agendamento para a vacinação.
 

A vacina será aplicada na entrada das lojas e, além disso, haverá vacinação nas unidades com drive-thru, para idosos com dificuldade de locomoção. 
 

O horário de vacinação nas lojas da Drogaria Araujo participantes da campanha será de 8h às 14h, de segunda-feira a sábado. Não haverá vacinação aos domingos.
 

Nessa fase da campanha, a aplicação gratuita da vacina ocorrerá somente para idosos agendados, sendo necessário apresentar a carteira de identidade no ato da aplicação.

TENHO MAIS DE 60 ANOS E QUERO AGENDAR A VACINAÇÃO

 

 

Os Centros de Saúde também aplicam a vacina?

Sim. Neste momento, a vacina gratuita está disponível em todos os 152 Centros de Saúde de Belo Horizonte para atendimento à população com mais de 60 anos e profissionais da Saúde (membros do primeiro grupo de vacinação).

Para segurança de todos, a Prefeitura reforça que a população fique atenta às alternativas disponíveis e redobre os cuidados sobre a contaminação de coronavírus-covid 19.

Em caso de fila, mantenha uma distância de pelo menos 2 metros dos demais, principalmente os idosos. Lave as mãos com muita frequência. Se for tossir ou espirrar, cubra a boca com a parte interna do braço e nunca com as mãos.

 

ENDEREÇOS DOS CENTROS DE SAÚDE 

 

ATENDIMENTO ESPECIAL – 28 de março

No sábado, dia 28 de março, todos os Centros de Saúde de Belo Horizonte vão funcionar exclusivamente para atendimento de pessoas com mais de 60 anos.

 

ENDEREÇOS DOS CENTROS DE SAÚDE 

 

A vacina vale para o novo coronavírus-covid19?

 

A vacina não tem eficácia contra o Coronavírus, mas protege contra outros tipos de vírus da gripe. Para segurança de todos, a Prefeitura reforça que a população fique atenta às alternativas disponíveis e redobre os cuidados sobre a contaminação de coronavírus-covid 19.

Em caso de fila, mantenha uma distância de pelo menos 2 metros dos demais, principalmente os idosos. Lave as mãos com muita frequência. Se for tossir ou espirrar, cubra a boca com a parte interna do braço e nunca com as mãos.


Cadastro para acamados

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza o cadastramento de pessoas acamadas e residentes em casas de repouso, impossibilitadas de se locomover, para receber a vacina contra Influenza em domicílio. O cadastro deve ser feito até o dia 09/05. A vacinação domiciliar é exclusiva para o público-alvo da campanha que não tem condições de ir ao Centro de Saúde.


O cadastramento pode ser feito em Vacina de Gripe - Cadastro para Acamados ou diretamente no Centro de Saúde de referência do paciente.