Pular para o conteúdo principal

Vacinação contra Meningite C

criado em - atualizado em

A vacina contra a meningite C é disponibilizada em todos os centros de saúde para as crianças de 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses. O imunizante também é ofertado em situações específicas, como as pessoas imunossuprimidas. Nesses casos, o paciente deve apresentar relatório médico que comprove a condição e a aplicação da vacina é realizada no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), após avaliação por profissional da unidade.
 

A Prefeitura também oferta a vacina ACWY, que previne contra meningites e doenças meningocócicas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. O imunizante é aplicado nos centros de saúde para os adolescentes de 11 a 14 anos. 
 

Para receber a dose é indispensável a apresentação do documento de identificação com foto e cartão de vacina. Além disso, é necessário que o usuário seja cadastrado em um centro de saúde. O cadastro pode ser realizado no momento em que o usuário chega à unidade. Além de ser um procedimento de rotina é uma exigência do Ministério da Saúde para o efetivo registro das doses aplicadas no município e, também, para que as informações sejam incluídas no Meu SUS Digital, plataforma digital do governo federal.