Pular para o conteúdo principal

Vacinação contra Meningite C

criado em 27/04/2023 - atualizado em 30/05/2023 | 17:04

 

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) inicia, a partir da próxima segunda-feira, dia 8 de maio de 2023, a ampliação temporária da vacina contra a Meningite C para a população acima de 16 anos, de acordo com orientação do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).

 

As doses são aplicadas nos 152 centros de saúde da capital. 

CONFIRA OS LOCAIS E HORÁRIOS

 

A vacina também está sendo aplicada nos pontos extras abaixo:

  • Faculdade Anhanguera (Centro-Sul)
    Rua dos Aimorés, 1.300 - Funcionários
    Funcionamento: das 8h às 16h (apenas idosos e adultos)
     
  • Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte (Leste)
    Avenida Francisco Sales, 23 - Floresta
    Funcionamento: das 8h às 12h e de 13h às 17h (apenas idosos e adultos)
     
  • Faculdade Anhanguera (Pampulha)
    Av. Antônio Carlos, 4.157 - São Francisco 
    Funcionamento: das 13h30 às 17h (apenas idosos e adultos)

 

As aplicações serão feitas até o dia 30 de julho, conforme a disponibilidade do imunizante. Cabe ressaltar que o governo estadual providenciará o envio de novas remessas de vacina até o fim da prorrogação.

 

Além do público acima de 16 anos, a vacina contra a Meningite C continua a ser aplicada em crianças, adolescentes e trabalhadores da área da Saúde que ainda não foram vacinados. O imunizante também é ofertado em situações específicas, como as pessoas imunossuprimidas. Nestes casos, o paciente deve apresentar relatório médico que comprove a condição e a aplicação da vacina é realizada no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), após avaliação por profissional da unidade.

 

REQUISITOS:


* Para a vacinação contra a Meningite-C, é necessário que o usuário seja cadastrado em um Centro de Saúde. O cadastro pode ser realizado no momento em que o usuário chega à unidade. Além de ser um procedimento de rotina dos centros de saúde, o cadastramento dos dados dos usuários é uma exigência do Ministério da Saúde para o efetivo registro das doses aplicadas no Município e, também, para que as informações sejam incluídas no Conecte SUS, plataforma digital do governo federal.

 

Não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina contra a meningite C e outros imunizantes, como a vacina da covid-19 e da gripe.

 

A meningite C é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada. A vacina é uma importante forma de prevenção à doença